Data de Publicação: 16/10/2019

• Anúncio foi realizado na Fenatran, onde a Empresa lança o Novo Actros, o primeiro caminhão digital do Brasil e também o mais inteligente, conectado e eficiente do mercado

• 27º Prêmio Interação homenageia os parceiros que mais se destacaram em 2018 e 2019 pela excelência em qualidade, logística, custos e tecnologia, além de material indireto e serviços e das categoriais especiais

• Empresa também anuncia os ganhadores da 9ª edição do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou nessa terça-feira, 15 de outubro, em São Paulo, os fornecedores vencedores do 27º Prêmio Interação e do 9º Prêmio de Responsabilidade Ambiental. O evento foi realizado na São Paulo Expo, durante a Fenatran, maior salão de veículos comerciais da América Latina. Assim, os parceiros da Empresa puderam conferir o lançamento do Novo Actros, o primeiro caminhão digital do Brasil e o mais inteligente, conectado e eficiente do mercado, que é referência tecnológica no mundo.

“Nosso aguardado Prêmio Interação ganhou um significado ainda mais importante este ano, com a chegada do Novo Actros ao País”, disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, em sua mensagem aos fornecedores. “Este é um momento histórico para a Empresa e, tenho certeza, que é também para nossos parceiros. Muitos de vocês trabalharam em diferentes momentos desse projeto, durante os últimos quatro anos, juntamente com nossas equipes. O resultado final surpreende a todos”.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz traz tudo isso e muito mais para o mercado brasileiro em nome do transporte responsável. “Tendo nossos caminhões como epicentro de um amplo ecossistema, trabalhamos pelo conforto e modernidade para os motoristas e eficiência e rentabilidade para os clientes”, ressalta Philipp Schiemer.

O Novo Actros é fruto de uma forte parceria entre as equipes da Mercedes-Benz do Brasil e do Grupo Daimler, contando com a participação de muitos fornecedores. “Esse novo caminhão extrapesado é sucesso na Europa e aqui não será diferente. Com esse lançamento, estamos marcando o início de uma nova era no País”, afirma.

Philipp Schiemer cumprimentou ainda os fornecedores vencedores pelo envolvimento, determinação e comprometimento com os objetivos da Empresa. “Temos muitos desafios a serem enfrentados, mas muito potencial para superá-los e alcançar novas conquistas. Para isso, conto com o trabalho e a garra dos nossos colaboradores e também dos nossos parceiros. Juntos, somos mais fortes para atuar nos competitivos mercados do Brasil, da América Latina e de outros países para onde exportamos”.

Momento especial de agradecimento aos fornecedores

“Este evento é muito especial para a nossa equipe de Compras. É um momento ímpar para reconhecer os fornecedores que mais se destacaram em 2018 e 2019 em quesitos como qualidade, logística, custos e tecnologia, além das categorias de materiais indiretos e serviços, e que, por isso, merecem nossa homenagem”, ressalta Matthias Kaeding, diretor de Compras da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, parabenizo os ganhadores do 27º Prêmio Interação e do 9º Prêmio de Responsabilidade Ambiental”.

O diretor, que assumiu sua função na Empresa recentemente, enfatizou que foi uma honra estar com fornecedores e parceiros na Fenatran. “Esse ano mudamos o local do evento para compartilharmos com vocês o quanto estamos orgulhosos do nosso novo e mais inteligente caminhão, o Novo Actros”, disse ele.

Segundo Matthias Kaeding: “Os últimos anos colocaram à prova toda a competência, dedicação, flexibilidade, comprometimento e profissionalismo de cada um de nós. Acredito que para a maioria foi bastante desafiador”, afirmou. “Presenciamos diversos desafios, como as últimas ações referentes ao lançamento do novo Actros. Por isso, agradeço a todos vocês pela parceria”.

“Como nossos parceiros, esperamos de vocês suporte aos nossos produtos e estratégias”, destacou. “Além disso, nossa visão de negócios se baseia em transparência, eficiência, compartilhamento dos ganhos e confiança. Também é importante ser inovador, para ambos os lados. Iremos encarar diversos desafios, mas também diversas oportunidades para crescimento”.

Confira os fornecedores vencedores em cada uma das premiações

Categoria “Excelência em Qualidade”

• Kromberg & Schubert do Brasil Ltda.

• Schulz S.A.

Categoria “Excelência em Logística”

• Iochpe Maxion S.A.

• Sociedade Michelin de Participações, Indústria e Comércio Ltda.

Categoria “Excelência em Custos”

• voestalpine Meincol S.A.

• Maxiforja Componentes Automotivos Ltda.

