Data de Publicação: 05/09/2022

  • Empresa promoveu palestras em instituições apoiadas pela marca
  • Mais de 5 mil quilômetros de atividades físicas foram convertidos em doações por meio do aplicativo KM Solidário
  • Campanha de doação de livros contribuiu para a criação da biblioteca da CUFA São Bernardo do Campo (SP) e para o acervo de bibliotecas da região de Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG)

Mercedes-Benz do Brasil, seguindo seu compromisso com a responsabilidade social e suas estratégias de ESG, promove continuamente ações para fortalecer o voluntariado corporativo. Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, em 28 de agosto, a empresa, fabricante de caminhões e chassis de ônibus, organizou diversas atividades como forma de incentivar o engajamento dos colaboradores por meio de experiências. A participação dos colaboradores foi marcada por visitas, palestras e outras atividades nas diversas instituições historicamente apoiadas pela Empresa, como no Instituto SECI e na Instituição Assistencial Meimei (IAM).

A primeira atividade realizada no Instituto SECI contou com a presença de Hilke Janssen, CEO do Banco Mercedes-Benz, signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU. Com o objetivo de compartilhar experiências e inspirar as alunas do projeto, que são atletas entre 6 e 16 anos, a executiva palestrou ao lado de Georgina Santos, Head de Recursos Humanos do Banco. A conversa aconteceu de forma descontraída, com a participação entusiasmada das meninas, que fizeram perguntas sobre a vida de Hilke na Alemanha e entenderam as funções de Georgina no dia a dia do Banco.

“Levar os nossos colaboradores para compartilhar experiências e mostrar novas possibilidades de vida para essas crianças é emocionante. Por um lado, essas ações reafirmam a nossa responsabilidade e compromisso com a sociedade como marca, e, por outro, estamos disseminando valores e convicções entre os nossos colaboradores que se alinham em prol de um objetivo comum, que é o desenvolvimento social e econômico do nosso país”, afirma Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Ainda no Instituto SECI, o time de recrutamento e seleção da Mercedes-Benz conversou com 45 jovens entre 16 e 18 anos sobre o tema carreira. O principal objetivo desse encontro foi instigar os jovens a refletirem sobre seu futuro. Ainda no SECI, colaboradores da planta de São Bernardo do Campo (SP) participaram como voluntários na avaliação de desempenho semestral dos alunos de futebol, uma inesquecível oportunidade de interação com crianças e adolescentes da comunidade.

Já na Instituição Assistencial Meimei (IAM), Luciana Bassan, Diretora Financeira da MBPrev, falou sobre saúde financeira para o público adulto. As dicas e conselhos de como administrar a renda familiar foram muito bem recebidas. A IAM atende mais de 190 famílias na região de São Bernardo do Campo (SP). As crianças não ficaram de fora das atividades. Elas participaram de um animado bate-papo com o Dr. Fernando Barreto, Cirurgião Dentista do Ambulatório da Mercedes-Benz, que destacou a importância da escovação dos dentes e dos cuidados com a higiene bucal para ficar longe das bactérias que causam doenças e prejudicam o sorrido.

“Essas visitas ao Instituto SECI e no IAM, projetos tão abrangentes e estruturados são excelentes oportunidades de compartilharmos o nosso conhecimento, as nossas viviências e caminharmos em conjunto com essas gerações, pois elas são o futuro”, afirma o executivo.

Voluntários com a estrela no peito

A agenda do mês de agosto também contemplou atividades para os colaboradores participarem em seu tempo livre. Umas das propostas era suar a camisa em uma competição do bem que reuniu os profissionais das três unidades da empresa. Quem praticasse corrida ou ciclismo usando o aplicativo Km Solidário convertia os quilômetros percorridos durante essas atividades em doações para projetos pré-selecionados. A ideia fez muito sucesso: mais de 5,4 mil quilômetros convertidos em doações e os três funcionários de cada modalidade que mais juntaram quilômetros no aplicativo ao longo do mês ganharam kits com brindes da marca.

Outra ação, realizada nas fábricas, foi a arrecadação de livros. Em São Bernardo do Campo (SP), os livros doados pelos colaboradores foram destinados à CUFA para que dessem início às atividades da biblioteca comunitária Ruth Rocha. Na unidade de Campinas (SP) os livros seguiram para a instituição Cidade dos Meninos de Indaiatuba e, em Juiz de Fora (MG), as doações foram encaminhadas para a escola Municipal Carlos Augusto Assis

As ações do mês do voluntariado ainda deram espaço para acolher sonhos. A “Fábrica de Sonhos”, ação da Hamburgada do Bem, ONG apoiada pela Mercedes-Benz do Brasil, incentiva crianças a escreverem cartinhas com seus sonhos. Os voluntários entram em cena e transformam esses desejos em realidade. Em uma edição recente da Hamburgada do Bem realizada em Santo André (SP), o Renan, de 6 anos, escreveu em sua cartinha que sonha ser caminhoneiro. A Mercedes-Benz adotou esse sonho e levou o Renan e sua mãe para uma visita especial à fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde ele recebeu uniforme e crachá, e participou de um café especial. Na companhia do Moita, o Embaixador da Voz das Estradas, o menino conheceu a linha de produção de caminhões da marca e teve a experiência de andar no Novo Actros.

Em outro momento de interação, 21 alunos da Escola Municipal Luiz Gushiken, de São Bernardo do Campo (SP) foram recebidos pelos profissionais de Meio Ambiente da Mercedes-Benz. As crianças de 5 a 6 anos puderam conhecer a Fazenda Urbana, que ocupa uma área da fábrica de São Bernardo do Campo, e desenvolverem atividades interativas com a equipe da BeGreen, gestora da fazenda, além de conheceram as iniciativas desenvolvidas pela Empresa e que estão relacionadas à preservação do meio ambiente.

Estratégia de Responsabilidade Social

As ações do mês do voluntariado estão alinhadas com as estratégias de Responsabilidade Social, um dos pilares da política global de ESG do Grupo Daimler Truck. As ações são divulgadas por meio da campanha “Caminhos para um novo mundo”, lançada em junho de 2021, que reforça os pilares da sustentabilidade praticados globalmente pela Daimler Truck e pela Mercedes-Benz no Brasil, como redução de emissões, mobilidade e qualidade de vida para as cidades, segurança no trânsito, respeito aos direitos humanos e economia circular.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há mais de 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U a baterias, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade a seus investimentos, a Empresa vem implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Para mais informações acesse: www.mercedes-benz-trucks.com.br.