Com o caminhão elétrico eActros 600, Mercedes-Benz Trucks busca recorde mundial no Guinness
Data de Publicação: 05/05/2025
- Objetivo é alcançar, em junho, o título do Guinness de maior distância dirigindo em marcha à ré com uma composição cavalo mecânico e semirreboque
- O top de linha elétrico da Mercedes-Benz permite percorrer mais de 100 quilômetros em marcha à ré sem interrupção – o recorde atual, de 2020, é de 89 quilômetros com um caminhão a diesel nos EUA
- Iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a eletromobilidade, a segurança nas estradas e a imagem do motorista de caminhão
- Ao volante, Marco Hellgrewe, oficial das Forças Armadas da Alemanha, iniciador e detentor desse recorde desde 2008
- Viagem recorde começa em rota fechada na cidade de Oschersleben, na Alemanha, seguida de 30 quilômetros em marcha à ré por vias públicas
- Chegada acontecerá novo Centro Global de Peças da Daimler Truck em Halberstadt
A Mercedes-Benz Trucks está planejando uma atividade inusitada a fim de chamar a atenção para tópicos relevantes para o setor de transportes e a sociedade: eletrificação, segurança nas estradas e a imagem do motorista de caminhão. Para isso, a fabricante fará que seu novo top de linha, o veículo elétrico à bateria eActros 600, um caminhão de longo percurso, atrelado a um semirreboque, percorra mais de 100 quilômetros em marcha à ré sem parar. Dessa forma, a Empresa pretende trazer de volta à Alemanha o título do Guinness World Records anterior, de 2020, em torno de 89 quilômetros, que foi estabelecido nos EUA com um caminhão a diesel. A condução em marcha à ré está programada para ocorrer na cidade de Oschersleben, estado da Saxônia-Anhalt, Alemanha, no próximo dia 4 de junho.
A Mercedes-Benz Trucks planeja estabelecer o novo recorde em uma pista fechada e, em seguida, independentemente da tentativa de recorde, percorrer cerca de 30 quilômetros em vias públicas. A linha de chegada será no Centro Global de Peças da Daimler Truck em Halberstadt, também na Saxônia-Anhalt. O novo local será inaugurado, oficialmente, em 10 de julho. A partir deste ano, a unidade assumirá gradualmente as entregas mundiais de peças de reposição para a Mercedes-Benz Trucks.
Marco Hellgrewe (50), da cidade de Werneuchen, próximo a Berlim, oficial das Forças Armadas alemãs e entusiasta de caminhões, estabeleceu seu recorde em 2008. Na época, ele percorreu uma distância de 64 quilômetros com um caminhão a diesel. Hellgrewe da início agora à sua nova tentativa de recorde com o Mercedes-Benz eActros 600 totalmente elétrico.
Marco Hellgrewe: “Como um apaixonado motorista de caminhão é uma honra para mim tentar estabelecer esse recorde novamente. Muita coisa aconteceu em termos de tecnologia desde a minha primeira viagem para quebrar o recorde – e até hoje ninguém no mundo bateu esse recorde com um caminhão elétrico. O eActros 600 representa o futuro da mobilidade elétrica no transporte de longa distância e mostra como os fabricantes estão desbravando novos caminhos com sucesso. Guiar de marcha à ré por tantas horas é um grande desafio, mas os testes de condução até agora foram muito bons. É muito divertido e muito agradável estar na estrada com o eActros 600. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para já expressar meus sinceros agradecimentos à Mercedes-Benz Trucks por todo o apoio”.
Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks: “Estamos muito satisfeitos com o fato de Marco Hellgrewe ter pensado primeiro na Mercedes-Benz Trucks e no nosso eActros 600 para sua tentativa do novo recorde. Sua ideia de agora percorrer em marcha à ré um veículo totalmente elétrico atesta um espírito pioneiro com o qual nós, como uma força motriz por trás da transformação, podemos nos identificar. Ao mesmo tempo, essa atividade nos dá a oportunidade de atrair maior atenção para tópicos futuros importantes no domínio público".
Müller-Finkeldei continua: “Como nenhum outro e-truck com a estrela na frente, nosso eActros 600 representa o fato de que os veículos elétricos certos estão disponíveis. No entanto, é necessário mais impulso para criar mais incentivos de compra aos clientes e para apoiar o desenvolvimento da infraestrutura de recarga. Como fabricante, sempre fomos um dos pioneiros em segurança rodoviária com nossos sistemas de assistência. Nosso eActros 600 supera até mesmo os requisitos legais em alguns casos. Além disso, a conscientização de todos os usuários das estradas também deve ser aumentada. A imagem dos profissionais do volante em domínio público é muito importante para nós porque construímos nossos veículos para eles. Especialmente em vista da crescente escassez de motoristas, é essencial que eles também recebam o reconhecimento adequado por seu trabalho árduo para a sociedade. A condução em marcha à ré é uma parte central de seu trabalho diário e o que os motoristas conseguem fazer nesse aspecto é quase uma arte em si".
