Data de Publicação: 24/10/2022

• Serviços de Reparo & Manutenção – foco em disponibilidade e produtividade dos caminhões da marca
  • Serviços Digitais 4.0 – tecnologia avançada a serviço da eficiência e rentabilidade para os clientes
  • Assitência Técnica 4.0 – um acompanhamento exclusivo dos primeiros veículos vendidos

Com a chegada da nova linha de caminhões 2023, com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à nova legislação Proconve P8 (Euro 6), a Mercedes-Benz traz também para o mercado diversas novidades de seu portfólio de peças e serviços. O objetivo é oferecer soluções customizadas para as mais diversas necessidades dos clientes, com competitividade e eficiência, visando sua satisfação e fidelidade.

“Nós temos o portfólio de serviços mais amplo do mercado. Com base nisso, nossa meta é que o cliente alcance cada vez mais disponibilidade com seu caminhão, mais produtividade e mais rentabilidade, além da redução de emissões dentro das exigências da nova legislação”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Queremos manter a nossa posição de vanguarda na oferta de produtos inovadores, que efetivamente ajudem os clientes a rentabilizar seus negócios. Neste momento de transição, adequamos o portfólio às novas necessidades tecnológicas para atender a legislação ambiental. Fábrica e a Rede de Concessionários estarão preparadas para levar todo apoio e assistência aos clientes, garantindo a performance e a melhor relação custo/benefício que nossos veículos oferecem”.

Mercedes-Benz tem a maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do Brasil, com mais de 330 pontos de atendimento: são 180 concessionários, 10 Unidades SelecTrucks, 3 Truck Centers e mais 140 operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes. Com a presença em todos os estados e ampla cobertura territorial, a marca assegura o atendimento especializado, conquistando a confiança dos clientes na marca.

Serviços de Reparo & Manutenção - foco em disponibilidade e produtividade dos caminhões

Planos de Manutenção – Os clientes continuarão contando com as quatro modalidades que já conhecem: Complete, Select, Selec Plus e BestBasic. Para os caminhões Euro 6, os planos terão, basicamente, as mesmas coberturas.

Garantia Estendida – Também seguirá disponível para toda a linha de caminhões Euro 6. Além da garantia contratual de fábrica, o cliente pode contratar a Garantia Estendida por mais dois anos, garantindo mais segurança e tranquilidade em relação a possíveis falhas e ou defeitos do veículo. Estarão disponíveis as duas versões: Garantia Extended e Extended Plus. As coberturas poderão ser conferidas pelos clientes no site https://showroommercedes-benz.com.br/servicos/garantia-estendida.

Peças – Seguindo os princípios de excelência em atendimento e disponibilidade, a Mercedes-Benz está preparada, em sua Central de Peças de Campinas (SP), com mais de 1.500 Peças Genuínas de reposição, exclusivas para o portfólio Euro 6. A Linha de Peças Renov também será ampliada para atender à família Euro 6, estando disponível, ao longo de 2023, cerca de 10 novos itens exclusivos, como motor compacto, câmbio, bomba d’agua e óleo, embreagem, motor de partida e, principalmente, o Filtro de Partículas DPF, a fim de garantir o ótimo custo/benefício de manutenção e reparação para toda a linha. Os itens Alliance já presentes no Euro 5 também serão mantidos, devendo ser ampliados durante o ciclo de vida dos produtos.

Selo OFF-Road Experts – Junto aos novos Caminhões Euro 6, a Mercedes-Benz irá lançar o Selo OFF-Road Experts, que valorizará os concessionários que atenderem todos os requisitos de atendimento especializado aos clientes e veículos dos segmentos Off-Road. A Empresa definiu rígidos critérios considerando a gestão, qualificação de mão-de-obra e oferta de soluções customizadas a serem oferecidas pelos concessionários. Inicialmente, o selo será aplicado aos concessionários que atendem ao segmento da mineração, expandido posteriormente aos demais, como cana, madeira, e vários outros. Com isso, a Mercedes-Benz espera estabelecer um novo patamar de excelência de atendimento aos clientes desse segmento.

