Data de Publicação: 16/03/2020

• Programa de Certificação StarClass reconhece a excelência no atendimento e práticas sustentáveis da rede de concessionários de veículos comerciais
  • Iniciativa valoriza o alto padrão de atendimento, serviços e estrutura voltados à satisfação e fidelização de clientes
  • Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental destaca ações de sustentabilidade realizadas no ano passado

Mercedes-Benz segue incentivando os seus concessionários para que atuem com foco na excelência do atendimento aos clientes, bem como no compromisso com a sustentabilidade ambiental. No mês passado, a marca anunciou os destaques da premiação do 14º Programa de Certificação StarClass e do 9º Prêmio de Responsabilidade Ambiental, que levam em conta os desempenhos apurados ao longo de 2019.

O troféu “Diamante” do StarClass, que aponta o principal destaque do ano entre todos os concessionários da rede de veículos comerciais, foi conquistado pela Minasmáquinas de Divinópolis, Minas Gerais, unidade do Grupo Minasmáquinas, um dos mais tradicionais parceiros da Mercedes-Benz, com mais de 60 anos de história.

“Parabéns a todo o time da Minasmáquinas, que demonstra envolvimento e comprometimento com a qualidade e excelente desempenho no dia a dia do atendimento ao cliente”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim como fazemos na fábrica, a Minasmáquinas e nossa rede trabalham tendo o cliente como ordem do dia, focando sempre a sua satisfação e fidelização”.

Bruno Volpini, diretor financeiro e de relação com investidores do Grupo Minasmáquinas, destaca que a importância dos colaboradores, clientes e dos parceiros da Mercedes-Benz foi fundamental para essa conquista: “Para nós do Grupo Minasmáquinas, a certificação no StarClass é uma premissa, que utilizamos como direcionador das nossas ações na busca por melhoria contínua. “

O executivo ressalta que o Grupo Minasmáquinas utiliza o StarClass como premissa para direcionar ações de melhoria contínua. “O Prêmio é o reconhecimento de um trabalho integrado entre todas as nossas equipes e unidades, desde o primeiro dia do ano”, afirma Volpini. “Agora, o desafio continua. Já estamos trabalhando de maneira integrada e focada para a certificação StarClass 2020 e gostaríamos muito de manter o Diamante nas Minas Gerais, onde ele se sente em casa”.

O Grupo Minasmáquinas tem unidades nas principais regiões de Minas Gerais, tendo sua matriz em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de um Van Center na capital mineira e filiais em Divinópolis, região Centro-Oeste, e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

O mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura

Em seu 14º ano, o Programa de Certificação StarClass está totalmente consolidado junto à Rede de veículos comerciais. Esta iniciativa teve início com o segmento de caminhões em 2006, seguido por ônibus em 2010 e Sprinter em 2012.

O StarClass é uma ferramenta direta entre Rede e fábrica.

Mercedes-Benz avalia os concessionários durante todo o ano, de acordo com os padrões de qualidade estipulados pelo Programa. Este processo se apoia em três pilares: padronização (processos, estrutura e identidade visual), profissionalização e equipe de alta performance.

No final do ano, são apurados os desempenhos dos concessionários, com a Mercedes-Benz indicando os que mais se destacam nas classificações Ouro, Prata e Bronze. O melhor é reconhecido com o troféu “Diamante”.

Para conquistar o “Diamante”, a revenda deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de Vendas e de Peças & Serviços, além de ter inscrito projetos nos Prêmios de “Responsabilidade Ambiental” e “Cliente Satisfeito”

A fim de apoiar a Rede, a Mercedes-Benz oferece consultorias sobre processos de Vendas e de Peças & Serviços, além de realizar auditorias e atividades, como o “Cliente Oculto”, que atua nas oficinas a fim de identificar oportunidades de melhoria em serviços.

9º Prêmio de Responsabilidade Ambiental

Em fevereiro, também foram anunciados os vencedores da 9ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental. Um total de 25 projetos foram inscritos e, pela primeira vez, a Mercedes-Benz reconheceu as 10 melhores práticas de sustentabilidade da rede e que envolvem seus processos, estruturas ou ações voltadas à comunidade.

“Os nossos concessionários demonstram cada vez mais comprometimento com a sustentabilidade ambiental. Isso nos deixa muito satisfeitos, tanto pela atitude em si, que é muito importante, como também pela sintonia com o compromisso da Mercedes-Benz em pautar suas ações pelo ecossistema do Transporte Responsável”, diz Roberto Leoncini.

Confira os cases vencedores do 9º Prêmio de Responsabilidade Ambiental:

Comveima de Vitória da Conquista (BA) – “Ambiental Vida”. Reutilização de madeira para confeccionar móveis e direcioná-los como doação para programas sociais da região.

Peres Diesel de São João da Boa Vista (SP) – “ECOTECA - Educação e Sustentabilidade”. A iniciativa resultou na transformação completa de uma sala de aula, em desuso na cidade, numa sala de leitura totalmente sustentável.

Minasmáquinas de Contagem (MG) – “Star Saudável”. Reaproveitamento de resíduos orgânicos, transformando-os num composto rico em nutrientes, utilizado para adubar a horta orgânica que reabastece o próprio restaurante da empresa.

Prodoeste de Formiga (MG) – “Somos Todos Colmeia”. O concessionário elaborou uma cartilha com informações didáticas para a conscientização das pessoas quanto à importância das abelhas sem ferrão para o meio ambiente. Além de distribuir mel, também foram doadas caixas para os interessados em criar abelhas em casa.

Irmãos Davoli de Mogi Mirim (SP) – “Prêmio Davoli Ambiental 2019”. Reutilização de camisas de uniformes para transformá-las em bolsas para transportar refeições ou itens diversos.

Cardiesel de Belo Horizonte (MG) – “Pallets que te quero "bens". Transformação de pallets em brindes para clientes e funcionários, móveis e itens de decoração para o Espaço Mulher e o Espaço Kids do concessionário.

Savana de Curitiba (PR) – “Banho Consciente”. Os colaboradores criaram um aparelho para produção de água quente a partir da captação da energia solar.

Blu Star de Indaial (SC) – “Energia Fotovoltaica”. Sistema de energia fotovoltaica no concessionário. As placas instaladas no telhado da revenda captam e armazenam calor a partir dos raios solares, transformando-os em energia.

Ingá Veículos de Cambé (PR) – “Folhas Verdes”. O objetivo é reduzir a utilização de papel nas atividades diárias. Para tanto, investiu em um software para gestão e administração do dia a dia. Com isso, alcançou uma redução de consumo de 150 mil folhas de papel por ano.

Rio Diesel de Nova Iguaçu (RJ) – “Pense Verde”. Arrecadação de dinheiro para compra de lápis-semente, distribuídos em escolas da região. Ao fim de sua vida útil, os lápis são plantados pelas próprias crianças na horta da escola.