Dirigindo por uma boa causa
No decorrer da tentativa desse recorde, a Mercedes-Benz Trucks está cooperando com as associações Blicki e.V. e PROFI - Pro Fahrer-Image e. V. A fabricante está oferecendo a eles uma plataforma para suas respectivas preocupações – em particular, a necessidade de educar as crianças sobre como se comportar corretamente no trânsito e uma maior valorização da condução de veículos como profissão. Por exemplo, os logotipos das associações estão sendo exibidos no eActros 600 e no semirreboque utilizado na tentativa de recorde. A Blicki planeja realizar cursos de treinamento em segurança no trânsito em escolas de Halberstadt. Além disso, a Mercedes-Benz Trucks está fornecendo suporte financeiro para as duas organizações como parte da tentativa de recorde.
Prof. Dr. Dirk Engelhardt, presidente do Conselho de Administração da PROFI – Pro Fahrer-Image e.V.: “Estamos muito felizes em apoiar esse projeto porque ele reforça a conscientização sobre o importante papel dos motoristas profissionais em nossa sociedade. A tentativa de recorde fornece uma excelente plataforma para aumentar o apreço por essa profissão. A atividade também mostra como as tecnologias inovadoras podem contribuir positivamente para o futuro do transporte”.
Dirk Hendler, diretor administrativo da Blicki e.V.: “Esse projeto é uma ótima oportunidade para aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito entre crianças e famílias. Estamos entusiasmados por fazer parte disso e divulgar nossa mensagem dessa forma. Com nossos workshops em todo o país, sob os auspícios do Ministro Federal dos Transportes, já treinamos mais de 80.000 crianças de escolas primárias sobre como interagir com veículos grandes".
De marcha à ré até Halberstadt com escolta policial
Marco Hellgrewe pretende estabelecer o novo recorde dirigindo na pista de corrida da Motorsport Arena Oschersleben. Com suas 14 curvas fechadas projetadas para carros, o circuito é extremamente exigente, mas ainda assim oferece menos riscos imprevisíveis de ter que parar e, portanto, interromper a tentativa de recorde do que em vias públicas. Após o período de descanso, Hellgrewe pretende enfrentar o desafio adicional de dirigir em marcha à ré em vias públicas sob escolta policial por mais 30 quilômetros até Halberstadt. Em ambas as partes, espera-se que ele viaje principalmente em velocidades entre 10 e 20 quilômetros por hora.
Sobre o eActros 600
A Mercedes-Benz Trucks comemorou o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro do ano passado, na planta da Mercedes-Benz em Wörth. As entregas aos clientes começaram em dezembro de 2024. O carro-chefe da Mercedes-Benz Trucks com tração elétrica já comprovou sua capacidade várias vezes sob condições reais. Isso ocorreu no uso por clientes e como parte do “eActros 600 European Testing Tour 2024”. Trata-se de uma viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de 15.000 quilômetros, passando por um total de 22 países. Também ocorreu no “European Testing Tour Winter 2025” em cerca de 6.500 quilômetros pelo norte da Europa, cada qual com uma combinação caminhão e semirreboque de 40 toneladas de PBTC.
Esse e-truck da Mercedes-Benz foi eleito “Caminhão Internacional do Ano 2025”. A premiação é a mais importante do setor, sendo apresentada anualmente pela organização International Truck of the Year (IToY), composta por 24 jornalistas de veículos comerciais da Europa.
A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação de modelo 600 – e um novo eixo de acionamento elétrico particularmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que esse caminhão elétrico atinja uma autonomia de 500 quilômetros[1] sem recarga intermediária. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas e práticas, com composições de 40 toneladas de PBTC, podendo também ser significativamente excedida, dependendo do estilo de condução e da rota. O eActros 600 será capaz até mesmo de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos legais de descanso dos motoristas possibilita esta marca, desde que as opções de recarga estejam disponíveis.
O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh[2]. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço.
Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade de veículos e componentes de um extrapesado Actros convencional para longa distância. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após este período de utilização, a condição de integridade das baterias ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. Isso permite um alcance maior com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o Actros 600 tem uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.
Sobre a necessidade de infraestrutura de carga e recarga e as atividades da Daimler Truck
Para o aumento mais rápido possível do transporte rodoviário localmente neutro de CO2 com caminhões elétricos à bateria, a infraestrutura de carga e recarga constitui um dos pontos centrais. No entanto, ainda há muito a ser feito. Atualmente, há menos de 1.000 pontos de recarga para veículos comerciais pesados em toda a Europa. Para compensar o déficit existente, pelo menos parcialmente, a Daimler Truck anunciou, em março deste ano, um conceito para sua própria rede de recarga semipública. A previsão é que ela se estenda a mais de 3.000 pontos de recarga rápida na Europa até 2030, o que a torna a maior da Europa. A nova opção de recarga semipública para caminhões elétricos, como a solução da marca TruckCharge da Daimler Truck, visa permitir que os depósitos abram sua infraestrutura de recarga para uso pago por terceiros. Isso está planejado para ser um complemento aos serviços de cobrança pública oferecidos pela Milence, entre outros fornecedores.
