Conheça as terminologias das áreas de finanças, economia e bancos

Entidades envolvidas

Instituição Financeira
É a entidade responsável pela concessão de crédito. É ela quem elabora e disponibiliza os produtos e serviços financeiros. É remunerada ao cobrar juros pelo financiamento. 
No Brasil, todas as instituições financeiras são reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central.

Concessionária 
É o estabelecimento habilitado para comercializar os veículos da marca e prestar serviços de pós-venda aos clientes. 
Na condição de correspondente bancário, a concessionária pode ofertar as soluções desenvolvidas pela instituição financeira.

Correspondente bancário 
É um estabelecimento ou pessoa jurídica que pode atender os clientes em nome de um banco, oferecendo alguns serviços bancários específicos e eventualmente ganhando comissões por isso. Neste caso, uma concessionária é um correspondente bancário.

Operação de crédito 
É um contrato realizado entre duas partes, um denominado tomador ou devedor (pessoa física ou pessoa jurídica), e um credor que celebram uma transação na qual o credor coloca à disposição do tomador ou devedor um montante de recursos financeiros, que deverá ser devolvido em um prazo determinado acrescido de um rendimento denominado juros.

Valor financiado 
É a quantia liberada pela instituição financeira para viabilizar a aquisição dos bens ou serviços objetos da negociação. Esse valor é pago pelo cliente em prestações ao longo do período contratual.

Entrada 
É uma parte do valor da negociação a ser paga à vista pelo cliente. 
É a diferença do valor total da negociação e do valor liberado a ser financiado pela instituição.

Carência 
Período previamente estabelecido, após a contratação do financiamento, livre de parcelas. Em certos casos, apenas encargos de juros podem ser pagos.

Juros 
É a remuneração da instituição financeira em decorrência do empréstimo do dinheiro, calculado com base no período de financiamento.

Amortização 
É uma fração da dívida paga mensalmente, reduzindo o saldo devedor do cliente.

Parcela Balão 
É uma parcela irregular no fluxo do financiamento que serve para ajustar o fluxo de caixa do cliente, definida no ato da contratação.

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)  
É um imposto federal que incide sobre operações de crédito. Pode ser incorporado ao saldo devedor do financiamento.

Tarifa de Cadastro (TC)  
É um valor cobrado pelas instituições para cobrir os custos relativos ao processamento da operação de crédito.

CET (Custo Efetivo Total)   
É a somatória de todos os encargos e despesas atrelados ao financiamento, composta por juros, tributos, tarifas. 

Taxa pré-fixada  
É a taxa de juros no formato pré-fixado, ou seja, é definida no ato da contratação. Não varia ao longo do prazo de financiamento.

Taxa pós-fixada  
É taxa de juros no formato pós-fixado, não é definida no ato do contrato. Está atrelada a algum indicador, como por exemplo a SELIC, oscilando conforme as variações desse indexador.

Indexador  
É um índice que serve como referência para um reajuste contratual.

Tabela Price  
Sistema de amortização crescente, com juros decrescentes e, consequentemente, parcelas regulares.

Valor Residual Garantido 
É o valor a ser pago pela opção de compra do bem, na modalidade de arrendamento mercantil financeiro.

Sistema SAC de amortização 
Sistema de amortização constante, com juros decrescentes e, consequentemente, parcelas decrescentes.

Operação de Repasse 
É a modalidade usada em linhas de crédito indiretas. Quando a instituição financeira repassa as mesmas condições de crédito, de outra entidade, a terceiros, sendo remunerada por isso.

CDC Convencional 
O Crédito Direto ao Consumidor (CDC)  na modalidade convencional de financiamento, utiliza o Sistema Price de amortização. É de fácil contratação, sendo uma solução pouco burocrática.
É geralmente feito com taxas pré-fixadas e passível de flexibilidade no fluxo das prestações e usualmente contratado pelo público em geral por sua versatilidade, além do veículo estar em posse do cliente imediatamente no ato de contratação.
Pode ser utilizado para compras de qualquer segmento de veículos: caminhões, carros de passeio, vans e ônibus.

CDC Flexibility  
Explora ainda mais a versatilidade do CDC Convencional. A principal vantagem desse novo conceito de financiamento é a garantia de compra pelo Concessionário Mercedes-Benz ao final do contrato conforme as condições do Guia de Condições de Revenda.

CDC Decrescente 
É pautado pelo fluxo de prestações decrescentes, ou seja, as parcelas diminuem a cada prestação paga, melhorando as condições do financiamento com o tempo.

CDC Serviços 
Financia seguro auto e/ou seguro prestamista garantindo tranquilidade e segurança ao cliente com ótimos custos e condições. 

Finame 
É uma linha de repasse do BNDES para terceiros, oferecida com intermediação dos Agentes Financeiros credenciados, visando fomentar a indústria nacional. Pode ser contratado para os segmentos de caminhões, ônibus e equipamentos. 
O produto Finame sempre possui carência e utiliza o sistema SAC de amortização. Sua composição de taxas é variada, conforme o produto Finame escolhido, podendo ser pré ou pós fixado, mas sempre isento de IOF.

Finame TLP 
A taxa é composta pela NTN-B (fator pré-fixado), fixa na data de contratação. É indexada ao IPCA, sendo a contraparte pós-fixada. 

Finame SELIC 
A taxa é composta pelo spread BNDES, spread da instituição financeira e sobretaxa (fatores pré-fixados), fixos na data da contratação. O produto possui taxa atrelada à Taxa Básica de Juros da economia, sendo pós-fixada e oscilante em detrimento das variações desse indexador.

Finame TFB 
Foi desenvolvido como uma alternativa ao Finame TLP, sua taxa é completamente pré-fixada no ato da contratação. A taxa é composta pelo spread BNDES, spread da instituição financeira e Taxa Fixa BNDES.

Leasing 
É uma operação de arrendamento mercantil que funciona de maneira semelhante ao de um aluguel. Durante o período de arrendamento, o bem será de uso do cliente, porém de propriedade da arrendadora. 
É destinado ao público em geral, sendo possível o arrendamento de qualquer segmento de veículos: caminhões, carros de passeio, vans e ônibus.
No Brasil, existem duas modalidades de leasing: Leasing Financeiro e Leasing Operacional.

Leasing Financeiro 
É estabelecido um contrato de arrendamento, mediante pagamentos ao arrendatário, que visa ao final do contrato a aquisição do bem, sendo feita a partir do pagamento do Valor Residual Garantido, previamente acordado.

Leasing Operacional 
Funciona como um contrato de locação, de tal maneira em que no final do contrato, o cliente tem a possibilidade de adquirir o veículo pelo preço de mercado. Normalmente o cliente que contrata um arrendamento mercantil operacional não pretende ficar com o bem arrendado.