Data de Publicação: 06/04/2022

  • Mercedes-Benz do Brasil é a primeira do setor automotivo no Top Companies LinkedIn 2022 – a confirmar
  • Companhia mantém a posição conquistada no ano passado e se destaca novamente entre as que mais atraem e mais investem em seus talentos
  • Com dados exclusivos, levantamento da LinkedIn baseia-se em sete pilares da evolução de uma carreira

Repetindo o feito do ano passado, a Mercedes-Benz volta a conquistar posição de destaque na lista do LinkedIn Top Companies no Brasil. No ranking de 2022, anunciado hoje, 6 de abril, a Empresa foi a 1ª do setor automotivo e a 3ª entre as 25 melhores do País, considerando todos os segmentos da economia.

O LinkedIn Top Companies aponta, anualmente, as melhores empresas para desenvolver carreira no País. Em sua 6ª edição, utiliza dados exclusivos para não apenas descobrir quais das empresas atraem, mas quais também investem em seus talentos. É desta forma que as companhias contribuem para o desenvolvimento de uma base profissional sólida, preparando seus colaboradores para o sucesso dentro ou fora delas.

“No ano passado, estreamos nesse ranking da LinkedIn logo na primeira colocação tanto entre as fabricantes de caminhões e ônibus, como de todo o setor automotivo. Ganhar novamente esse reconhecimento, agora em 2022, mostra que seguimos no caminho certo do desenvolvimento de carreira na Companhia, valorizando os nossos talentos internos, promovendo e incentivando constantemente o desenvolvimento desses profissionais. Acreditamos que pessoas engajadas e orientadas aos valores corporativos são a chave para o sucesso”, ressalta Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina. “Além do orgulho de receber esse importante reconhecimento da LinkedIn, estamos muito satisfeitos em interagir com milhares de pessoas nessa rede social global, entre elas os nossos próprios colaboradores, compartilhando as nossas experiências e contribuindo para o fortalecimento das suas redes de contato e relacionamento”.

De acordo com Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil, a maior presença e interação por meio do LinkedIn demonstra que a Empresa está cada vez mais aberta ao que acontece fora da fábrica. “Estamos atentos aos mais diversos públicos, utilizando para isso as redes sociais. Isso traz valiosos inputs que nos ajudam a aprimorar produtos e serviços, o atendimento a clientes e o relacionamento com os mais diversos profissionais e com aqueles que têm interesse e paixão pela nossa marca. Afinal, seguindo o posicionamento da Daimler Truck, nós trabalhamos para todos que movem o mundo”, diz.

“O fato de entramos para o Top Companies de 2022 significa também que estamos tendo um resultado muito bom com a página da Mercedes-Benz do Brasil no LinkedIn, devido ao gerenciamento executado pelos nossos times de Comunicação Corporativa e Recursos Humanos”, prossegue Luiz Carlos Moraes. “Temos gerado engajamento em nossos colaboradores, atratividade e uma imagem positiva, com boa reputação perante outros públicos. O fato de nos destacarmos no nosso setor, sem dúvida, é uma conquista muito importante, que valoriza nossa Empresa e os profissionais que aqui trabalham”.

Sobre o LinkedIn Top Companies

O ranking Top Companies – que é divulgado em vários mercados globais – elenca empresas que oferecem as melhores oportunidades de crescimento profissional. A cada ano, o LinkedIn realiza uma análise detalhada dos dados da plataforma para acompanhar as trajetórias de carreira de milhões de pessoas no mundo inteiro. Essas informações são utilizadas para criar a lista como uma referência para profissionais em todas as fases de carreira.

A lista Top Companies é criada exclusivamente com dados de mais de 740 milhões de usuários do LinkedIn no mundo todo. A atual metodologia do LinkedIn classifica as empresas com base em 7 pilares que levam à evolução na carreira: capacidade de avanço profissional, desenvolvimento de competências, estabilidade da empresa, oportunidades externas, afinidade com a empresa, diversidade de gênero e formação acadêmica.

O avanço profissional acompanha promoções de funcionários dentro da empresa, assim como quando são contratados em outras empresas, com base em cargos padronizados. O desenvolvimento de competências analisa como os funcionários de toda a empresa estão adquirindo habilidades enquanto trabalham na mesma, utilizando para isso as competências padronizadas do LinkedIn. A estabilidade na empresa acompanha a rotatividade no último ano, bem como a porcentagem de funcionários que permanece na empresa por pelo menos três anos. O pilar oportunidades externas analisa o número de funcionários na empresa que são contactados por outras empresas através do Recruiter, o que sinaliza a demanda por trabalhadores vindos dessas empresas. A afinidade com a empresa busca medir quanto apoio a cultura organizacional oferece aos funcionários e analisa o volume de conexões no LinkedIn entre os funcionários. O item diversidade avalia a igualdade de gênero em uma empresa e suas subsidiárias. Por fim, a formação acadêmica analisa os níveis acadêmicos alcançados pelos funcionários, desde nenhum ensino superior até o doutorado, refletindo o compromisso de recrutar profissionais diversificados.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Para mais informações acesse: www.mercedes-benz.com.br/.