Serviços Digitais 4.0 – a serviço da eficiência e rentabilidade para os clientes

Fleetboard – Entre as soluções digitais da marca para o mercado, disponíveis para caminhões, destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.

MB Uptime – Na linha de caminhões 2023, este serviço inovador e exclusivo da Mercedes-Benz estará disponível para as famílias Actros e Arocs e, em breve, também para as famílias Atego e Accelo. Assim, esta solução passará a ser disponibilizada para todo o portfólio Mercedes-Benz. Com o MB Uptime, já são mais de 6.500 caminhões ativos e 3.000 clientes. Essa solução permite antecipar e preparar a manutenção para os clientes. O serviço ativo avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção do caminhão, evitando paradas não programadas.

Tag de Pedágio – Outro atrativo destaque da linha 2023 é que todos os caminhões Mercedes-Benz já sairão de fábrica, como item de série, com tag de pedágio. Essa novidade permite o pagamento automático de pedágios, com plano especial e até 1 ano de mensalidades gratuitas. Assim, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso de oferecer serviços que tragam vantagens e facilidades para a gestão de frota dos clientes.

Não parar nas praças de pedágios proporciona ao cliente muito mais que conveniência. Além de encurtar o tempo na viagem, o veículo também economiza combustível ao evitar os picos de consumo durante o anda e para. Outro fator também importante é a segurança, uma vez que o motorista não precisa se preocupar em carregar dinheiro durante suas viagens.

A parceria prevê 12 meses grátis para veículos Mercedes-Benz e 6 meses para os demais modelos dentro da frota do cliente. Após esse período, o valor será fixo, independentemente da quantidade de eixos do seu veículo. E ao ativar o plano, o cliente Mercedes-Benz, além de ganhar até um ano de mensalidades gratuitas, contará também com serviços de pequenos reparos de trincas no vidro do para-brisas e assistência médica com descontos em consultas, exames e medicamentos e com cobertura nacional.

Fleetgreen – A Mercedes-Benz está lançando o Fleetgreen, uma solução integrada com dados de telemetria do Fleetboard para mensurar o carbono emitido durante o transporte de cargas e melhorar a performance das frotas dos clientes. Para isso, a Empresa utiliza a tecnologia já embarcada do Fleetboard numa parceria com a startup GreenPlat. Por meio do processo de aceleração movemosomundocomvc.liga.ventures, foi desenvolvido um algoritmo para monitorar os dados do consumo de gases do efeito estufa. Reforçando o compromisso global da Daimler Truck de trazer soluções aos clientes alinhadas às tendências do mercado, a Mercedes-Benz do Brasil lança este novo modelo de negócio baseado em emissões de carbono, trazendo um impacto positivo ao meio ambiente e para a gestão das frotas dos clientes. O Fleetgreen tem o objetivo de trazer, num futuro próximo, uma solução completa que começa pela medição do transporte e irá até a comercialização do carbono.

Pilares da Assistência Técnica 4.0 para acompanhamento dos novos caminhões

Com o objetivo de identificar rapidamente oportunidades de melhoria em seus caminhões com a nova tecnologia para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6), a Mercedes-Benz realizará um acompanhamento exclusivo dos primeiros veículos vendidos. Para isso, estabeleceu três pilares de acompanhamento:

O primeiro pilar refere-se ao acompanhamento, via MB Uptime e em conjunto com os concessionários e os gerentes de frota dos clientes, sobre as intervenções preventivas e corretivas.

Consultoria Técnica Gerencial é o segundo pilar, focando na avaliação do desempenho e performance das frotas Euro 6 nos clientes.

Já o terceiro pilar envolve a aplicação dos Óculos de Realidade Aumentada. Além do 0800, essa tecnologia também será utilizada para acompanhamento desses veículos entre o concessionário e a fábrica, aumentando a possibilidade de rápida resolução de um eventual problema na estrada, sem necessidade de remoção do veículo para o concessionário, o que permitirá o retorno mais rápido do caminhão para sua operação.