Data de Publicação: 28/01/2021

• Empresa conquistou 13 das 29 categorias de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves
  • Com a linha Accelo, Mercedes-Benz conquista novamente o título de marca do ano em caminhões leves, além de mais três troféus para caminhões Atego
  • Marca leva também três prêmios no segmento de ônibus, envolvendo urbanos e rodoviários
  • Sprinter vence quatro categorias, como a de “marca do ano em caminhão semileve”, furgão e minibus do ano

Com a conquista de 13 de 29 categorias avaliadas, a Mercedes-Benz foi novamente a grande vencedora do Prêmio Lótus 2021, uma das principais premiações de veículos comerciais do País. A Empresa foi destaque em 6 categorias de caminhões, 3 de ônibus e 4 de comerciais leves com a linha Sprinter, de acordo com levantamento organizado pela Editora Frota, tendo como base os dados de emplacamento do Renavam de 2020.

Caminhões – “Marca de Caminhão do Ano” (avaliação geral do segmento), “Marca de Caminhão Leve” e “Marca de Caminhão Pesado”, além de “Caminhão Semipesado 4x2” (Atego 1719), “Caminhão Semipesado 8x2” (Atego 3030) e “Caminhão Pesado até 400 cv” (Atego 2730 6x4).

Ônibus – “Marca de Chassi de Ônibus do Ano” (geral) e também dos segmentos Urbano e Rodoviário.

Sprinter – “Marca de Caminhão Semileve do Ano” (geral da categoria), “Furgão”, “Minibus” (modelo van) e “Caminhão Semileve” (Sprinter 416).

“Num ano atípico como 2020, fortemente impactado em todo o mundo pela pandemia do coronavírus, superamos os obstáculos e mantivemos a nossa marca no topo de vendas e de participação de mercado em veículos comerciais”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se deve ao compromisso com os clientes e com suas demandas e necessidades. Sempre estivemos e sempre estaremos ao lado de quem transporta carga e passageiros nesse país de dimensões continentais. Não deixamos de ampliar e modernizar nosso portfólio de produtos e serviços e isso fortalece ainda mais a confiança que os clientes têm na nossa marca e em todas as soluções que oferecemos a eles. Portanto, a liderança em vendas no ano de 2020 nos deixa imensamente satisfeitos e motivados a buscar novas conquistas em 2021, que será ainda desafiador para todo o mundo e não só para o Brasil”.

Liderança em caminhões pela 5ª vez consecutiva

Em 2020, pela quinta vez consecutiva, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no País, com mais de 30.000 unidades emplacadas, de acordo com dados do Renavam. Esse desempenho levou a uma participação de quase 34%.

“Um grande destaque do ano foi o avanço da nossa marca em caminhões pesados, o segmento que mais representa o crescimento da economia”, afirma Roberto Leoncini. “Com cerca de 13.200 unidades emplacadas, entre modelos Actros, Axor, Atron e Atego off-road, lideramos o segmento em 2020 com cerca de 30% de participação nesta disputada categoria.

Com 3.131 unidades emplacadas em 2020, o Actros 2651 6x4 foi, pelo 3º ano consecutivo, o caminhão Mercedes-Benz mais vendido no Brasil, considerando todo o portfólio da marca, dos leves aos extrapesados.

O Actros 2651 é um caminhão com total aprovação, especialmente no transporte de grãos, atividade do agronegócio que é vital para a economia do Brasil. Esse resultado impulsiona ainda mais a chegada do Novo Actros, que começou a ser entregue aos clientes a partir de julho de 2020, oferecendo ainda mais valor agregado em desempenho, economia, tecnologia, robustez, segurança e conforto, além de mais conectividade e interatividade entre o motorista, o gestor da frota, o operador logístico e o cliente final.

Outro grande destaque da Mercedes-Benz no Prêmio Lótus 2021 foi a conquista do Accelo, pela segunda vez consecutiva, como “Marca de Caminhão Leve”. Foram 4.450 unidades da linha Accelo emplacadas em 2020, o que resulta em 50% de market share nesse segmento em 2020.

Mercedes-Benz é líder histórica nas vendas de ônibus

Em 2020, a Mercedes-Benz manteve sua longa e histórica liderança nas vendas de ônibus no Brasil, conquistando mais de 47% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. No acumulado do ano, a marca emplacou aproximadamente 6.600 unidades.

No segmento urbano, essa liderança é mais expressiva: são mais de 3.500 ônibus Mercedes-Benz emplacados em 2020, alcançando a liderança com 71% de market share. No segmento rodoviário, o 1º lugar foi consolidado com 60% de participação, com emplacamento superior a 2.050 unidades.

O setor de fretamento foi destaque no segmento de ônibus em 2020 e segue subindo para atender às empresas que precisam aumentar o número de ônibus a fim de garantir o distanciamento por conta da Covid-19. A Mercedes-Benz também é líder desse segmento, com 935 unidades emplacadas no ano passado para empresas de fretamento, o que dá à marca 58% de market share.

Com Sprinter, Mercedes-Benz reafirma liderança em Large Vans

Mercedes-Benz conquistou o troféu de “Marca de Caminhão Semileve” com a Sprinter. Foram 3.336 unidades emplacadas de modelos dessa categoria. A Sprinter também foi premiada como furgão do ano (4.262 unidades emplacadas), minibus (4.106 vans) e caminhão semileve do ano com a Sprinter 416 (1.900 unidades).

Em 2020, a Mercedes-Benz celebrou mais uma liderança em 4 anos consecutivos no segmento de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT), considerando furgão, vans e chassis cabina. Com 9.742 unidades emplacadas, alcançou 36% de market share, com o transporte de carga sendo o grande impulsionador da posição de número 1.

“Apesar do cenário devido à pandemia, o ano de 2020 foi marcado por grandes conquistas focadas, principalmente, na digitalização com o lançamento do Showroom Virtual, implementação do Configurador, e divulgação do blog ‘Negócios com sua Van’, além diversas outras iniciativas para atender as demandas dos clientes e dar suporte a toda a rede de concessionários. Sem dúvida, o foco no cliente sempre foi o principal impulsionador das nossas ações como empresa e isso refletiu positivamente nos números de vendas da marca no ano passado”, relata Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Segundo o executivo, mesmo durante a pandemia, a Mercedes-Benz não deixou de trazer novidades em produtos e serviços para o segmento de veículos comerciais leves. Este foi o caso do lançamento da Sprinter Van de Passageiros 19+1 com entrada pela porta dianteira, modelo que traz ainda mais conforto, segurança, potência e robustez para operações de fretamento e turismo, além de diversos equipamentos de série.

Mercedes-Benz é uma das maiores ganhadoras do Prêmio Lótus

Com as 13 conquistas deste ano, a Mercedes-Benz se consolida como uma das maiores ganhadoras da história do Prêmio Lótus, organizado pela Frota&Cia, uma das revistas mais tradicionais do segmento de veículos comerciais no País, o que confere qualidade e credibilidade a este levantamento anual de emplacamentos. São 182 prêmios conquistados pela Mercedes-Benz em 27 anos, refletindo o êxito da Empresa em buscar a satisfação permanente dos seus clientes.