Data de Publicação: 20/04/2017

  • O 500 RSDD 8x2 para carroçarias nessa dimensão assegura maior capacidade de transporte e mais espaço a bordo para linhas regulares de médias e longas distâncias e para o turismo de luxo

  • Nova legislação que autoriza carroçarias de 15 metros na aplicação rodoviária deverá estimular o mercado, com maior procura por ônibus Double Decker e High Decker, possibilitando que as empresas ofereçam serviços diferenciados aos seus clientes

  • Mercedes-Benz oferece um amplo portfólio de chassis O 500 para carroçarias de 12 a 15 metros, atendendo todas as demandas das empresas de transporte rodoviário de passageiros

Mercedes-Benz, que já oferece aos clientes a mais completa linha de chassis para ônibus rodoviários, está ampliando ainda mais o portfólio para este segmento. Chega ao mercado o O 500 RSDD 8x2 de 4 eixos para carroçarias de 15 metros de comprimento, indicadas para as configurações Double Decker (ônibus de dois pisos com assentos para passageiros) e High Decker (piso superior com os assentos e piso inferior exclusivo para bagagens). Estes ônibus são especialmente indicados para linhas regulares de médias e longas distâncias, bem como para turismo de luxo.

“Essa versão do O 500 RSDD está totalmente sintonizada com a nova legislação que entrou em vigor no início desse ano, autorizando a utilização de carroçarias de 15 metros em ônibus rodoviários, um metro a mais em relação ao comprimento máximo permitido até agora”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso deverá estimular as vendas de ônibus 8x2 com carroçarias Double Decker e High Decker, atendendo a uma demanda das empresas do setor, que ganham mais capacidade para aumentar a oferta de assentos por viagem e oferecer mais conforto e espaço a bordo. Com maior número de assentos, elas podem garantir as gratuidades de passagens previstas em lei, alcançando assim os resultados operacionais esperados”.

O chassi O 500 RSDD 8x2 da Mercedes-Benz, que é já é oferecido ao mercado para carroçaria de até 14 metros, agora também pode ser implementado com carroçaria de 15 metros, aumentando as opções de escolha para os clientes e assegurando o elevado padrão de conforto e segurança da linha O 500 no transporte rodoviário de passageiros.

“A carroçaria de 15 metros permite maior capacidade de transporte. Na versão Double Decker, por exemplo, são até 52 poltronas do tipo convencional no piso superior e até 16 poltronas do tipo semileito no piso inferior. Além disso, é oferecido maior conforto a bordo, com mais espaço para bagagens, permitindo a oferta de serviços diferenciados, o que aumenta a satisfação dos usuários”, diz Walter. “Na versão High Decker, ganha-se mais volume para transporte de bagagens e encomendas, otimizando o uso do veículo e a rentabilidade do negócio”.

Outra importante vantagem é que a carroçaria Double Decker pode dispensar a necessidade de instalação de elevador para cadeirantes, que podem ser acomodados no piso inferior, dependendo do projeto de cada encarroçador. Isso facilita o embarque e desembarque, com a entrada praticamente em nível com a plataforma ou com a calçada. Em breve, será obrigatório o uso de elevador na carroçaria High Decker.

Versão “buggy” facilita e otimiza o encarroçamento

Seja qual for a escolha dos clientes, a Mercedes-Benz – maior fabricante de chassis de ônibus do País e líder histórica e destacada nas vendas – tem a solução ideal. Tanto na versão de 15 metros, como na de 14 metros, o O 500 RSDD 8x2 facilita e otimiza o encarroçamento, que é feito por empresas especializadas do setor. O veículo sai de fábrica com entreeixos de 3.000 mm, chamado de “buggy”, já preparado para o alongamento do chassi na encarroçadora e para a montagem da carroçaria, de acordo com a escolha do cliente.

O chassi “buggy” conta com todos os elementos necessários para as diversas dimensões de carroçaria, que, no caso de ônibus rodoviários, agora vão até 15 metros. Entre esses itens incluem-se a preparação de chicote elétrico, tubulação pneumática e hidráulica, além da preparação do quadro para receber a estrutura do bagageiro e do piso.

O RSDD oferece ainda a vantagem da configuração Low Driver na parte frontal do veículo. Isso permite o rebaixamento do posto do motorista, quando esse for o tipo de carroçaria escolhida, agilizando a montagem. Neste caso, o balanço dianteiro é composto por um módulo integrado ao chassi que permite o seu reposicionamento pelo encarroçador sem a necessidade de cortes na longarina. Esta é uma configuração exclusiva da Mercedes-Benz.

O módulo dianteiro é composto por todo o conjunto de pedais, painel de instrumentos, joystick da caixa automatizada e posição do assento do motorista. Este módulo é reposicionado sem a necessidade de retrabalhos, mantendo a integridade estrutural do chassi.