A Milence foi fundada em julho de 2022 como uma joint venture entre a Daimler Truck, o GRUPO TRATON e o GRUPO Volvo e estabeleceu a meta de instalar e operar 1.700 pontos de recarga públicos de alto desempenho na Europa até 2027.
Sobre o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck
Desde que a pedra fundamental foi oficialmente lançada no outono de 2023, o Centro Global de Peças da Daimler Truck cresceu em um ritmo acelerado num local de cerca de 900.000 metros quadrados no parque comercial “Industriepark Ost” de Halberstadt. O novo edifício terá uma área bruta construída de cerca de 270.000 metros quadrados e atenderá a cerca de 20 centros logísticos regionais em todo o mundo em um processo logístico de três estágios – por exemplo, em vários países europeus, na Turquia, nos Emirados Árabes Unidos, no Brasil ou na China. Esses, por sua vez, fornecerão as peças aos revendedores regionais. Dessa forma, a Halberstadt se tornará o coração da cadeia de suprimentos mundial de peças de reposição da Mercedes-Benz Trucks.
Sobre o uso de assistentes eletrônicos para proteger todos os usuários das estradas
Um dos altos compromissos da Mercedes-Benz Trucks é que os motoristas e todos os demais usuários estejam seguros nas estradas. Para isso, os sistemas de assistência disponíveis nas várias séries de modelos garantem, entre outras coisas, que os motoristas possam reconhecer os perigos e frear em tempo hábil, além de manter uma visão geral da situação do trânsito. Em especial, os assistentes eletrônicos podem ajudar a minimizar as consequências de momentos de desatenção, como fadiga, estresse ou distração, para todos os envolvidos.
Com recursos de segurança como os avançados sistemas Active Brake Assist 6, Active Sideguard Assist 2, Front Guard Assist, Active Drive Assist 3, Traffic Sign Assist ou o Attention Assist, por exemplo, a Empresa reforça sua posição como uma das pioneiras no setor.
Com todos os sistemas de assistência, a Mercedes-Benz Trucks busca oferecer apoio ao motorista para que dirija o veículo da melhor forma possível dentro dos limites do sistema. No entanto, conforme estipulado por lei, os motoristas sempre permanecem totalmente responsáveis pela operação segura do veículo.
O MirrorCam, sistema de câmera desenvolvido pela Mercedes-Benz Trucks que desempenha um papel importante para a tentativa de recorde de direção reversa, pode contribuir para o domínio de situações como ultrapassagens, manobras, condução em condições de pouca visibilidade e escuridão, curvas e passagem por espaços estreitos de forma ainda mais segura e sem estresse.
O modo grande angular nas manobras em marcha à ré, as linhas de distância no visor para melhor estimativa da distância dos objetos atrás do veículo, a rotação da imagem da câmera ao fazer curvas ou monitorar os arredores do veículo durante as paradas são outras funções úteis.
A interação do MirrorCam com o Sideguard Assist da Mercedes-Benz Trucks, especialmente em situações de tráfego complexas e áreas de cruzamento confusas, também pode ajudar a reduzir a gravidade de situações perigosas. O Sideguard Assist usa a tela do MirrorCam para os avisos visuais.
Sobre a Blicki
De acordo com a Blicki e.V., a cada 20 minutos, uma criança se envolve em um acidente de trânsito na Alemanha. A entidade está comprometida com a segurança das crianças. Com seu mascote canguru e o apoio do patrono da Blicki, o Ministro Federal dos Transportes, a associação sem fins lucrativos já educou mais de 80.000 crianças de escolas primárias em toda a Alemanha sobre como navegar no trânsito. Ela conta com o apoio de uma ampla aliança de parceiros: www.blicki-blickts.de/support
Sobre a PROFI
A PROFI atua como um embaixador dos motoristas. A associação melhora a imagem da profissão, promove jovens talentos e luta por melhores condições de trabalho. Como um elo entre a política, os negócios e os motoristas, ela aumenta a visibilidade, a valorização e a segurança. A PROFI está presente em importantes feiras do setor e de empregos e usa canais digitais para aumentar a conscientização sobre o ambiente de trabalho e de vida dos motoristas – para um futuro sólido da profissão de motorista.
[1] A autonomia foi determinada internamente sob condições de teste específicas, após o pré-condicionamento com um cavalo mecânico 4x2 atrelado a um semirreboque, com 40 toneladas de PBTC a 20°C de temperatura externa, em operação de longa distância. Pode haver desvio dos valores determinados de acordo com a Regulamentação Europeia (EU) 2017/2400.
[2] Capacidade nominal de uma bateria nova com base nas condições de referência definidas internamente. Isso poderá variar dependendo da aplicação específica e das condições ambientais.