Data de Publicação: 12/12/2022

  • Conselho de Administração, Conselho Geral de Obras e Comitê Mundial de Funcionários reafirmam o compromisso de respeitar e proteger os direitos humanos
  • A Declaração de Princípios constitui a base de como a Daimler Truck realiza sua responsabilidade social
  • Thomas Laubert nomeado como Diretor de Direitos Humanos da Daimler Truck AG
  • Jürgen Hartwig, Membro do Conselho de Administração, Diretor de Recursos Humanos do Trabalho da Daimler Truck: “Como uma empresa global, estamos muito conscientes de nossa responsabilidade social. Respeitar e apoiar os direitos humanos é de importância central para nós, e é por isso que nós da Daimler Truck estamos comprometidos com isso há muitos anos.”
  • Michael Brecht, Presidente do Conselho Geral de Obras da Daimler Truck: “O cumprimento dos direitos humanos, sindicais e dos funcionários no mundo todo é muito importante para mim pessoalmente e é uma tarefa significativa do Conselho Geral de Obras da Daimler Truck. Com a Declaração de Princípios sobre Responsabilidade Social e Direitos Humanos, temos a base apropriada para tal.”

Leinfelden-Echterdingen/Stuttgart - A Daimler Truck está fortemente comprometida em respeitar e apoiar os direitos humanos e esperamos o mesmo de nossos parceiros comerciais ao longo de toda a cadeia de valor. A Daimler Truck reafirma este compromisso em sua Declaração de Princípios sobre Responsabilidade Social e Direitos Humanos, que o Conselho de Administração e o Conselho Geral de Empresa da empresa assinaram juntamente com o Comitê Mundial de Funcionários e a federação sindical internacional IndustriALL Global Union. A declaração segue os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos e leva em conta novos desenvolvimentos como o tratamento da proteção de dados e inteligência artificial.

A Declaração de Princípios sobre Responsabilidade Social e Direitos Humanos está disponível no site da Daimler Truck para sustentabilidade: https://www.daimlertruck.com/documents/innovation-sustainability/daimler-truck-principles-of-social-responsibility-and-human-rights.pdf

Jürgen Hartwig, Membro do Conselho de Administração, Diretor de Recursos Humanos do Trabalho da Daimler Truck: “Como uma empresa global, estamos muito conscientes de nossa responsabilidade social. Respeitar e apoiar os direitos humanos é de importância central para nós, e é por isso que nós da Daimler Truck estamos comprometidos com isso há muitos anos.” Nosso entendimento comum já está definido em nosso Código de Conduta e agora o reafirmamos na Declaração de Princípios para Responsabilidade Social e Direitos Humanos. A declaração destaca tanto nossas próprias aspirações nesta área quanto as expectativas que temos de nossos parceiros comerciais.”

A Declaração de Princípios constitui a base de como a Daimler Truck realiza sua responsabilidade social e resume o compromisso da empresa com os direitos humanos na Daimler Truck.

Michael Brecht, Presidente do Conselho Geral de Obras da Daimler Truck: “O cumprimento dos direitos humanos, sindicais e dos funcionários no mundo todo é muito importante para mim pessoalmente e é uma tarefa significativa do Conselho Geral de Obras da Daimler Truck. Com a Declaração de Princípios sobre Responsabilidade Social e Direitos Humanos, temos a base apropriada para tal.” Para isso, criamos uma forte plataforma com o recém-constituído Comitê Mundial de Funcionários, no qual 23 países estão atualmente representados. Através de iniciativas conjuntas e cooperação com os sindicatos industriais internacionais, possíveis violações dos direitos humanos podem ser detectadas e medidas apropriadas podem ser tomadas”.

Além disso, a Daimler Truck nomeou Thomas Laubert como Diretor de Direitos Humanos. Ele assume a função recém-criada, além de suas funções como Diretor Jurídico e de Compliance. Como Diretor de Direitos Humanos, Thomas Laubert é responsável por todos os processos e estruturas de prevenção em todo o mundo que visam garantir o respeito e o apoio aos direitos humanos dentro da Daimler Truck. Estes incluem o próprio Sistema de Gestão de Conformidade de Direitos Humanos da empresa, o Código de Conduta para funcionários e as Normas de Parceiros Comerciais externos para fornecedores e prestadores de serviços. Em sua função como Diretor de Direitos Humanos, Thomas Laubert se reporta diretamente ao Conselho de Administração.

Responsabilidade social com tradição

A empresa vem assumindo a responsabilidade pelos direitos humanos e a responsabilidade social há muitos anos. Por exemplo, o Grupo Daimler estabeleceu suas aspirações e exigências em um Código de Conduta vinculativo em 2002. Em 2021, a Daimler AG estabeleceu os requisitos para respeitar e apoiar os direitos humanos em uma Declaração de Princípios. Com a assinatura da atual Declaração de Princípios, a Daimler Truck está constantemente seguindo este caminho como uma empresa independente.