Categoria “Excelência em Tecnologia”

• S Riko Automotive Hose Tecalon Brasil S.A.

• Modine do Brasil Sistemas Térmicos Ltda.

Categoria “Especial”

• Fastplas Automotive Ltda.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Excelência Operacional”

• Embalatec Industrial Ltda.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Excelência Comercial”

• Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Especial”

• Construcione Engenharia e Construções Ltda.

9º Prêmio de Responsabilidade Ambiental

• Basf S.A.

• Bridgestone do Brasil Indústria e Comércio Ltda.

• Henkel Ltda.

A seguir, mais informações de cada fornecedor premiado:

Categoria “Excelência em Qualidade”

Kromberg & Schubert do Brasil Ltda. Com matriz em Itatiba (SP), é parceira da Mercedes-Benz há quase 20 anos, fornecendo chicotes modulares para chassis de ônibus. A empresa demonstra excelência operacional principalmente no que diz respeito à agilidade, flexibilidade e capacitação técnica. Com a evolução tecnológica dos produtos Mercedes-Benz, que entrega ao mercado cada vez mais conforto, segurança e performance, os chicotes elétricos fornecidos pela Kromberg & Schubert atingem o propósito de conectar as mais diversas funções oferecidas pelos veículos com alto padrão de qualidade. A parceria desenvolvida nesses anos capacita a Mercedes-Benz a manter a competitividade em seus mercados de atuação e a conquistar novos clientes com produtos de excelência operacional.

Schulz S.A. Fundada em 1963, na cidade de Joinville (SC), a Schulz atua em vários setores. No segmento automotivo, são fornecedores de componentes para caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e tratores, além de compressores para diversas aplicações. Atuante no mercado nacional, também exporta para mais de 70 países. A parceria com a Mercedes-Benz do Brasil é de longa data e envolve o fornecimento de grande variedade de peças para aplicações em caminhões, chassis de ônibus, motores, eixos e câmbios. Comprometida com seus colaboradores e clientes, a Schulz investe em treinamento e equipamentos, buscando sempre o fornecimento de peças com alta qualidade e confiabilidade.

Categoria “Excelência em Logística”

Iochpe Maxion S.A. Fundada em 1918, no setor madeireiro, atua hoje no setor industrial como uma das principais produtoras de componentes estruturais em aço das Américas. Suas seis plantas de estamparia estrutural estão distribuídas pelo Brasil, Argentina, Uruguai e México. Além disso, é líder mundial na produção de rodas automotivas. Com sua vasta experiência no setor, a Iochpe Maxion desempenha importante papel na cadeia de fornecedores da Mercedes-Benz do Brasil, agregando competitividade, capacidade técnica, flexibilidade e agilidade ao processo produtivo da Empresa.

Sociedade Michelin de Participações, Indústria e Comércio Ltda. Fabricante de pneus desde 1891, a Michelin, de origem francesa, está presente com operações no Brasil desde 1927. Sediada no Rio de Janeiro, capital, destaca-se no segmento de pneus pela qualidade e performance de seus produtos. Nos anos de 2018 e 2019, também demonstrou excelência no atendimento às necessidades de logística da Mercedes-Benz do Brasil, sempre primando pelo cumprimento dos prazos e quantidades acordadas, além de apresentar flexibilidade e ação rápida quando necessário.

Categoria “Excelência em Custos”

voestalpine Meincol S.A. Atuando no Brasil e na América do Sul desde 2008, a empresa é controlada pelo grupo austríaco voestalpine, através da Divisão Metal Forming, maior fabricante europeu do setor de tubos e perfis especiais. A trajetória de sucesso se concretizou com a transferência das operações da antiga Meincol Distribuidora de Aço, com 70 anos de história no Brasil, para uma corporação globalizada, referência mundial no segmento do aço, o que agregou know-how, tecnologia e qualidade de ponta à companhia gaúcha, que possui duas unidades fabris instaladas em Caxias do Sul. A voestalpine Meincol disponibiliza completo mix de produtos em aço, como tubos e perfis, a partir de aços laminados a quente, a frio e galvanizados. Tudo produzido com alta tecnologia e excelente custo-benefício, o que levou a Mercedes-Benz a reconhecer o importante papel do fornecedor na busca da excelência em custos.

Maxiforja Componentes Automotivos Ltda. Fundada em 1963 e localizada na cidade de Canoas (RS), a empresa é hoje uma das maiores forjarias do Brasil. Conta com uma área construída de 30.500 m2 e é fornecedora de componentes e sistemas de motores, eixos e transmissões para os segmentos automotivo, agrícola e industrial, garantindo aos clientes soluções rápidas e adequadas. Com profissionalismo e sustentabilidade, no último ano, a Maxiforja desempenhou um papel estratégico e importante nos diversos projetos e desafios apresentados pela Mercedes-Benz do Brasil, sempre garantindo a excelência e a qualidade de seus produtos.

