Qual é o prazo para meu gravame ser baixado?

A baixa do gravame para contratos CDC e BNDES Finame é de até 10 dias úteis após a efetivação do pagamento total em sistema. 

Para contratos Finame Leasing e Leasing é necessário realizar o procedimento abaixo: 

  • O DUT (documento de compra e venda) deve ficar em posse do Banco Mercedes-Benz, caso não esteja, enviar para o endereço: 
    Avenida do Café, nº 277 torre A - 6º andar
    CEP: 04311-900 – Jabaquara - São Paulo
    A/C: encerramento de contratos.
  • O DUT estando em posse do Banco Mercedes-Benz, o prazo para liberação é de até 30 dias úteis, de acordo com a Lei 11.649 – encerramento de contrato.

  • Para contratos CDC e Finame, basta ir até o DETRAN mais próximo.
  • Para contratos Finame Leasing e Leasing, prencha aqui o formulário.
     

Sim, é possível antecipar as parcelas de seu contrato, assim como quitá-lo antecipadamente, desde que observadas determinadas circunstâncias. Para saber mais sobre esta possibilidade ou efetivar o pagamento, entre em contato por meio dos nossos canais de Atendimento.

Financiamento é uma operação com incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o veículo é dado como garantia e fica alienado à instituição financeira até o término do contrato.

Leasing é uma operação de arrendamento mercantil, sem incidência de IOF e o veículo arrendado é de propriedade da instituição financeira até o término do contrato.

A transferência do titular de um contrato de financiamento ou leasing pode ser feita a qualquer momento do contrato, desde que o titular esteja em dia com o pagamento das parcelas. 

No caso de contratos de leasing só pode ser realizada de Pessoa Física para Pessoa Física ou de Pessoa Jurídica para Pessoa Jurídica;

Veja as condições: 

1. Para dar início ao processo de transferência, preencha o formulário ;  

2. Preencha as fichas cadastrais do novo titular e do(s) novo(s) avalista(s) do contrato, acessando Ficha Cadastral Pessoa Jurídica e Ficha Cadastral Pessoa Física ;

3. São necessários alguns documentos como RG, CPF, comprovante de renda e de endereço atualizados, entre outros (confira check list) para análise de crédito; 

4. Encaminhe os documentos acima diretamente para seu Gerente de Negócios; 

5. O Banco comunicará a resposta do crédito; 

6. Após a aprovação do crédito, é necessária a assinatura de um Termo Aditivo ao Contrato. 

7. Após formalização da transferência do titular, um novo carnê será enviado, sendo que juntamente com a primeira parcela será cobrada a tarifa de transferência, verifique em nossa Tabela Geral de Tarifas.

Em caso de dúvida, entre em contato por meio dos nossos canais de Atendimento.

Você pode substituir, a qualquer momento, o veículo do seu contrato de financiamento ou leasing. 

Veja as condições: 

1. A aprovação da substituição estará sujeita a avaliação de crédito;

2. O valor do veículo a ser substituído, se é igual ou superior ao valor de mercado do veículo atual; 

3.Itens que serão avaliados: a idade do veículo a ser substituído, marca, natureza, prazo decorrido do contrato, se as parcelas estão em dia, entre outros itens;

Para a substituição do veículo, preencha o formulário e nos encaminhe através dos nossos canais de Atendimento.

Caso a substituição seja aprovada, serão necessários: 
-  Documentos do novo veículo (nota fiscal ou recibo de venda) 
- Pagamento da tarifa de substituição, verifique em nossa Tabela Geral de Tarifas.
- Assinatura de um Termo Aditivo ao Contrato. 
- O titular do contrato assumir a diferença de valores entre os dois veículos;

Para auxiliar os nossos clientes neste período de evolução em torno do COVID-19, o Banco Mercedes-Benz oferece diversas opções para renegociar o seu financiamento ou prorrogar o prazo do seu contrato, ajudando a solucionar as suas necessidades. Caso tenha interesse, pedimos preencher o formulário online para avaliação de sua proposta em nosso Internet Banking (https://www.bancomercedes-benz.com.br/internetbanking).

Pedimos que aguarde nossa equipe de Cobrança entrar em contato. Devido ao cenário atual, informamos que poderá ocorrer aumento do prazo de avaliação da proposta. Seguimos empenhando nossos esforços para manter o prazo de resposta dentro da normalidade.

