Data de Publicação: 28/03/2023

• Este é o mais tecnológico centro de testes da América Latina para caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves e máquinas agrícolas
  • Com cinco pistas de testes numa área de 400 mil metros quadrados, o CTVI permite avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor
  • Complexo estará disponível para locação a fabricantes de veículos e componentes automotivos e oferecerá boxes de oficina, estacionamento de protótipos e escritórios individuais, o que garante total privacidade e confidencialidade para projetos
  • Com o CTVI, Mercedes-Benz do Brasil e Bosch entregam um grande legado para a indústria automotiva na América Latina, com padrão global de qualidade e confiabilidade
  • Testes com veículos autônomos, híbridos e elétricos também poderão ser realizados no local
  • Clique aqui e assista vídeo do CTVI completo
  • Clique aqui para baixar versão para Redes Sociais

Mercedes-Benz do Brasil e a Robert Bosch América Latina finalizaram as obras de construção das pistas do CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), no interior paulista. Este é o complexo de testes mais tecnológico do Hemisfério Sul para desenvolvimento e homologações de produtos e componentes de caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves e máquinas agrícolas.

Projetado para atender as demandas de testes e simulações de fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo, o CTVI conta com cinco pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor.

“Ao disponibilizar essa nova e moderna estrutura para outras empresas do setor, contribuímos para o desenvolvimento da indústria automotiva. Com o importante diferencial de que toda a estrutura estará concentrada em um único local, otimizando processos e assegurando ganhos de eficiência, agilidade e produtividade, com qualidade, segurança e confiabilidade”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Entregamos assim um grande legado para o setor automotivo e também para a indústria brasileira e da América Latina”.

“De olho no presente e no futuro, este empreendimento é também uma grande conquista para a toda a engenharia da mobilidade brasileira, já que favorece o desenvolvimento de projetos com ganhos de tempo e em logística em uma infraestrutura com padrão internacional. Além disso, o CTVI está totalmente alinhado com a nossa estratégia de “local for local”, cujo foco é estabelecer centros de competência locais para atender às demandas dos nossos clientes”, destaca Gastón Diaz Perez, presidente e CEO da Robert Bosch América Latina.

CTVI amplia a gama de testes veiculares no Brasil

Com conceito e estrutura similares às de países como Alemanha, EUA, China e Japão, o CTVI ampliará a gama de testes veiculares no Brasil, acelerando o desenvolvimento e a homologação de produtos e tecnologias.

Entre os testes, destacam-se o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), Frenagem Automática de Emergência, proteção de pedestres e ciclistas (AEB) e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), além de eficiência energética e de condução autônoma e semiautônoma. “O desenvolvimento de tecnologias voltadas a segurança ativa e assistência de direção como radar, ultrassom e vídeo, que em breve serão realizados no CTVI, irão acelerar as oportunidades de condução mais segura e confortável”, complementa Diaz Perez.

Numa área de 400 mil metros quadrados, o CTVI foi construído junto ao Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, inaugurado em 2018.

A pista Oval de Alta Velocidade (High Speed Oval - HSO) é um dos destaques do complexo. Esta área é composta por duas retas paralelas de 960 metros cada e duas curvas asfálticas compensadas de 3 ângulos distintos, completando o circuito oval num total de 2,6 mil metros de extensão, três faixas de rolagem. A HSO permite verificações em alta velocidade, consumo de combustível, autonomia, arrefecimento, ruído, conforto veicular, dirigibilidade e outros. É possível testar também funções de assistência ao condutor.

A pista de Conforto (Comfort Lane – CML), adjacente ao HSO, é um conjunto de 5 faixas de rodagem com diferentes pisos e superfícies irregulares para medições de estabilidade, suspensão e outros itens.

Com 88 mil metros quadrados de asfalto perfeitamente plano e 220 metros de diâmetro, a Área de Dinâmica Veicular (Vehicle Dynamic Area - VDA) possibilita inúmeras manobras com total segurança e em condições ideais para experimentos como ESP® e AEB. Poderá ser utilizada também para avaliações de veículos híbridos, elétricos, autônomos e funções de ADAS.

Já a área de Medição de Frenagem (Brake Measurement Track – BMT) é composta por duas faixas paralelas e irrigáveis que propiciam diferentes coeficientes de aderência, que podem ser usadas em manobras de aprimoramento para sistemas de segurança ativa, como o ABS e o ESP®.

Destinada às manobras de estabilidade e condução, a Pista de Dirigibilidade Pavimentada (Paved Handling Course - PHC), com 1,6 km de extensão e níveis de elevação variados, é composta por curvas e sinuosidades de diferentes raios e está disponível para ensaios de dirigibilidade e testes de veículos de passeio e comerciais leves.

O espaço contará com boxes de oficina e escritórios individualizados, além de estacionamentos para protótipos de veículos em desenvolvimento, que também estarão à disposição para locação. Isso garante privacidade e confidencialidade total para as empresas locatárias.

“O CTVI nasce com um forte propósito de oferecer sua moderna e completa infraestrutura a todas as empresas do setor automotivo. A busca pelo Centro de Testes tem se intensificado e já estamos em conversas com diversos possíveis clientes mesmo antes do início das operações”, diz Andreas Hueller, gestor do Projeto do CTVI. “Além de todo o potencial tecnológico à disposição das empresas, outro grande diferencial é a localização, próxima de grandes cidades e do Aeroporto de Viracopos, numa região muito bem servida de ótimas rodovias. Aliás, o CTVI também poderá ser utilizado para eventos, ampliando suas possibilidades de uso”.

Preparando o mercado brasileiro para veículos e tecnologias do futuro

Para Achim Puchert, a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch estão investindo juntas no futuro e permanecerão lado a lado dos clientes, do mercado e do País. “No horizonte da nossa parceria, visamos os veículos semiautônomos e autônomos, híbridos e elétricos, todos conectados, digitais e compartilhando informações que visam trazer mais segurança e conforto aos motoristas e passageiros”.

“Nesse sentido, o CTVI é mais um marco da Bosch e da Mercedes-Benz do Brasil no desenvolvimento de veículos e soluções cada vez mais seguras e inteligentes, em linha com compromisso de ambas as empresas com o ecossistema do transporte responsável e com a mobilidade sustentável, reforçando os pilares ESG nas companhias. Com essa parceria, reforçamos a confiança de nossas empresas no País e no potencial dos mercados interno e externo”, completa Diaz Perez.

Por sua vez, Achim destaca que Mercedes-Benz do Brasil e Bosch, ambas alemãs de origem, são marcas mundiais à frente de seu tempo, com DNA de pioneirismo e vanguarda no desenvolvimento tecnológico de veículos e componentes. “Essa parceria reforça nosso compromisso com a inovação e criação de soluções sustentáveis para hoje e para o amanhã”, afirma. “O início de operação do CTVI refletirá também o momento de transformação pelo qual está passando a Mercedes-Benz do Brasil. Essa obra nos ajuda a acelerar os desenvolvimentos de soluções para os clientes da marca e novas possibilidades para nossa Empresa, reforçando ainda mais o papel da Mercedes-Benz do Brasil na plataforma global de desenvolvimento da Daimler Truck”.

Sobre a Bosch

Com quase 70 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços e atua nos setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. Em 128 localidades ao redor do mundo, a Bosch emprega 85 mil colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, sendo que 44 mil são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com.br e www.bosch-press.com.br.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 66 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada.