Data de Publicação: 07/11/2022

• Empresa apresenta na Fenatran portfólio de veículos, peças e serviços com ganhos ambientais e de segurança para a sociedade
  • BlueTec 6 é a solução ambiental da marca para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6), com redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% em Material Particulado, além de até 8% de redução do consumo de combustível
  • Mercedes-Benz lança o primeiro sistema de automação de caminhão Nível 4 no Brasil, que se destaca pela segurança na operação, reforçando o pilar Social do ESG
  • Empresa traz para o evento o caminhão elétrico eActros, reafirmando o compromisso da marca com a eletromobilidade e a sustentabilidade
  • Pilar Social também está presente no Actros customizado do Movimento A Voz Delas, que apoia a inclusão de mulheres no transporte
  • Peças remanufaturadas Renov reforçam a economia circular e a redução de descarte de materiais na natureza
  • App Fleetgreen, lançado na Fenatran, é solução integrada com dados de telemetria do Fleetboard para ajudar a mensurar a emissão de carbono no transporte de cargas
  • Clique AQUI e acesse o conteúdo completo da Mercedes-Benz do Brasil na Fenatran 2022 – incluindo fotos e vídeos

A presença da Mercedes-Benz do Brasil na Fenatran 2022 – maior evento do setor de transporte na América Latina, que ocorre, entre 7 e 11 de novembro, em São Paulo – reafirma o compromisso da Empresa com os pilares ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).

O grande destaque da marca no evento é o lançamento da nova linha de caminhões, que chegará ao mercado com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões. Esta é a solução robusta, eficiente e confiável da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente ao padrão Euro 6, que entrará em vigor no País em 2023 para veículos pesados.

Os pilares Meio Ambiente e Social do ESG estão evidentes da nova linha de caminhões, como também de peças e serviços. E além da redução de emissões, os lançamentos e novidades trazem ganhos de segurança nas estradas e de inclusão para as mulheres no transporte.

O pilar Meio Ambiente ganha evidência especialmente em outra grande atração da marca no evento: a apresentação do eActros, caminhão elétrico a bateria para transporte pesado nas cidades e estradas, que se destaca por emissões zero pelo veículo.

Ainda na Fenatran, a Mercedes-Benz apresenta o primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação em operação no Brasil, que se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. O foco é preservar a segurança dos motoristas e das pessoas ao redor, o que ressalta o pilar Social do ESG.

Vários outros benefícios ambientais e sociais estão presentes em iniciativas e ações de sustentabilidade implantadas pela Mercedes-Benz.

BlueTec 6 reduz as emissões e o consumo de combustível

“As novas linhas 2023 de caminhões e também de chassis de ônibus, com tecnologia BlueTec 6, asseguram uma redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5)”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Com isso, damos contribuição muito importante para a melhoria da qualidade do ar, o que é essencial especialmente nos centros urbanos, e para a preservação ambiental como um todo”.

A tecnologia BlueTec 6 é a combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por quatro módulos: DOC (Catalisador de Oxidação), DPF (Filtro de Partículas), SCR (Redução Catalítica Seletiva) e ASC (Catalisador de Amônia). “A atuação conjunta destes quatro componentes permite atender aos requisitos do Proconve P8 (Euro 6), reduzindo assim drasticamente as emissões de poluentes. Além disso, o novo motor OM 471 do Actros e do Arocs reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor Euro 5, garantindo também mais eficiência à operação dos nossos clientes”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

As equipes de Engenharia e Desenvolvimento, em parceria com várias áreas da Empresa, vêm trabalhando nos motores Proconve P8 (Euro 6) há alguns anos, o que resultou na acentuada diminuição das emissões de poluentes. “Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de Óxidos de Nitrogênio (NOx) que apenas um veículo emitia em 1990, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 55 caminhões no Proconve P8, do nosso portfólio atual. No que se refere a Material Particulado (MP), o que um caminhão emitia no P2 é o mesmo de 135 veículos no P8. Para isso é obrigatório o uso de diesel S10 e ARLA 32”, afirma Roberto Leoncini.

Mercedes-Benz apoia os clientes na transição para veículos elétricos

Mercedes-Benz apresenta também na Fenatran o caminhão elétrico eActros. “O modelo está disponível ainda somente para a Europa e não será comercializado na Fenatran. Nosso objetivo ao trazer este moderno caminhão para o evento é ampliar o debate sobre veículos elétricos e enfatizar aos clientes e ao mercado que nós temos tecnologia, experiência e competência global e local para desenvolver e fabricar aqui mesmo no País estes produtos, claro, sempre dependendo da infraestrutura e da viabilidade comercial para os nossos clientes”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Mercedes-Benz entrou na era da eletromobilidade este ano no Brasil com o chassi de ônibus urbano eO500U a bateria, já estando assim preparada para apoiar os clientes e o mercado quando essa transição chegar aos caminhões da marca.

“O lançamento do eO500U foi mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de mais de 65 anos da Empresa no País”, diz Roberto Leoncini. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. E é muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade”.

Fleetgreen mensura o carbono emitido durante o transporte de cargas

Juntamente com sua nova linha de caminhões 2023, a Mercedes-Benz está lançando o Fleetgreen, uma solução integrada com dados de telemetria do Fleetboard para mensurar o carbono emitido durante o transporte de cargas e melhorar a performance das frotas de clientes. Para isso, utiliza a tecnologia embarcada do Fleetboard em parceria com a startup GreenPlat. Por meio do processo de aceleração movemosomundocomvc.liga.ventures, foi desenvolvido um algoritmo para monitorar os dados do consumo de gases do efeito estufa.

“Reforçando o compromisso global da Daimler Truck de trazer soluções aos clientes alinhadas às tendências do mercado, a Mercedes-Benz do Brasil lança este novo modelo de negócio baseado em emissões de carbono, trazendo um impacto positivo ao meio ambiente e para a gestão das frotas dos clientes. O Fleetgreen tem o objetivo de trazer, num futuro próximo, uma solução completa que começa pela medição do transporte e irá até a comercialização do carbono”, explica Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

Tag de Pedágio ajuda a economizar combustível

Outro importante atrativo da linha Mercedes-Benz 2023 é que todos os caminhões já sairão de fábrica, como item de série, com tag de pedágio. Esta novidade permite o pagamento automático de pedágios, com plano especial e até 1 ano de mensalidades gratuitas. Assim, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso de oferecer serviços que tragam vantagens e facilidades para a gestão de frota dos clientes.

Não parar nas praças de pedágios proporciona ao cliente muito mais que conveniência. Além de encurtar o tempo na viagem, o veículo economiza combustível ao evitar os picos de consumo durante o anda e para. Outro fator também importante é a segurança, uma vez que o motorista não precisa se preocupar em carregar dinheiro durante suas viagens.

Peças Renov seguem os pilares da Economia Circular

“Visando, mais uma vez, apoiar os clientes na transição para o Proconve P8 (Euro 6), a Mercedes-Benz incluirá o Filtro de Partículas (DPF) entre os itens da consagrada linha Renov de peças remanufaturadas, que se diferencia no mercado por oferecer custos menores com a mesma qualidade de um produto novo. Isso contribui para a redução de custos operacionais e do TCO, que é o custo operacional total dos caminhões ao longo de sua vida útil”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Além das vantagens econômicas para os clientes, a linha Renov ganha destaque no mercado pela proteção aos recursos naturais. A peça usada eventualmente aceita como parte do pagamento da remanufaturada passa por um processo de reciclagem visando reaproveitamento e a consequente redução de descarte. Isso se alinha à estratégia de sustentabilidade da Mercedes-Benz, bem como aos pilares da economia circular, conceito voltado à redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, trazendo assim benefícios ambientais à sociedade.

O primeiro caminhão com Nível 4 de automação no Brasil

É da Mercedes-Benz do Brasil o primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação em operação no País. Com essa novidade, a Empresa cria um novo modelo de negócio, que consiste numa consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com a entrega de soluções customizadas para cada demanda individual dos clientes.

Essa inovação no mercado brasileiro é fruto de uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a Lume Robotics, startup brasileira de mobilidade autônoma. O primeiro modelo, um Atego 1730 autônomo, está sendo apresentado ao público na Fenatran. Caminhão é solução específica de automação para operação dedicada na fábrica da Ypê na cidade de Amparo (SP).

Actros “Estrela Delas” é destaque na Fenatran

O cavalo mecânico Actros 2651 do Movimento A Voz Delas – iniciativa criada pela Mercedes-Benz para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte – recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas numa pesquisa com caminhoneiras e cristais (companheiras dos caminhoneiros), realizada pela Empresa a fim de verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas.

Totalmente customizado e batizado de “Estrela Delas”, nome também apurado na pesquisa, esse Actros especial é destaque da marca num espaço representativo e inclusivo para mulheres na Fenatran. Iniciado em 2019, o Movimento A Voz Delas vem ganhando cada vez mais projeção junto a transportadores, instituições e parceiros, contribuindo com a melhoria das condições de trabalho para mulheres no transporte rodoviário, além de reforçar o empoderamento e equidade de gênero nessa atividade.

Treinamento de motoristas visa direção segura e econômica

Além de oferecer ao mercado produtos de alta qualidade e avançada tecnologia, a Mercedes-Benz tem também o compromisso com a formação dos motoristas, contribuindo para que eles aproveitem todo o potencial de seus veículos no dia a dia de trabalho e ainda possam contribuir para o aumento da segurança nas estradas. Dessa forma, a Empresa colabora para qualificar a mão de obra do setor e, consequentemente, faz com que o transporte de cargas e de passageiros seja mais seguro, econômico e ecológico.

A fim de ampliar o alcance dos treinamentos aos profissionais do volante, a Mercedes-Benz oferece cursos em parceria com o SEST/SENAT e a FABET, o que inclui a cessão de caminhões para atividades práticas.