Data de Publicação: 24/03/2022

• Empresa mantém foco na lucratividade geral
  • Apesar de contratempos, a Daimler Truck atingiu seus objetivos financeiros para 2021
  • Significativo aumento no número de unidades vendidas, faturamento e lucro líquido, ocorreu graças à recuperação nos mercados mais importantes e progresso nas medidas de redução de custos.
  • Desafios de fornecimento dificultaram um maior aumento no segundo semestre de 2021
  • Alto nível de encomendas e fila de atendimento em nível recorde resultaram em ambiente de forte demanda
  • A Daimler Truck espera atingir aumentos nas vendas do grupo, faturamento e lucratividade do grupo em 2022

A Daimler Truck Holding AG (Daimler Truck) manteve com sucesso seu foco na melhoria da lucratividade geral em 2021. Com sua estratégia de manter um estrito controle dos custos fixos, a empresa atingiu seus objetivos financeiros para 2021, apesar de significativas dificuldades com a cadeia de suprimentos. A Daimler Truck foi beneficiada por uma recuperação econômica generalizada nos mais importantes mercados de venda de veículos comerciais no ano financeiro de 2021 e aumentou significativamente o número de unidades vendidas, faturamento e lucro líquido. Com 455.400 unidades, 20% mais caminhões e ônibus foram vendidos em todo o mundo em 2021 em comparação ao nível do ano anterior (378.300 unidades). A empresa foi favorecida pela recuperação de seus mercados mais importantes, especialmente no primeiro semestre de 2021. Apesar da demanda permanecer forte nos principais mercados durante o segundo semestre, dificuldades de fornecimento reduziram a produção e limitaram o crescimento no volume, especialmente de veículos pesados na América do Norte e na Europa.

Impulsionado pelo significativo crescimento geral do volume de unidades vendidas, o faturamento da empresa aumentou para 39,8 bilhões de euros em 2021 (10% a mais em comparação com o ano anterior: 36,0 bilhão de euros). Fortalecidas por um ambiente de alta demanda e impulsionadas por todos os segmentos, as encomendas da Daimler Truck para 2021 nos negócios industriais chegaram a 590.000 unidades, um aumento de 37% sobre o ano anterior (430.500 unidades). Ainda mais importante, 2021 também mostrou um desenvolvimento favorável nos ganhos e Retorno sobre as Vendas (ROS) impulsionados por fortes vendas, aperfeiçoamento na precificação líquida e medidas de redução de custos.

O faturamento EBIT ajustado (antes dos juros e impostos) aumentou significativamente para 2,552 bilhões de euros (657 milhões de euros no ano anterior). O Retorno sobre as Vendas (ROS) ajustado em 2021 foi de 6,1%, com um aumento de 1,9% sobre o ROS do ano anterior. O Fluxo de Caixa Livre dos Negócios Industriais atingiu 1,556 bilhão de euros no ano (em 2020 esse valor foi de 1,781 bilhão de euros). De forma geral, a Daimler Truck atingiu os objetivos de redução de custos e aumento de margens. Simultaneamente, a Empresa enfrentou contratempos causados pelas restrições na cadeia de suprimentos que afetaram o lucrativo portfólio de caminhões na América do Norte e Europa.

Previsão para o Grupo em 2022

No momento, a Daimler Truck acredita que as condições econômicas em nossos mercados mais importantes continuarão a se normalizar e que a pandemia da COVID-19 e a guerra na Ucrânia não terão impacto negativo no desenvolvimento geral do mercado. Apesar da forte demanda, restrições na indústria de semicondutores e dificuldades correntes de suprimento continuarão afetando as vendas, principalmente durante o primeiro semestre. Em relação às duas principais regiões, América do Norte e Europa, a direção da empresa acredita que o mercado norte-americano ficará entre 255 mil e 295 mil unidades, enquanto o mercado europeu atingirá entre 240 mil e 280 mil. Em seus negócios industriais, a Daimler Truck espera um aumento no número de unidades vendidas em 2022 para algo entre 500 mil e 520 mil. A empresa aguarda por um significativo aumento em seu faturamento no nível do grupo para um intervalo entre 45,5 e 47,5 bilhões de euros. Em relação ao EBIT ajustado, a Daimler Truck também espera um aumento expressivo. Em relação ao Retorno sobre as Vendas (ROS) ajustado para os Negócios Industriais, a Daimler Truck estima que fique entre 7% e 9%.

"Nessas semanas dramáticas, nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia e esperamos que esta guerra termine em breve. Logo no início do conflito, decidimos suspender totalmente nossos negócios na Rússia até outra determinação. Ao mesmo tempo, estamos apoiando organizações de caridade em seus esforços de ajuda à Ucrânia, assim como numerosas iniciativas individuais de nossos empregados, aos quais eu gostaria de expressar minha gratidão", afirmou Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.

A Daimler Truck acredita que a suas cadeias de suprimento não serão afetadas pela guerra de forma significativa. As despesas pontuais ocasionadas pela descontinuação dos negócios na Rússia serão consideradas separadamente do resultado do primeiro trimestre. Os efeitos operacionais previsíveis, como a paralização dos negócios na Rússia, assim como os maiores custos atuais das matérias-primas e energia estão incluídos nas previsões para 2022.

