Data de Publicação: 15/04/2021

• Inovação exclusiva do Novo Actros, Mercedes-Benz Uptime utiliza inteligência de dados e conectividade para realizar ações de manutenção preventiva e preditiva, evitando paradas desnecessárias do caminhão
  • Ao assegurar maior disponibilidade da frota, solução Mercedes-Benz aumenta a produtividade e garante a rentabilidade para o transportador
  • Baseado na planta da Mercedes-Benz em Campinas, Uptime Center é a torre de controle que monitora as frotas de clientes em todo o Brasil a fim de propor as ações de manutenção e reparos
  • Mercedes-Benz Uptime cria um novo patamar de relacionamento e assistência técnica entre a Mercedes-Benz e seus concessionários com os clientes da marca

• Clique para assistir ao vídeo tutorial do Mercedes-Benz Uptime
  • Clique para assistir ao vídeo tutorial do Conectados

Se os inovadores conceitos da quarta revolução industrial – inteligência artificial, tecnologia digital, conectividade, Internet das Coisas e outros – já estão presentes nas linhas de produção de caminhões, cabinas e chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, eles também estão beneficiando os serviços oferecidos pela marca.

Nesse sentido, o Mercedes-Benz Uptime, disponível inicialmente para o Novo Actros, cria um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva, como também de relacionamento e assistência técnica entre a Mercedes-Benz e seus concessionários com os clientes da marca.

A inteligência de dados do Mercedes-Benz Uptime avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção. “A gente se aproxima do topo da manutenção preditiva e praticamente zera as paradas imprevistas do caminhão do cliente”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos assim oferecendo produtos e serviços 4.0 para um cliente também cada vez mais 4.0, que utiliza as modernas ferramentas digitais para obter ainda mais eficiência, produtividade e rentabilidade em seus negócios de transporte de cargas. Ou seja, mais uma vez, a Mercedes-Benz traz uma nova solução para as demandas do mercado, seguindo o compromisso As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

De acordo com Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, todos os caminhões da família Novo Actros saem de fábrica com o Mercedes-Benz Uptime já integrado na arquitetura eletrônica da linha CAN do veículo. “Basta apenas o cliente adquirir o serviço, que é ativado imediatamente, começando a proporcionar uma série de benefícios para os caminhões da sua frota”, informa o executivo. “A grande inovação é que a inteligência artificial monitora os dados do caminhão o tempo todo, acionando automaticamente as medidas de manutenção e reparos que buscam evitar paradas desnecessárias, mantendo o veículo na sua atividade de transporte. Essa comunicação se dá primeiramente pela conectividade do caminhão com o motorista e com o gestor da frota e, depois, por meio da nossa Central de Relacionamento com o Cliente e dos nossos concessionários. Tudo online, a qualquer hora ou dia, em qualquer lugar”.

Uptime Center é a torre de controle desse serviço inovador

Para monitorar os caminhões dos clientes, a Mercedes-Benz criou o Uptime Center em sua planta de Campinas, no interior paulista. Trata-se de uma área em que estão concentradas avançadas tecnologias e ferramentas de monitoramento e gestão de frota. Essa espécie de “torre de controle” faz o acompanhamento dos extrapesados Novo Actros que rodam pelas estradas do País.

A inteligência artificial identifica e acompanha a localização dos caminhões, que medidas de manutenção preventiva ou preditiva precisam ser tomadas e já propõe o plano de ação ao cliente. O sistema chega a indicar, por exemplo, qual o concessionário mais próximo, se é preciso parar imediatamente ou se é possível programar a manutenção na oficina da rede e até já agenda o horário do serviço, com a separação das peças e o mecânico responsável já avisado. Ou seja, o motorista permanecerá na oficina do concessionário apenas pelo tempo necessário para a manutenção ou reparo, retornando rapidamente para o trabalho, podendo prosseguir com o transporte, visando a satisfação do seu cliente e a rentabilidade desejada.

Os concessionários Mercedes-Benz – como já é o caso da Vitória Diesel de Cariacica (ES) e do Grupo Mardisa – estão replicando esse conceito de monitoramento e gestão de frota em suas áreas de atuação. Por meio do projeto “Conectados”, eles podem criar “minitorres de controle” em suas revendas para oferecer os serviços do Fleetboard e do Mercedes-Benz Uptime aos seus clientes, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção. A expectativa da Mercedes-Benz é implementar o projeto “Conectados” em mais de 50% da rede até o fim de 2021.

“Com o inovador Mercedes-Benz Uptime, ampliamos o nosso portfólio de serviços para frotistas do Novo Actros”, afirma Silvio Renan. “Essa avançada tecnologia junta-se aos serviços de telemetria do sistema de gestão de frota Fleetboard e aos nossos Planos de Manutenção, oferecendo mais opções de escolha para os clientes quanto à manutenção de seus caminhões, uma vez que ele funciona como uma ferramenta para melhorar a gestão da frota de seus Novo Actros. Aliás, alguns pacotes oferecidos ao mercado englobam os três serviços individualmente ou em conjunto, ficando a decisão a cargo do frotista”.

Mais assertividade e qualidade dos serviços aos clientes

Mercedes-Benz Uptime reúne ações preditivas que monitoram continuamente vários módulos e indicadores do caminhão e fazem a gestão da manutenção, evitando assim as paradas não programadas do veículo. Além de aumentar a disponibilidade da frota do cliente, isso proporciona mais assertividade e qualidade do serviço prestado pelos concessionários.

Para ampliar o tempo de disponibilidade do caminhão, o Mercedes-Benz Uptime busca gerenciar de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e dar suporte, em tempo real, para as revisões dos veículos dos clientes. O Uptime verifica continuamente os sistemas do caminhão e reporta, automaticamente, qualquer necessidade.

Mercedes-Benz Uptime também alerta o motorista no que se refere às verificações diárias, avisando quando é preciso completar níveis de ARLA, fluido do freio, líquido de arrefecimento, níveis de óleo e outros itens.

A capacidade de evitar avarias do veículo e planejar o trabalho de manutenção, garantindo a pontualidade das entregas, é essencial para a empresa de transporte. Essa solução da Mercedes-Benz oferece então mais rapidez e mais efetividade nos fluxos de informações, apoiando o motorista e o gestor da frota na tomada de decisão mais correta quanto à solução de problemas, para que o caminhão volte logo à atividade de transporte, gerando melhores resultados e mais rentabilidade.

Outro importante diferencial desse inovador serviço da Mercedes-Benz é que o cliente pode acompanhar todo o histórico da sua frota no portal do cliente no Mercedes-Benz Uptime.

“A intervenção do Mercedes-Benz Uptime evita, por exemplo, paradas do caminhão no acostamento ou em locais não adequados à espera de outro veículo para transferência da carga”, ressalta Silvio Renan. “Isso traz segurança para o motorista, o frotista e para a carga, além de garantir a entrega no seu destino final”.