Data de Publicação: 29/04/2021

  • Empresa é a 1ª do setor automotivo neste ranking e a 4ª entre as 25 melhores do País, considerando todos os segmentos da economia
  • Conquista inédita posiciona a Companhia entre aquelas que mais atraem e mais investem em seus talentos
  • Com dados exclusivos, LinkedIn utiliza nova metodologia tendo por base sete pilares que levam à evolução de uma carreira

Pela primeira vez, a Mercedes-Benz conquista posição na lista do LinkedIn Top Companies no Brasil. No ranking de 2021, anunciado ontem (28), a Empresa foi a 1ª do setor automotivo e a 4ª entre as 25 melhores do País, considerando todos os segmentos da economia.

O LinkedIn Top Companies 2021 aponta as 25 melhores empresas para desenvolver a carreira no País. Esta quinta edição anual apresentou nova metodologia, que utiliza dados exclusivos do LinkedIn para não apenas descobrir quais empresas atraem mais talentos, mas quais também investem em seus talentos. Isso ajuda os seus funcionários a desenvolver uma base profissional sólida, preparando-os para o sucesso na empresa ou fora dela.

A nova metodologia do LinkedIn classifica as empresas com base em sete pilares que levam à evolução na carreira: capacidade de avanço profissional, desenvolvimento de competências, estabilidade da empresa, oportunidades externas, afinidade com a empresa, diversidade de gênero e formação acadêmica.

“Estreamos nesse ranking de maneira muito expressiva, com nossa Companhia na primeira colocação entre as fabricantes de caminhões e ônibus, assim como do setor automotivo como um todo”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Além do orgulho com esse importante reconhecimento da LinkedIn, estamos muito satisfeitos em interagir com milhares de pessoas nessa rede social global, entre elas os nossos colaboradores, podendo contribuir para o seu desenvolvimento profissional e para o fortalecimento das suas redes de contato e relacionamento”.

Segundo o executivo, a maior presença e interação por meio do LinkedIn demonstra que a Empresa está cada vez mais aberta ao que acontece fora da fábrica. “Estamos atentos aos mais diversos públicos, utilizando para isso as redes sociais. Isso traz valiosos inputs que nos ajudam a aprimorar produtos e serviços, o atendimento a clientes e o relacionamento com os mais diversos profissionais e com aqueles que têm interesse e paixão pela nossa marca, afinal, seguindo o posicionamento da Daimler, nós trabalhamos para todos que movem o mundo”, ressalta Karl Deppen.

A melhor empresa entre as automotivas para desenvolver carreira no País

“O fato de entramos para o Top Companies de 2021 significa que estamos tendo um resultado muito bom com a página da Mercedes-Benz do Brasil no LinkedIn, devido ao gerenciamento executado pelos nossos times de Comunicação Corporativa e Rercusos Humanos”, afirma Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil. “Temos gerado engajamento em nossos colaboradores, atratividade e também uma imagem positiva, com boa reputação perante outros públicos. O fato de nos destacarmos no nosso setor, sem dúvida, é uma conquista muito importante, que valoriza nossa Empresa e os profissionais que aqui trabalham”.

Com uma taxa de engajamento de cerca de 12% alcançada no LinkedIn, a Mercedes-Benz do Brasil, somente no mês de março deste ano, reuniu mais de 4.000 interações (total de cliques, gostei, comentários, posts salvos, compartilhados e seguidores/impressões) nos posts da Empresa, o que significa 160% de crescimento em relação às mais de 1.550 interações nos posts em fevereiro. Outro dado muito relevante é que a Mercedes-Benz registrou um crescimento de 213,8 mil seguidores no início de 2020 para cerca de 295 mil atualmente.

Sobre o LinkedIn Top Companies

O ranking Top Companies – que este ano será divulgado em 20 mercados globais – elenca anualmente as empresas que oferecem as melhores oportunidades de crescimento profissional. A cada ano, o LinkedIn realiza uma análise detalhada dos dados da plataforma para acompanhar as trajetórias de carreira de milhões de pessoas no mundo inteiro. Essas informações são usadas para criar a lista como uma referência para profissionais em todas as fases de carreira.

A lista Top Companies é criada exclusivamente com dados dos 740 milhões de usuários do LinkedIn no mundo todo com base em sete pilares que levam à evolução na carreira: capacidade de avanço profissional, desenvolvimento de competências, estabilidade da empresa, oportunidades externas, afinidade com a empresa, diversidade de gênero e formação acadêmica. Ela ajuda profissionais a identificarem as empresas que colocam os funcionários em primeiro lugar, além de fornecer informações para orientar suas vidas profissionais.

O avanço profissional acompanha promoções de funcionários dentro da empresa, assim como quando são contratados em outras empresas, com base em cargos padronizados. O desenvolvimento de competências analisa como os funcionários de toda a empresa estão adquirindo habilidades enquanto trabalham na mesma, utilizando as competências padronizadas do LinkedIn. A estabilidade na empresa acompanha a rotatividade no último ano, bem como a porcentagem de funcionários que permanece na empresa por pelo menos três anos. O pilar oportunidades externas analisa o número de funcionários na empresa que são contactados por outras empresas através do Recruiter, o que sinaliza a demanda por trabalhadores vindos dessas empresas. A afinidade com a empresa busca medir quanto apoio a cultura organizacional oferece aos funcionários e analisa o volume de conexões no LinkedIn entre os funcionários – normalizado para o tamanho da empresa. A diversidade de gênero avalia a igualdade de gênero em uma empresa e suas subsidiárias. Por fim, a formação acadêmica analisa os níveis acadêmicos alcançados pelos funcionários, desde nenhum ensino superior até o doutorado, refletindo o compromisso de recrutar profissionais diversificados.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há quase 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério Sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.