Categoria “Excelência em Tecnologia”

S Riko Automotive Hose Tecalon Brasil S.A. Empresa do Grupo Sumitomo Riko, tem sua matriz no Brasil em Juatuba (MG), sendo um tradicional fornecedor de peças em poliamida para aplicação em freios, combustível, ARLA, embreagem e mangueiras de ar condicionado. Desde o final de 2017, a indústria automobilística vem sofrendo com a falta da poliamida PA12 no mercado mundial e esse material é utilizado largamente nos veículos Mercedes-Benz. Devido à escassez desse material, a S Riko desenvolveu uma nova solução (PA6.10), com características semelhantes ao PA12. Com isso, garantiu o abastecimento de todas as linhas de produto Mercedes-Benz sem qualquer ônus para a produção. Além disso, segue trabalhando no desenvolvimento de novas soluções que continuem a atender todos os requisitos de Engenharia e Qualidade, sempre alinhada com a necessidade de redução de custos.

Modine do Brasil Sistemas Térmicos Ltda. Empresa do grupo Modine Manufacturing Company, fundado em 1916 por Arthur Modine quando patenteou o spirex, um radiador para tratores. No Brasil, está presente desde 1966 por meio da antiga companhia Radiadores Visconde, localizada em Guarulhos (SP), cujo processo de aquisição foi finalizado em 2006. A partir da concepção, projeto, testes e produção, a empresa desenvolve soluções tecnológicas em gerenciamento térmico para o mercado global com uma ampla variedade de aplicações. Atende às exigências dos diversos segmentos em que atua e que envolvem o mercado de peças originais (OEM), reposição, exportação e produtos industriais. A Modine é parceira da Mercedes-Benz no desenvolvimento de trocadores de calor, atuando com competência e profissionalismo, respeitando a ética nas relações comerciais, o aspecto humano e o meio ambiente.

Categoria “Especial”

Fastplas Automotive Ltda. Empresa nacional com foco principal na indústria automotiva. Atua na produção de materiais termoplásticos, termofixos e novas tecnologias para atender peças de acabamento interno, externo e pintura de peças plásticas. Por meio de diferentes tecnologias, materiais e processos produtivos, oferece à Mercedes-Benz do Brasil a possibilidade de desenvolver em regime de engenharia compartilhada peças com enorme grau de complexidade e alta competitividade técnica e comercial. O prêmio na Categoria Especial foi concedido para a Fastplas pelo conjunto de atitudes que contribuíram para que a Mercedes-Benz pudesse atender o crescente mercado de caminhões extrapesados com a Linha Actros. Merecem destaque também as habilidades praticadas pela Fastplas em aceitar o compromisso de produzir peças em DCPD em tempo recorde, implementar redução de custos e otimização de processos, bem como o gerenciamento de matéria prima nacional e importada.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Excelência Operacional”

Embalatec Industrial Ltda. Com sede em São Paulo, capital, a empresa é especializada na fabricação de embalagens e pallets de madeira. Fornecendo soluções com rapidez, qualidade e engenharia de produto, a Embalatec é um dos principais parceiros da Mercedes-Benz do Brasil. Desde 1994 é fornecedora homologada desses produtos para as plantas de São Bernardo do Campo e Campinas. A Embalatec está capacitada para fornecer suporte total no desenvolvimento, racionalização e uso de embalagens para movimentação, transporte e armazenagem. Contando com equipamentos de alta tecnologia, como as linhas automatizadas para montagem de pallets, possui alta capacidade de produção, primando sempre pela qualidade.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Excelência Comercial”

Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A. Fornecedor premiado devido ao excelente resultado comercial no contrato de 1º enchimento em maio de 2018, envolvendo óleo de motor, óleo de diferencial, óleo para eixo, graxa e outros. Parceiro de negócio da Mercedes-Benz do Brasil há mais de 21 anos, no início como Mobil e, a partir de 2008, como Cosan Lubrificantes, que fez a aquisição dos ativos da ExxonMobil no Brasil, mantendo acesso contínuo às formulações e avançadas tecnologias globais dos produtos da marca Mobil. A empresa se posiciona entre as três maiores no segmento de lubrificantes, liderando o mercado brasileiro de lubrificantes premium e de alta tecnologia. Está presente em 11 países, com um modelo eficiente e sustentável de distribuição da marca Mobil. Mediante parcerias com as corporações ExxonMobil e S-Oil, a Cosan Lubrificantes também é distribuidora autorizada de óleo básico, principal matéria prima dos lubrificantes, e atua com os básicos parafínicos dos grupos I, II e III no Brasil.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Especial”

