Data de Publicação: 07/06/2021

• Empresa lança a campanha “Caminhos para o Novo Mundo”, iniciativa que visa compartilhar inspirações e ajudar a construir um futuro sustentável para todos que movem o mundo
  • Site institucional reúne ações já em andamento que compreendem os aspectos ambientais, sociais e econômicos, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade
  • Em alinhamento global com a Daimler, a Mercedes-Benz do Brasil expande os conceitos da estratégia ESG no Brasil
  • Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha

Mercedes-Benz do Brasil, em sintonia com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, lança a campanha “Caminhos para o Novo Mundo”, iniciativa que visa divulgar ações da empresa e engajar colaboradores e parceiros rumo a um futuro sustentável para todos que movem o mundo. Em seu site institucional foi criada uma página que reúne essas ações já em andamento, que compreendem os aspectos ambientais, sociais e econômicos, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

“Em alinhamento com a Daimler, estamos compartilhando nossa estratégia ESG no País, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Nossa responsabilidade com o Meio Ambiente com a Sociedade e com boa governança sempre nos guiaram ao longo dos 65 anos da Empresa no País, mas, agora, vão além de nosso corebusiness de produzir caminhões e ônibus e desenvolver serviços. Além de nossos negócios, a Mercedes-Benz segue firme no propósito de mover o mundo, reforçando o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, garantindo qualidade de vida, recursos naturais e segurançapara um futuro mais sustentável. Isso vai muito além do nosso olhar para a produção, para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e compatibilidade ambiental, o que já fazemos e entregamos com excelência aos nossos clientes. Essa transparência compartilha tantos os nossos avanços e aspirações quanto o nosso olhar mais atento a todos os componentes desse futuro responsável e sustentável para todos.”

A campanha “Caminhos para o Novo Mundo” reforça os pilares da sustentabilidade praticados globalmente pela Daimler e pela Mercedes-Benz no Brasil, como redução de emissões, mobilidade e qualidade de vida para as cidades, segurança no trânsito, respeito aos direitos humanos e economia circular.

Para o lançamento da campanha, o site da marca destaca ações que são referência da Mercedes-Benz do Brasil como as Unidades Móveis de Saúde, o movimento “A Voz Delas”, a Fazenda Urbana, as Fábricas 4.0, a estratégia do Comitê de Diversidade, o Programa profissionalizante “Estrelas do Amanhã” e Linha Renov, de reciclagem e reaproveitamento de peças veiculares.

Conheça as primeiras ações destacadas na campanha Caminhos para um Novo Mundo

Unidades Móveis de Saúde beneficiarão quase 400 mil pessoas

O acesso a serviços de saúde é um dos grandes desafios no Brasil. Ciente de sua responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira, a Mercedes-Benz uniu-se a parceiros para desenvolver Unidades Móveis de Saúde com os caminhões e ônibus da marca. A expectativa é que mais de 250 mil pessoas sejam atendidas em três anos nas carretas puxadas pelos caminhões e 144 mil nos ônibus, beneficiando assim quase 400 mil cidadãs e cidadãos brasileiros.

Os espaços de atendimento são implementados em caminhões e ônibus Mercedes-Benz a fim de fornecer assistência médica a comunidades carentes de diversas regiões do País, além de participarem da campanha de vacinação contra o coronavírus e se dedicarem às ações com foco na saúde do caminhoneiro

No total, são oito caminhões e dois ônibus utilizados como unidades móveis de saúde que atendem especialidades como oncologia, odontologia, ginecologia, oftalmologia e telemedicina, além de vacinação contra a COVID-19, treinamento de profissionais de saúde para combate à pandemia e até mesmo pequenas cirurgias.

O projeto conta com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e parceiros. O governo alemão investiu mais de 4,5 milhões de Euros nessa iniciativa, com a Mercedes-Benz do Brasil contribuindo com o equivalente a 1 milhão de Euros em força de trabalho (não monetário).

“A Voz Delas” visa melhorias para caminhoneiras e cristais

Estrada não é apenas lugar de homem. Para melhorar a estrutura em rodovias, visando o conforto das mulheres caminhoneiras e das esposas de motoristas (chamadas tradicionalmente de cristais), que muitas vezes acompanham seus maridos em viagens, nasceu o projeto “A Voz Delas”..

O projeto levanta as principais necessidades das mulheres e envolve empresas, parceiros e a sociedade em geral para solucioná-las. Assim, a empresa viabiliza iniciativas e recursos voltados a um ambiente melhor e mais seguro para as mulheres nas estradas e no transporte, valorizando as profissionais do volante e as oportunidades de trabalho. O site A Voz Delas (avozdelas.com.br), por exemplo, é um facilitador e reúne notícias do setor, vídeos explicativos sobre temas variados (saúde, bem-estar, segurança, dicas de condução e outros), além de compartilhar histórias inspiradoras de caminhoneiras.

Em 2019, em uma dessas iniciativas, a Mercedes-Benz do Brasil contribuiu com a reforma e revitalização do banheiro feminino de um movimentado posto de gasolina na cidade de Cachoeira Alta, interior de Goiás e, em

2021, a promoção "Na Direção dos Seus Sonhos" premiou 30 mulheres com os custos para obtenção da carteira de habilitação na categoria C.

Fazenda Urbana: sem agrotóxicos e redução nas emissões de CO2

Mercedes-Benz do Brasil possui a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo. Inaugurada em 2019 e localizada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a estufa foi construída com o objetivo de oferecer alimentação mais saudável para os quase 9 mil colaboradores desta unidade.