O segurado deverá comunicar a ocorrência imediatamente à seguradora ou tão logo tome ciência do fato, preencher o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária, definida nas condições gerais do seguro.
Para o evento de colisão, o segurado deverá levar o veículo a uma oficina de sua livre escolha ou ainda optar por uma oficina de rede credenciada e aguardar autorização prévia da seguradora para iniciar os consertos. 

Preferencialmente o condutor no momento do acidente, o segurado e seus familiares, procurador, funcionário (contratos pessoa jurídica), corretor da apólice e permissionário.

 

Dados completos do veículo segurado, descrição detalhada do acidente, dados do condutor e do terceiro se houver.

Para contratos efetivados na modalidade Valor Determinado, o valor da indenização corresponderá ao valor constante da apólice. 
Para a modalidade Valor de Mercado Referenciado, a indenização será determinada de acordo com a tabela de referência, expressamente indicada na proposta do seguro, conjugada com o percentual de fator de ajuste na data de liquidação do sinistro pela seguradora.

Não, somente quando houver vítimas envolvidas e eventos ocasionados por roubo ou furto do bem segurado.

Gravame é o ônus ou encargo que um veículo possui, restringindo a transferência de propriedade, por meio da cláusula de alienação do financiamento do veículo, leasing, reserva de domínio (quando há financiamento entre particulares registrado em cartório).
Assim que o financiamento é quitado junto à instituição financeira ou é realizada a substituição da garantia, o gravame é baixado, deixando de existir a restrição para comercialização do veículo ou pagamento de indenização securitária. 

Para os segurados 1 ano e terceiros 3 anos, conforme Código Civil Brasileiro :
Art. 205 - A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.  
Art. 206 - § 1º Em um ano:  
II a pretensão do Segurado contra o segurador, ou a deste contra aquele, contado o prazo:
a)    para o Segurado, no caso de seguro de responsabilidade civil, da data em que é citado para responder à ação de indenização proposta pelo terceiro prejudicado, ou da data que a este indeniza, com a anuência do segurador.
b)    quanto aos demais seguros, da ciência do fato gerador da pretensão.
§ 3º Em três anos:
  V. a pretensão da reparação civil.  

Não, a franquia é cobrada apenas para reparar o veículo segurado nas ocorrências de perda parcial. 

Caso o segurado se julgar responsável pelo acidente, deverá providenciar a abertura do sinistro junto à Central da Seguradora, informando que deseja prestar  atendimento ao terceiro. Posteriormente deve informar ao terceiro o nº da central da Seguradora e respectivo nº de seu aviso de sinistro.

O condutor do veículo terceiro no momento do acidente, o proprietário legal do veículo terceiro, seus familiares e o corretor do terceiro. 

É todo e qualquer tipo de vistoria necessária para avaliações adicionais após a vistoria inicial, podendo ocorrer diversas vezes de acordo com a complexidade das avarias (mecânica, funilaria e peças).

Cópia do CPF e RG do segurado e condutor; 
Cópia do Cartão do CNPJ (se pessoa jurídica);
Cópia da CNH do segurado e condutor; 
Cópia do comprovante de residência do segurado (contas de consumo atualizadas); 
Boletim de ocorrência (caso tenha sido realizado); 
Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

A liquidação do sinistro deverá ocorrer em um prazo máximo de 30 dias, contados a partir do cumprimento de todas as exigências contratuais feitas ao segurado. Os procedimentos para a liquidação de sinistros estão formalizados nas condições gerais das apólices emitidas pelas seguradoras, bem como os documentos básicos necessários a serem apresentados para cada tipo de cobertura. Em caso de dúvida, a equipe do Seguros Mercedes-Benz ficará à disposição para esclarecimentos.
Importante: A contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, novos documentos serão solicitados pela seguradora ao segurado, sendo reiniciada a contagem do prazo de 30 dias.

 

É caracterizada a indenização integral, quando os prejuízos resultantes de um mesmo sinistro atingirem ou ultrapassarem 75% (setenta e cinco por cento) do valor contratado pelo segurado (Valor Determinado ou Valor de Mercado Referenciado). 
Também será caracterizada a perda total pelos eventos de roubo ou furto do veículo não recuperado.

 

É o valor que representa, para cada uma das coberturas contratadas pelo segurado,  o limite máximo de indenização que receberá da seguradora pela liquidação do sinistro. Fique atento aos valores contratados por cobertura para que a indenização seja satisfatória.