"Olhando para o ano passado de uma perspectiva dos negócios, posso afirmar claramente que 2021 foi um ano extraordinário para a Daimler Truck e que estou muito orgulhoso pelo que nossa equipe global realizou. Apesar dos contratempos causados pela COVID-19 e da escassez na cadeia de suprimentos, atingimos nossos objetivos financeiros. Além disso, nossa separação da Mercedes-Benz Group AG foi mais um passo histórico realizado com muito sucesso. A partir desta semana, passamos a ser orgulhosamente um novo membro do grupo DAX no mercado acionário. Pensando em 2022, vamos focar nos fatores que temos em nossas mãos para aumentar ainda mais nosso potencial de lucro e liderar o transporte sustentável. Estamos totalmente empenhados em fazer com que nosso primeiro ano como uma empresa independente seja um sucesso para a Daimler Truck", afirma Martin Daum.

Jochen Goetz, CFO da Daimler Truck, declarou: "O aumento da nossa lucratividade em 2021 aconteceu devido aos maiores volumes de vendas e a melhoria dos negócios de veículos usados e pós-vendas. Enquanto os custos mais altos das matérias-primas e as dificuldades com a cadeia de fornecimento tiveram efeitos negativos, em compensação, o aperfeiçoamento estrutural em 2021 também foi uma grande conquista. Além disso, continuamos totalmente empenhados nas metas de lucratividade que estabelecemos para 2025 e continuaremos a trabalhar intensamente em todos os níveis estratégicos para alcançá-las.  Em 2022, esperamos aumentar mais uma vez nosso retorno ajustado nas vendas e dar mais um passo rumo às nossas metas para 2025. Mesmo com a incerteza da pandemia da COVID-19, os atuais desafios de nossa cadeia de suprimento e o potencial impacto da guerra da Ucrânia na economia global, é importante ressaltar que iniciamos 2022 com uma forte posição financeira."

Em 2021, as despesas com pesquisa e desenvolvimento da Daimler Truck, de 1,574 bilhão de euros, se mantiveram no mesmo nível do ano anterior (1,574 bilhão de euros). A Daimler Truck continuou a sua conduta de investimentos focados e eficientes em Pesquisa e Desenvolvimento e concentrou seus esforços em áreas de inovação que a empresa considera adequados para apoiar no caminho estratégico para um transporte sustentável e livre de emissões. Outras áreas em foco incluíram o transporte autônomo e o desenvolvimento de novas gerações que sucederão os produtos existentes.

A Daimler Truck reforçou sua meta de reduzir o P&D e o CapEx (despesas de capital) em 15% até 2025 em comparação com o nível de 2019, apesar da necessidade de maior investimento em tecnologias para veículos de emissão zero (ZEV - zero emission vehicles). Consequentemente, a empresa aplicou seu processo de alocação de capital focando em futuros retornos, assim como em metas de transformação. Em 2021, a Daimler Truck já reduziu nossos P&D e CapEx em 18% em relação a 2019. A redução de investimentos relacionados a ICE (internal combustion engines - motores de combustão interna) teve início, comparada à necessária elevação dos investimentos em Veículos e Emissão Zero – portanto, a meta de redução de 15% para 2025 continua em vigor.

Empresa líder na indústria do transporte há 125 anos

Os fundadores da Daimler Truck deram início à moderna indústria do transporte com seus caminhões e ônibus há 125 anos. A empresa é hoje uma das maiores fabricantes de veículos comerciais com alcance global, com mais de 40 instalações de produção e aproximadamente 100 mil empregados em todo o mundo. A Daimler Truck almeja alcançar um retorno sobre vendas de dois dígitos até 2025, considerando fortes condições de mercado. As atividades de negócios da Daimler Truck estão estruturadas em cinco segmentos para os quais a empresa formulou metas concretas. Por exemplo, a Daimler Truck visa um retorno sobre vendas ajustado de 12% para o segmento Trucks North America (TN - Caminhões América do Norte). Já para o segmento Mercedes-Benz (MB), a meta é um retorno ajustado sobre vendas de 10%. Para Trucks Asia (TA - Caminhões Ásia) é de 9% e de 7,5% para o segmento Daimler Buses (DB). Com os Serviços Financeiros atuando como um quinto segmento, a empresa está visando um retorno ajustado sobre o patrimônio (ROE - Return on Equity) de 14%.

Informações e documentos adicionais (Relatório Anual, Apresentação ao Mercado de Capitais, Fact Book, etc.), incluindo uma detalhada exposição sobre os cinco segmentos da Daimler Truck no ano fiscal de 2021, estão disponíveis online na seção de relacionamento com o investidor da Daimler Truck:

A Daimler Truck está relacionada no índice do mercado de ações alemão, DAX, desde 21 de março. As ações da Daimler Truck são negociadas no Mercado Regulamentado (Prime Standard) da Bolsa de Valores de Frankfurt, sob o símbolo DTG. O número de identificação de International Securities é DE000DTR0CK8, e a identificação alemã correspondente (WKN) é DTR0CK.