Segundo eixo dianteiro direcional desenvolvido no Brasil

Exclusividade do chassi O 500 RSDD 8x2 na América Latina, o segundo eixo dianteiro direcional foi totalmente concebido pelas equipes do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, localizado na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. Com isso, esta solução da marca atende plenamente às características e demandas das operações de transporte rodoviário de passageiros do País.

O segundo eixo direcional assegura excelente dirigibilidade e manobras, contribuindo para mais estabilidade, conforto e segurança na condução do veículo.

O 500 RSDD 8x2 conta com motor de 408 cv e câmbio automatizado

O chassi O 500 RSDD 2741 8x2 da Mercedes-Benz foi dimensionado para 27 toneladas de PBT – peso bruto total. Ele assegura a robustez e a alta durabilidade da família O 500, vantagens essenciais para quem atua nas mais severas condições de operação. Além disso, traz as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, destacando-se pela alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas dos frotistas mais exigentes.

Esse modelo rodoviário vem equipado com o motor eletrônico OM 457 LA de 6 cilindros e 12 litros de cilindrada. Sua potência é de 408 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm. O motor se destaca pelo elevado torque já em baixas rotações. Sua perfeita combinação com o câmbio automatizado GO 240 de 8 marchas sincronizadas assegura uma excelente dirigibilidade, com melhores arrancadas e retomadas de velocidade, ultrapassagens mais ágeis e maior elasticidade das marchas.

Essa caixa permite a utilização tanto no modo de condução automatizado, quanto no manual. Além disso, o O 500 RSDD 8x2 conta ainda com retarder hidrodinâmico integrado à caixa automatizada Mercedes-Benz, proporcionando maior vida útil aos sistemas de freio e maior segurança na operação do veículo.

O excelente desempenho do OM 457 LA está associado ainda ao baixo consumo de combustível e ao reduzido nível de emissão de poluentes, especialmente de material particulado. Ou seja, não há fumaça visível, com benefícios à qualidade do ar e preservação do meio ambiente.

Os chassis de ônibus O 500 Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado por seu consagrado conjunto de suspensão pneumática integral, que oferece um elevado padrão de conforto e segurança para os passageiros e o motorista. Graças ao conceito da suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.

O sistema de suspensão eletrônica ECAS permite elevação e rebaixamento da carroçaria, facilitando e agilizando o embarque e o desembarque de passageiros. Além disso, conta com um sistema anti-tombamento em manobras, com realinhamento automático da altura da suspensão acima da velocidade de 5 km/h.

RSDD assegura intercambiabilidade de peças com a linha O 500

Outra grande vantagem para os clientes é que as peças do modelo RSDD 8x2 são intercambiáveis com as de outros chassis da linha O 500, visando economia e rentabilidade operacional.

Com foco também na otimização de custos operacionais, a Mercedes-Benz trouxe, este ano, outra grande novidade ao mercado, a assistência 24 horas para ônibus rodoviários. Além disso, oferece o mais abrangente portfólio de produtos e serviços de pós-venda, entre eles novos planos de manutenção e três linhas de peças de reposição (Mercedes-Benz, RENOV e Alliance Truck Parts), disponibilizados pela rede de concessionários mais abrangente do País, presente em todos os estados do território nacional.

Linha O 500 de chassis rodoviários e dimensões recomendadas

Modelo

Tipo da carroçaria

Comprimento da carroçaria

O 500 M 4x2

Convencional

Até 13,2 metros

O 500 R 4x2

Convencional

Até 13,2 metros

O 500 RS 4x2

Convencional

Até 13,2 metros

Até 14 metros (sob consulta)

O 500 RSD 6x2

Convencional

Double Decker

High Decker

Até 14 metros

O 500 RSDD 8x2

Double / High Decker

Double / High Decker

Até 14 metros

Até 15 metros (novidade)

Principais itens de série do O 500 RSDD 8x2
 
  • Motor com exclusiva tecnologia BlueTec 5

  • Câmbio totalmente automatizado

  • Sistema de suspensão eletrônica ECAS

  • Sistema anti-tombamento em manobras

  • Freios ABS e ASR

  • Exclusivo freio-motor Top Brake

  • Retarder

  • Piloto automático

  • Coluna de direção regulável

  • Volante multifuncional com teclas para acionamento dos comandos do painel de instrumentos

  • Novo painel de instrumentos com tela do tipo TFT

  • Funções “Econômetro” e “Eco Support” com indicação de meta de consumo de combustível

  • Computador de bordo

  • Rodas de alumínio polido

  • Sistema de extração de dados tipo FMS para consumo de combustível, velocidade, rotação do motor e temperatura de funcionamento do motor.

  • Compressor de ar bicilíndrico de alta capacidade

Principais itens opcionais do O 500 RSDD 8x2

  • Tyre Pressure Monitoring System (TPMS - Sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus)

  • Lane Departure Warning System (LDWS - Sistema de Aviso de Faixa)

Tacógrafo digital, que permite gravação de dados como velocidade do veículo, distância percorrida, rotação do motor, velocidade máxima e informações do motorista (código do motorista, número da CNH, início e fim da condução).