Data de Publicação: 22/04/2021

  • Iniciativa busca encontrar no mercado startups com soluções disruptivas que proporcionem maior eficiência operacional e que melhorem a experiência dos clientes
  • O programa tem como objetivo selecionar startups, que terão mentorias com executivos da Mercedes-Benz e o apoio da Liga Ventures
  • Mercedes-Benz é a empresa do setor automobilístico que mais acelera startups no Brasil

Empresa do setor automobilístico que mais acelera startups no Brasil, a Mercedes-Benz, em mais uma parceria com a Liga Ventures, plataforma que transforma inovação aberta em resultado real, lança um programa exclusivo com temas relacionados ao ecossistema da mobilidade. A maior fabricante de veículos comerciais do Brasil, líder nas vendas de caminhões há cinco anos consecutivos e líder histórica nas vendas de ônibus, convida empreendedores para virem juntos nesta jornada.

“Nós somos parceiros da Liga Ventures desde que ela foi criada, há pouco mais de cinco anos, e temos participado frequentemente de suas ações e iniciativas. Agora, estamos lançando, em conjunto, um programa exclusivo para nossa Empresa, que irá selecionar startups e acelerar soluções com o apoio de mentorias de executivos da Empresa e especialistas em mercado da Liga Ventures”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Com parcerias como essa, a Mercedes-Benz visa encontrar no mercado soluções inovadoras, assertivas e que tragam resultados para os clientes da marca e suas operações.

“Nós somos a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova no Brasil. Aqui na Empresa, buscamos permanentemente novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes, o que é o caso das startups”, destaca Roberto Leoncini. “Estamos abertos às inovações, próximos de quem nos traga sua expertise e agregue valor aos nossos processos, sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Enfim, trabalhamos sempre com foco no ecossistema do transporte responsável e criamos uma plataforma online para que todos possam se conectar a nós: www.movemosomundo.com.vc. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”.

Entre os exemplos já em prática de parceria com startups estão o caminhão com sistema de condução autônoma de Nível 2 na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido com a Grunner; a Fazenda Urbana da BeGreen, montada dentro da própria fábrica em São Bernardo do Campo (SP); o Showroom Virtual Star Online, criado em conjunto com a Mobiauto, primeira plataforma digital online do mercado para vendas de veículos comerciais, peças e serviços; e várias outras atuando em diferentes processos.

Sobre o programa exclusivo para a Mercedes-Benz

Vertente da plataforma Movemos o Mundo com Você, o programa exclusivo de aceleração de startups, desenvolvido pela Liga Ventures para a Mercedes-Benz, abre chamada aos interessados em 22 de abril, com as inscrições podendo ser feitas até o próximo dia 23 de maio pelo site movemosomundocomvc.liga.ventures.

Com duração de quatro meses, esse programa de aceleração busca identificar e apoiar startups que utilizem a tecnologia e a criatividade para gerar inovações ligadas a Customer Experience, Eficiência e Sustentabilidade para Mobilidade, Integração do Processo Logístico, Novos Negócios Além dos Veículos Comerciais, Oficina do Futuro e Plataforma de Serviços e Digitalização do Setor Automotivo.

De acordo com Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures, poder auxiliar novamente a Mercedes-Benz nesse projeto é extremamente importante e vai ao encontro do nosso principal propósito, de conectar e gerar novos negócios entre empresas e startups. “Acreditamos que existem muitas startups maduras e com soluções que têm sinergias com a Mercedes-Benz. Poder proporcionar essa interação, unir e fomentar ainda mais esse segmento é o nosso principal objetivo. Tenho certeza de que deste programa sairão boas novas ideias e parcerias”, comenta.

As mentorias exclusivas com os tomadores de decisão da Mercedes-Benz e de outros experts do mercado contribuem para o melhor desempenho das startups e, consequentemente, para o alcance dos resultados esperados e para o sucesso dessa iniciativa.

“Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Enquanto internamente nossos colaboradores seguem buscando sempre novas soluções a cada dia para os clientes da marca, bem como para o mercado e todo o ecossistema de transporte, também olhamos com atenção para o que se produz do lado de fora”, ressalta Roberto Leoncini. “Nesse sentido, as startups nos trazem ideias e projetos interessantes, criativos, eficazes e de rápida aplicação, com uma perspectiva de visão diferente e que pode agregar muito a nossos produtos, serviços e negócios”.

Ainda de acordo com Roberto Leoncini: “Temos que nos questionar a cada dia, pensar fora da caixa, trazer novas ideias, sempre pensando na Empresa, nos clientes, nas demandas do mercado, na realidade e nas tendências do transporte, visando oferecer soluções para hoje e para o futuro. Esse espírito de inovação e pioneirismo faz parte do DNA da marca Mercedes-Benz”.

Sobre a parceria da Mercedes-Benz com a Liga Ventures

Em seus cinco anos de atividades, a Liga Ventures já conta com mais de 50 corporações participantes, com mais de 250 startups aceleradas em mais de 50 ciclos de aceleração.

A participação da Mercedes-Benz ganha evidência nas atividades do Liga AutoTech, programa de aceleração que visa o desenvolvimento de negócios com startups, em conjunto com grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração, a Mercedes-Benz criou ações com parceiros como a Quattro, Novidá, JettaCargo, GAV, DriveOn, Membran-i, Evoy, entre outras.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há quase 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.

Para mais informações sobre a Mercedes-Benz, acesse: http://www.mercedes-benz.com.br/

Sobre a Liga Ventures

A Liga Ventures é uma plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015 é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégias de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever.

Em seu portfólio, soma mais de 250 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e outras grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 25 estudos, em temas como AutoTech, Retail, HR Techs, EdTechs, entre outros.

Para mais informações sobre a Liga Ventures, acesse: https://liga.ventures/