Data de Publicação: 10/12/2015

• Chassi de ônibus rodoviário O 500 RS com carroçaria Marcopolo, conhecido como “Baleião”, será utilizado para transporte de atletas e comissão técnica

• Linha de ônibus O 500 da Mercedes-Benz é referência em qualidade, tecnologia, conforto e segurança no mercado

O Santos Futebol Clube, atual campeão paulista de futebol, definiu o seu ônibus para as próximas duas temporadas. O novo “Baleião”, nome popularizado pelo clube e a torcida, é um chassi de ônibus rodoviário O 500 RS da Mercedes-Benz, com customização especial da carroçaria elaborada pela Marcopolo.

Mercedes-Benz entregou à dirigentes do time paulista, uma das agremiações brasileiras mais conhecidas mundialmente, o ônibus oficial que será utilizado por atletas e comissão técnica nos próximos dois anos.

Com base nas tradicionais cores branco e preto, a bela e atrativa pintura do ônibus do Santos dá amplo destaque ao imenso escudo do clube e à figura estilizada da baleia, um dos símbolos do time. Nas laterais da carroçaria, em ambos os lados, ganha evidência a estrela da Mercedes-Benz.

“Com essa parceria, disponibilizamos para o Santos o que há de mais avançado no País em termos de veículos rodoviários”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A linha O 500 é reconhecida no mercado pelo alto padrão de qualidade, tecnologia, conforto e segurança, proporcionando total tranquilidade e comodidade aos usuários. Além disso, nosso produto agrega valor à imagem do clube junto aos torcedores e à mídia, evidenciando a parceria de duas marcas muito fortes e tradicionais”.

Customização assegura comodidade para atletas e comissão técnica

A carroçaria Marcopolo assegura total conforto e praticidade para os atletas e a comissão técnica do Santos. Entre seus itens e equipamentos incluem-se ar condicionado, janelas com vidros colados, monitores LCD de TV com DVD, wifi, rádio, toalete e geladeira.

A configuração interior também engloba uma parede de separação entre o posto do motorista e o salão interno, poltronas semi-leito com descanso de pernas e cintos de segurança retráteis.

Elevado padrão de tecnologia, conforto e segurança

O chassi O 500 RS 4x2 da Mercedes-Benz é indicado para o transporte rodoviário de passageiros em médias e longas distâncias. Permite a montagem de carroçarias de até 13,2 metros de cumprimento, o que é feito por empresas especializadas do setor.

O motor OM 457 LA, de 12 litros de cilindrada, oferece potência de 354 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm. O elevado torque se traduz em excelentes arrancadas e retomadas de velocidade e em agilidade nas ultrapassagens, resultando em velocidades médias elevadas.

A força e o excelente desempenho do veículo são frutos da combinação do motor com o câmbio Mercedes-Benz GO 190 de 6 marchas, que proporciona maior elasticidade de marchas e um menor consumo de combustível. A alavanca do tipo joystick faz da troca uma operação suave e simples, com mais conforto para o motorista.

A suspensão pneumática integral dos chassis Mercedes-Benz O 500, com bolsões de ar, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras na dianteira e traseira, é reconhecida no mercado como um diferencial da marca. Este sistema assegura um elevado padrão de estabilidade ao veículo, que fica constantemente nivelado em relação ao solo, oferecendo maior conforto e segurança para os passageiros.

Entre os itens de série do O 500 RS destacam-se freios pneumáticos de duplo circuito, exclusivo freio-motor Top Brake, freios ABS+ASR, polia adicional para montagem de ar condicionado, coluna de direção regulável, piloto automático, limitador de velocidade, sistema de elevação e rebaixamento da suspensão, tacógrafo de gaveta e painel de instrumentos com diagnose "on board", incluindo códigos no display central.

A ampla oferta de opcionais do chassi O 500 RS permite ao cliente elevar o nível de tecnologia, desempenho, conforto e segurança de sua frota. Entre esses itens, constam caixas de câmbio GO 210 (6 marchas) ou GO 240 (automatizado, 8 marchas), freios a disco, freio eletrônico EBS, controle eletrônico de estabilidade ESP, retarder e rodas de alumínio.