Desenvolvido em parceria com a BeGreen, startup de sustentabilidade, responsável por administrar a rotina da estufa, o projeto tem capacidade para produzir mais de 2,6 mil quilos de hortaliças sem agrotóxicos – ou 44 mil pés de verduras, ervas e temperos por mês –, e dedica parte de sua produção para doações a instituições apoiadas pela Mercedes-Benz.

Desde a inauguração, a Fazenda Urbana já produziu mais de 30 toneladas de hortaliças. Durante a pandemia, foram destinadas a doação cerca de 240 kg de verduras para a IAM (Instituição Assistencial Meimei) e 380 kg para a CUFA (Central Única de Favelas).

Além disso, nesses dois anos, a Fazenda Urbana teve um aumento de 220% de produtividade e reduziu em 30% os resíduos orgânicos gerados no processo de higienização das hortaliças.

A produção de verduras é 100% hidropônica e totalmente livre de agrotóxicos, promovendo mais diversidade nutritiva no cardápio. Toda a produção da Fazenda Urbana é feita em um espaço ao lado do restaurante da Empresa. Dessa maneira, não há emissão de CO2 no transporte, nem desperdício de alimentos por deslocamento.

Fábricas 4.0 reduzem o consumo de papel e de energia

Mercedes-Benz do Brasil é a primeira fabricante de veículos comerciais do País no universo da Indústria 4.0. Atualmente, a Empresa possui Linhas de Caminhões, de Cabinas e de Chassis de Ônibus com aplicação do conceito 4.0, além de serviços que conectam fábrica, veículos, rede de concessionários e clientes.

Além das vantagens operacionais e de segurança no ambiente de trabalho, bem como de ergonomia e produtividade para os colaboradores, as tecnologias da Indústria 4.0 também trazem ganhos para o meio ambiente na medida em que transformações foram realizadas nas fontes de energia elétrica que reduziram em 56% o consumo de energia.

Com a ampliação da automatização e digitalização de processos, a Empresa alcançou mais benefícios ambientais, refletidos na diminuição do consumo de papel. Em dois anos de operação, para se ter uma ideia, a produção 4.0 da Mercedes-Benz do Brasil reduziu o consumo de 10,4 milhões de folhas de papel para impressão, o que equivale a quase 150 árvores que deixaram de ser cortadas.

A Empresa mantém mais de 2 milhões de m² de áreas preservadas em torno de suas unidades localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP), Iracemápolis (SP) e Juiz de Fora (MG), o que corresponde a mais de 260 campos de futebol.

Diversidade e inclusão como pilares da sustentabilidade empresarial

A valorização das pessoas é outro importante pilar nos caminhos para um novo mundo. Nesse sentido, a Mercedes-Benz acredita que a diversidade e a inclusão são elementos fundamentais de sustentabilidade empresarial, promovendo mais respeito, experiências plurais dentro e fora da Companhia e contribuindo positivamente para os negócios.

Desde o final de 2017, foi criado o Comitê de Diversidade e Inclusão, que conta com 100 voluntários de diferentes áreas estratégicas da Empresa. Esse grupo desenvolve estratégias para tratar desses temas por diferentes canais de comunicação, promovendo ações baseadas em quatro grupos: Gênero, Raça, LGBTQI+ e PCDs (pessoas com deficiência).

A Empresa também é signatária da ONU Mulheres, que trabalha para ampliar os esforços mundiais em defesa dos Direitos Humanos das mulheres, e participa ativamente dos grupos para Diversidade na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e na VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).

Esse conjunto de ações já trouxe o reconhecimento da Mercedes-Benz nas edições de 2020 e de 2019 do Prêmio AB Diversidade (organizado pelo grupo editorial Automotive Business, em parceria com a MHD Consultoria). As categorias premiadas foram “boas práticas”, “inclusão de colaboradores com mais de 50 anos”, “participação de PCDs no quadro colaborativo” e “liderança engajada”.

“Estrelas do Amanhã” abre horizontes para jovens profissionais

Mercedes-Benz colabora com a preparação profissional de jovens aprendizes por meio do projeto “Estrelas do Amanhã”. Idealizado por um grupo de trainees da Empresa, em 2014, o programa, que conta com a parceria do Senai, oferece cursos profissionalizantes nas áreas de Planejamento e Controle de Produção, Auxiliar Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.

Já são mais de 200 jovens formados pelo “Estrelas do Amanhã”, que incentiva o crescimento profissional e pessoal das novas gerações. Os participantes recebem orientação sobre carreira, informações sobre cursos universitários e dicas comportamentais em entrevistas para concorrer a vagas no mercado de trabalho. Os alunos com melhor desempenho também são premiados com um curso de inglês.

Linha Renov se destaca pelas práticas da economia circular

Desde 2004, a Mercedes-Benz do Brasil pratica o conceito de economia circular com a linha de peças remanufaturadas Renov. É o maior portfólio do mercado, com mais de 300 itens para caminhões, ônibus e veículos comerciais leves da Linha Sprinter.

O ganho ambiental para o cliente é garantido. A Mercedes-Benz recupera as peças desgastadas aplicando o mesmo nível de qualidade exigido na produção de itens novos, o que garante total segurança e confiabilidade.

Ao mesmo tempo, com esse processo elimina-se o descarte de materiais, além de otimizar custos, o que torna o preço das peças remanufaturadas extremamente atrativo, em torno de 40% mais acessível. As peças usadas entram como parte do pagamento da peça remanufaturada e conta com a mesma garantia de uma peça nova.

“Essa campanha é apenas o início das divulgações de novos caminhos para o mundo novo. É deste mundo que a Mercedes-Benz quer fazer parte, atendendo aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, liderando a nossa indústria, agindo de forma responsável e cuidando do meio ambiente e da sociedade como um todo”, conclui Deppen.