Data de Publicação: 28/03/2022

  • Pirasa de Pìracicaba (SP), Prodoeste de Uberaba (MG) e Rodobens de Vilhena (RO) foram os concessionários vencedores do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental 2021
  • Idisa de Foz do Iguaçu (PR), Ingá de Cambé (PR) e Rodobens de Campo Grande (MS) são os ganhadores do Prêmio Cliente Satisfeito 2021
  • Ações de reconhecimento seguem os princípios ESG na Empresa e no dia a dia da Rede de Concessionários

Na quinta-feira, 24 de março, a Mercedes-Benz anunciou, em evento online, os vencedores do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental 2021 e Prêmio Cliente Sastisfeito 2021 para seus concessionários, em que a Empresa reconhece as melhores práticas, mas acima de tudo, reforça a necessidade de ações e atitudes que promovam o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Os concessionários destaques da edição do Prêmio de Responsabildide Socioambiental foram: Pirasa de Pìracicaba (SP), Prodoeste de Uberaba (MG) e Rodobens de Vilhena (RO). No total, foram 34 cases inscritos, avaliados pela área de Gestão Ambiental da Empresa e por professores de universidades convidadas.

Na mesma semana, a Empresa também premiou 4 fornecedores que apresentaram projetos socioambientais que estão contribuindo positivamente para o desenvolvimento da sociedade brasileira. As iniciativas de reconhecimento das boas práticas de sua rede de concessionárias e fornecedores seguem os princípios ESG na Mercedes-Benz do Brasil, impulsionando a sustentabilidade em toda a cadeia de negócios. Também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) da ONU, um apelo global à ação para diminuir a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

O evento também reservou um momento especial para a permiação Cliente Satisfeito 2021. As vencedoras foram as concessionárias Idisa de Foz do Iguaçu (PR), Ingá de Cambé (PR) e Rodobens de Campo Grande (MS). Os 23 cases inscritos foram avaliados no formato digital, com mais de 2.800 interações de colaboradores da Empresa (1ª etapa) e do público em geral nas redes sociais da marca (2ª etapa).

Caminhos para um Novo Mundo

“Essas premiações, já tradicionais junto aos nossos parceiros, visam reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas dos concessionários voltadas à sustentabilidade socioambiental e ao relacionamento com os clientes da marca, mas, acima de tudo, estamos incentivando um novo olhar para a sustentabilidade entre todos esses elos do nosso relacionamento”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, reafirmamos a responsabilidade da Empresa em contribuir para a construção de Caminhos para um Novo Mundo, como diz a nossa campanha que reúne todas as ações que têm esse olhar mais ecológico, mais inclusivo e mais justo inserido no próprio negócio”.

“A proatividade demonstrada nos cases vencedores reafirma o engajamento dos nossos concessionários com questões muito importantes para a relação da marca com o meio ambiente e a comunidade, olhando, ao mesmo tempo, para a satisfação dos clientes”, diz André Wulfhorst, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz Brasil. “Isso reforça o desenvolvimento constante da nossa Rede e a sintonia com as demandas da sustentabilidade”.

Vencedores do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental 2021

Pirasa Piracicaba – “Papel Zero”

Com o o objetivo de reduzir o número de impressões feitas no concessionário, a partir da gestão de documentos por meio digital, a concessionária gerou economia financeira, de energia elétrica, e do uso de toners de tinta. Outro benecífio foi um aumento de espaço de trabalho e uma diminuição do tempo de realização de alguns processos.

Entre setembro de 2020 e setembro de 2021, 35 mil impressões deixaram de ser feitas, uma economia de mais de R$ 1.700,00. O valor foi revertido em 300 litros de leite e 34 latas de leite em pó, destinadas a três instituições de Limeira, Piracicaba e Campinas, que atendem 50 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes.

Prodoeste Uberaba – “Ar condicionado fonte de água”

O projeto prevê redução do consumo de água limpa, a partir da reutilização da água descartada na saída dos equipamentos de ar condicionado para uso na limpeza geral do concessionário.

O volume médio diário é de 131 litros de água captados de todo o sistema de ar condicionado. Assim, foi economizado o volume anual aproximado de 30.000 litros de água.

Rodobens Vilhena – “Km de amor que corre nas veias”

Campanha de incentivo à doação de sangue, devido ao baixo estoque do Hemocentro da cidade de Vilhena (RO), que atende outros 9 municípios. A ação foi realizada no concessionário, com conversão de cestas básicas para a pastoral da criança de Vilhena.

Cada doador recebeu um boné da Mercedes-Benz. Para cada cinco doações, foi convertida uma cesta básica de alimentos de 16 kg. Em um mês de campanha foram recebidas 477 doações. Isso resultou na entrega de 1.526 kg de alimentos arrecadados para a pastoral da criança, com 120 famílias atendidas.

Ganhadores do Prêmio Cliente Satisfeito 2021

Idisa Foz do Iguaçu – “Projeto Condução Extra Econômica”

Capacitação em Condução Extra Econômica de encarregados de frota e motoristas nas 20 principais transportadoras de Foz do Iguaçu.

Essa iniciativa permitiu um monitoramento do consumo e do desempenho dos motoristas, assim como dos indicadores de desgaste de componentes para o uso eficiente na condução do veículo. Outras atividades ligadas ao projeto: plano de manutenção preventiva para 100% da frota, ranking mensal dos melhores motoristas em Condução Extra Econômica das transportadoras e realização de jantares em janeiro para premiação dos melhores motoristas do ano anterior.

Ingá Cambé – “Entrega Digital”

Oferta de pendrive com vídeos explicativos de entrega técnica presencial para os clientes.

Isso resultou em divulgação para o maior número de pessoas dentro das empresas dos clientes, além da facilidade de acesso e consulta de informações. Outros destaques: vídeos gravados por módulos e suporte às dúvidas dos clientes.

Rodobens Campo Grande – “Espaço Rodobens”

Criação de hospedagem para pernoite de motoristas no pátio do concessionário.

São sete acomodações, com oferta de toalhas e travesseiros, além de espaço de lazer, com televisão, geladeira, sofás, micro-ondas, bebedouro de água, cafeteira, mesa e cadeiras, e com porteiro 24 horas.