Data de Publicação: 14/06/2023

  • Chassi eO500U para ônibus elétrico urbano é destaque da marca no evento
  • Mercedes-Benz do Brasil apoia clientes e demais players na transição para os ônibus elétricos
  • Veículo atende exigência de conteúdo nacional e pode ser financiado pela linha BNDES Finame – Baixo Carbono
  • Primeiro veículo comercial elétrico da marca no Brasil, eO500U entra em produção em série neste mês de junho
  • Clique aqui e assista ao vídeo do eO500U

Mercedes-Benz do Brasil leva para o Seminário de eletrificação da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), realizado hoje (14 de junho) em Brasília, Capital Federal, as soluções que a marca oferece aos clientes e ao mercado para introdução do ônibus elétrico no País. Com base no tema central “Conduzindo o futuro da eletrificação no Brasil – Um olhar para a infraestrutura e para a indústria nacional”, o evento ocorre, ao longo do dia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e é voltado aos poderes executivo, legislativo e judiciário, além da academia, setor privado e imprensa.

Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, é um dos debatedores do painel que traz a visão dos CEOs sobre a eletrificação no Brasil.

Paralelamente aos debates do Seminário Anfavea, há uma exposição de veículos elétricos disponíveis no País. chassi Mercedes-Benz eO500U de ônibus urbano elétrico é destaque no evento. Os visitantes são atendidos por Mike Munhato, gerente de Mobilidade Elétrica na Mercedes-Benz do Brasil.

Infraestrutura de carregamento, geração, transmissão e distribuição de energia limpa, desenvolvimento das longas cadeias industriais de fornecimento, transformação local de matérias-primas ligadas à eletrificação, parceria entre os setores público e privado. Todos esses assuntos estão sendo debatidos no evento.

Os cinco painéis do seminário reunirão palestrantes brasileiros e estrangeiros, dos setores público, privado e academia, com o objetivo de analisar os desafios e oportunidades da mobilidade elétrica no Brasil, usando como exemplo as experiências em países da Europa, Ásia e América do Norte. Autoridades do primeiro escalão do governo, CEOs de montadoras e outras empresas do ecossistema automotivo também participam, bem como presidentes das principais entidades do setor.

“Veículos elétricos são sinônimo de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio multissoluções da nossa marca para os clientes. O chassi de ônibus urbano eO500U é um ótimo exemplo disso. Além de ser totalmente desenvolvido e produzido no Brasil para o mercado nacional e América Latina, seus benefícios à sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar e sonora e menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo. Em outras palavras, não há futuro da mobilidade sem os veículos elétricos rodando pelas ruas e avenidas”, afirma Achim Puchert.

Suporte aos clientes e demais players na transição para os elétricos

Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, explica Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Os concessionários Mercedes-Benz estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e também empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.

Credenciamento via Finame – Baixo Carbono

O chassi de ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono, linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para tanto, o veículo atende ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES.

Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela Empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.

“Esta é a primeira vez que nossa Empresa participa de um case carbono zero”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil“Continuaremos investindo gradativamente na nacionalização do produto, visando, dessa forma, aumentar o conteúdo local e desenvolver a indústria da mobilidade elétrica no País”.

“O credenciamento do eO500U é de extrema importância. O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos”, diz Leoncini. “Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente e à qualidade do ar nas cidades”.

As primeiras unidades do eO500U começam a ser produzidas em série neste mês de junho. Assim, passam a fazer parte da programação da moderna Linha de Produção de Chassis de Ônibus da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), que se destaca por conceitos e processos da Indústria 4.0.

Entrada da Mercedes-Benz na era da eletromobilidade no Brasil

O chassi de ônibus eO500U urbano elétrico a baterias registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País. Ele foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e na Alemanha.

“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pioneirismo e inovação de quase 67 anos da Empresa no País”, diz Achim Puchert. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. É muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG”.