Data de Publicação: 03/02/2020

  • Ulrich Bastert, chefe mundial de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses, se aposentará em meados desse ano
  • Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, assumirá seu lugar em 1º de junho
  • Karl Deppen será o novo presidente da Mercedes-Benz do Brasil a partir de maio

Stuttgart/São Paulo — Após 35 anos na Daimler AG, Ulrich Bastert, chefe mundial de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses, se aposentará em 1º de julho de 2020. Philipp Schiemer, atual presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, será o seu sucessor, enquanto Karl Deppen, que era chefe de Controlling na Mercedes-Benz AG, ficará à frente da Mercedes-Benz no Brasil.

“Agradeço profundamente a Ulrich Bastert por mais de três décadas de sucesso em diversas posições-chave na Daimler Trucks & Buses”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG. “Dono de um amplo conhecimento e uma de nossas lideranças mais fortes, Ulrich Bastert desfrutará de sua merecida aposentadoria. Sua postura empresarial e incansável dedicação ao cliente são exemplares. Desejamos ao executivo tudo de bom nessa nova etapa de sua vida. ”

“Com Philipp Schiemer, o departamento mundial de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses terá um executivo de veículos comerciais altamente competente e experiente. Em seus mais de 15 anos no Brasil, Philipp Schiemer devolveu para marca Mercedes-Benz a sua posição de liderança e reestruturou completamente a nossa empresa neste mercado estratégico. Estamos muito felizes por receber Philipp agora como membro do Board da Daimler Buses”, declara Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses.

“Karl Deppen é uma liderança internacionalmente reconhecida por sua ampla formação e enorme experiência no setor de veículos comerciais. Com ele, nossos negócios no Brasil estarão em excelentes mãos”, antecipa Stefan Buchner, membro do Board da Daimler Trucks AG responsável pela marca Mercedes-Benz e também pela empresa no Brasil.

“As nomeações mostram que a Daimler Trucks & Buses dispõe de um quadro de lideranças amplo e flexível”, afirma Martin Daum. 

Ulrich Bastert ingressou no Grupo Daimler em 1985 e desempenhou diversas funções em veículos comerciais, entre outras, a de presidente da então chamada DaimlerChrysler AG na República Tcheca e a de chefe de Marketing e Vendas de veículos comerciais na França. De 2007 a 2015, como chefe de Marketing, Vendas e Serviços na Mercedes-Benz Trucks, Bastert foi responsável pela gestão de distribuição de caminhões e por todos os assuntos relacionados com a comunicação e marketing da marca Mercedes-Benz nesse segmento. Desde 2015, ele está à frente da área de negócios da Daimler Buses. 

Philipp Schiemer começou sua carreira na Daimler em 1984 e ocupou diversas funções de liderança nas áreas de vendas e gestão de produtos na Alemanha e no Brasil até 1997. Também foi líder de Marketing e Vendas da marca smart. Em 2004, ele retornou ao Brasil e assumiu a chefia de vendas no país. Em 2009, foi promovido a Head de Marketing de Automóveis da Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha. Em seguida, assumiu seu cargo atual, respondendo desde 2013 como presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

O alemão Karl Deppen chegou ao Grupo Daimler em 1990 e ocupou diversos cargos de liderança nas áreas de Recursos Humanos, Compras e Logística até 2007, em geral com foco em veículos comerciais. Em virtude dos cargos que ocupou, morou por muitos anos nos EUA, na Turquia e no Japão. Em 2007, assumiu a gestão estratégica de projeto para os caminhões Atego e Atego BlueTec Hybrid. De 2011 a 2014, Karl Deppen foi responsável pela capacitação de lideranças em todo o mundo na Daimler, antes de assumir o cargo de CFO na Daimler China. Em seguida, assumiu sua posição atual, respondendo desde 2017 pelo controle de custos na Mercedes-Benz AG. 

Fonte: Mercedes-Benz