Data de Publicação: 21/11/2024

Um marco histórico para o ônibus urbano de piso baixo Mercedes-Benz Citaro: desde 1997, quando fez sua estreia no mercado, 70.000 unidades do modelo mais bem-sucedido da história da Daimler Buses saíram da linha de produção. Durante os eMobility Days 2.0 da Daimler Buses em Berlim, na Alemanha, Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, e Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses, apresentaram a chave simbólica do ônibus comemorativo, um eCitaro totalmente elétrico, em uma celebração com Karen Bosch, COO da HTM Personenvervoer N.V., de Haia, na Holanda.

Mercedes-Benz Citaro: Um marco na história do ônibus

Till Oberwörder: "É uma grande alegria e um motivo de orgulho celebrar este marco especial junto à HTM Personenvervoer. Naturalmente, o 70.000º Citaro produzido por nós é um Citaro elétrico. O veículo é não apenas uma prova da força inovadora da Daimler Buses e da confiança dos nossos clientes, mas também demonstra nosso compromisso com um futuro mais sustentável. O eCitaro totalmente elétrico representa o caminho que a Daimler Buses continuará a trilhar nos próximos anos".

Karen Bosch, COO da HTM: “Com a chegada do Mercedes-Benz eCitaro, a HTM está fazendo uma importante contribuição para uma região de Haia mais sustentável, com seu transporte público. Com o eCitaro, oferecemos aos nossos passageiros um transporte confortável e silencioso. E nossos motoristas agora têm um novo local de trabalho, para que possam continuar levando os passageiros ao seu destino com prazer e profissionalismo”.

Seguro e amigável para os passageiros: o ônibus comemorativo eCitaro

O ônibus comemorativo faz parte de um pedido de 95 unidades eCitaro e eCitaro G (articulado) para uso em Haia. O ônibus urbano de três portas é equipado com a mais recente geração de baterias NMC 3. O carregamento é feito por meio de um pantógrafo. Como todos os eCitaros destinados à frota da HTM, o ônibus comemorativo também está equipado com diversos sistemas de assistência e segurança. Entre eles, o Sideguard Assist 2, Frontguard Assist para a área à frente do ônibus, Traffic Sign Assist e Attention Assist (AtAs). Isso cria um ambiente seguro tanto para os passageiros quanto para outros usuários da via.

Internamente, os passageiros são recebidos em um ambiente acolhedor, com piso que imita madeira e assentos luxuosamente estofados, no design HTM. Espaços especiais para cadeirantes foram criados a bordo para passageiros com mobilidade reduzida ou com carrinhos de bebê. O sistema automático de controle climático de última geração garante um clima agradável e confortável no eCitaro.

A empresa de transporte HTM Personenvervoer N.V. opera a rede de bondes e ônibus urbanos na região de Haia. Além dos ônibus urbanos Mercedes-Benz eCitaro e eCitaro G, a Daimler Buses e os especialistas da Daimler Buses Solutions forneceram à HTM a infraestrutura elétrica necessária para a operação.

A história de sucesso única do Mercedes-Benz Citaro

O 70.000º Citaro é mais um destaque na história única de sucesso do ônibus urbano de piso baixo Mercedes-Benz. Em sua estreia mundial, em 1997, sua primeira geração já marcou a virada para um transporte urbano mais econômico, seguro e amigável ao passageiro, com um design externo e interno espetacular, além da tecnologia inovadora.

Após mais de 32.000 unidades, a segunda geração do Citaro, lançada em 2011, ampliou ainda mais os pontos fortes do modelo best-seller. Entre as novidades, destaca-se o primeiro ônibus urbano do mundo a atender o padrão de emissões Euro 6 em 2012. Quando se trata de proteção ambiental, tecnologia de segurança e conforto, o Mercedes-Benz Citaro repetidamente estabeleceu novos padrões e desempenhou um papel pioneiro – especialmente com o eCitaro totalmente elétrico, que desde 2018 é um dos ônibus elétricos mais populares da Europa.

Mercedes-Benz Citaro recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira. Entre eles, o prêmio europeu “Bus of the Year” várias vezes e o prêmio “Electric Bus Champion” duas vezes consecutivas, o mais recente neste ano.