Construcione Engenharia e Construções Ltda. Com sede em Piracicaba (SP), a empresa é tradicional no mercado de construção civil em obras de médio e grande porte, atendendo principalmente a área industrial. Eficiência e capacidade de engenharia de projetos, administração, flexibilidade nas negociações e agilidade com qualidade nas execuções das obras tornam a Construcione um grande parceiro de sucesso da Mercedes Benz. Desde 2005 é fornecedora homologada da Empresa no segmento de Construção Civil nas plantas de São Bernardo do Campo, Campinas e Iracemápolis, no Estado de São Paulo, e de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

9º Prêmio de Responsabilidade Ambiental

Durante o evento do Prêmio Interação também foram anunciados os vencedores do 9º Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental. Essa iniciativa reconhece boas práticas ambientais dos fornecedores em seus processos industriais e instalações. Os trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz, da UFRJ e do SENAI.

Basf S.A. Programa Mata Viva®. Ação voluntária da BASF que faz parte da estratégia ambiental da empresa de produzir e trazer impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade. O desafio, iniciado em 1984, era restaurar a mata ciliar às margens do rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá (SP). A iniciativa foi além, ganhou força e multiplicou ações, envolvendo parceiros de negócio e incrementando os benefícios gerados pelo programa.

Desde o começo do projeto, a empresa realizou o plantio de mudas para recuperar a mata ciliar às margens do Paraíba do Sul. A área recuperada totaliza 128 hectares e está localizada dentro da propriedade da fábrica. A execução do projeto contou com as parcerias do IBAMA e da Secretaria de Meio Ambiente de Guaratinguetá. Inicialmente foram plantadas 220 mil mudas de várias espécies, de acordo com as práticas de recuperação de áreas degradadas da época. Isso incluiu o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e árvores exóticas.

Atualmente, a BASF realiza o manejo da floresta para estimular a regeneração natural, substituindo as árvores exóticas pelas nativas da Mata Atlântica, o que inclui o plantio de mais 55.884 mudas, sob orientação técnica da Fundação Espaço ECO®.

Todo o esforço e investimento financeiro realizado pela BASF resultou em um grande sucesso ambiental. Além de proteger as margens do Paraíba do Sul, o projeto está alinhado aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, contribuindo para a conservação da biodiversidade, dos solos e dos recursos hídricos e para o combate às mudanças climáticas.

Bridgestone do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Projeto Água de Reúso. Com base num estudo de viabilidade, foram analisados os recursos disponíveis e mapeado o potencial de recursos hídricos da região do ABC Paulista. Como consequência, foi executada a adaptação do sistema de abastecimento interno da fábrica da Bridgestone em Santo André e o balanço hídrico se tornou flexível, o que possibilitou beneficiar a comunidade com maior disponibilidade de água potável e alimentar a planta com água de reúso, além de utilizar a água dos poços artesianos para consumo humano.

A execução do projeto Água de Reuso, entre o período de 2016 a 2017, trouxe resultados significativos. Hoje, mais de 100 residências podem ser abastecidas diariamente devido à redução do consumo do recurso hídrico natural no processo industrial da fábrica da Bridgestone em Santo André.
Para tanto, o volume de consumo de recurso hídrico natural no processo industrial da fábrica foi reduzido em 65%.

Atualmente, são utilizados apenas 35% de água de poços artesianos e da rede municipal de abastecimento na operação fabril. Além disso, outro ponto a ser destacado é a garantia de continuidade do processo produtivo da Bridgestone em caso de escassez hídrica.

Henkel Ltda. Eficiência Energética. Esse projeto resultou na introdução da tecnologia Prepalene X na fosfatização da carroceria do caminhão, processo que prepara a superfície metálica para receber a pintura na linha de caminhões Mercedes-Benz na fábrica de Juiz de Fora (MG). O objetivo era reduzir o consumo de água e energia dentro dos processos da área de pintura. Isso foi efetivado ao longo de 2016, com a montagem do banho de Prepalene X na linha de pré-tratamento em conjunto com a equipe de controle de processo e engenharia da fábrica.

Desde a implementação do projeto, até agora, houve significativas mudanças no processo de pré-tratamento, como a redução de 5 milhões de litros no volume de água. Com isso, essa mesma quantidade de água deixou de ser despejada nas estações de tratamento de efluentes. Isso trouxe uma economia de cerca de 240 mil kW, com redução significativa na quantidade de mão de obra empregada no processo.