Data de Publicação: 19/10/2022

• A empresa ficou em 1º lugar na categoria Indústria Automotiva e entre as TOP 50 Open Corps 2022
  • Ranking reconhece as empresas que mais fazem inovação aberta com startups

Pelo segundo ano consecutivo, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus foi a vencedora do ranking TOP Open Corps, na categoria Indústria Automotiva, uma das 25 categorias que compõem a classificação. A premiação é realizada pela plataforma 100 Open Startups, que elege as empresas que mais praticaram inovação aberta com startups no país a cada ano. A empresa também ficou no ranking geral entre as TOP 50 Open Corps 2022.

O ranking é construído a partir de critérios objetivos, com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em inovação aberta e também as startups mais atraentes para o mercado corporativo.

“É uma honra sermos reconhecidos por nosso relacionamento com startups. Acreditamos na potência dessas parcerias e trabalhamos para construir um ecossistema dedicado à inovação, seguindo as transformações digitais e a sociedade colaborativa e cooperativa. Além disso, essa classificação reafirma a nossa vocação para soluções inovadoras que agregam cada vez mais valor aos nossos produtos, serviços e negócios”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Estamos acompanhando com atenção o movimento no ecossistema, em busca de novas formas de oferecer soluções para nossos clientes e também para os colaboradores. Por meio de iniciativas de relacionamento com startups, promovemos a cultura de inovação, experimentação de novas tecnologias e soluções, com o foco em eficiência, em novos modelos de negócio e na atuação em novos merados", diz Cristiane Bulchi, gerente de planejamento de TI da Mercedes-Benz do Brasil.

Aceleradora de startups

Encontrar novas soluções assertivas para as necessidades dos clientes com a agilidade imposta pela velocidade das transformações é prioridade para a Mercedes-Benz do Brasil. Por entender que o trabalho colaborativo é o caminho para fomentar a inovação, a empresa tem investido no fortalecimento do relacionamento com startups.

Há dois anos, a empresa é parceira da Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups a grandes empresas no Brasil. Mais de 50 corporações participam desse hub, com mais de 250 startups envolvidas em diversos ciclos de aceleração.

Mercedes-Benz do Brasil tem participação nas atividades da Liga AutoTech, plataforma de inovação aberta que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto com grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração, a empresa já desenvolveu relações com parceiros como Aevo, Autoforce, BeGreen, Checklist Fácil, DriveOn, Evoy, Gupy, JettaCargo, Membran-i, Milênio, Novidá, Quattro, Waggl dentre outras.

Sobre o TOP Open Corps 2022

A premiação é parte do Ranking 100 Open Startups, que chega à sua sétima edição em 2022. Trata-se do maior ranking corporativo da América Latina, considerado referência para o mercado – reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

Na premiação deste ano, foram declarados 42.558 relacionamentos entre corporações e startups, o que equivale a 61% a mais do que o volume apurado no ranking de 2021. Das 6.438 corporações que buscam startups no país, 4.449 tiveram relacionamentos de open innovation com ao menos uma startup. Já entre as 25.016 startups que integram a plataforma 100 Open Startups, 3.821 fizeram negócios com ao menos uma corporação.

Além das TOP 100, também foram reconhecidas as corporações líderes em 25 categorias de mercado. No setor da Indústria Automotiva, as corporações TOP 10, lideradas este ano pela Mercedes-Benz do Brasil, foram responsáveis por 56% dos relacionamentos com startups.

Em sua totalidade, as corporações da Indústria Automotiva estabeleceram 249 relacionamentos de negócios com 161 startups no último ano, um crescimento de 42% em relação ao período anterior.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há mais de 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o novo extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Para mais informações acesse: www.mercedes-benz-trucks.com.br.