Data de Publicação: 09/04/2025

  • Seja convencional ou elétrico, FUSO Canter e eCanter demonstram toda a sua versatilidade para uma ampla gama de tarefas no setor da construção civil
  • 85% de todas as versões do Canter disponíveis na Europa agora podem também ser encomendadas como modelos totalmente elétricos
  • Novas opções de configurações permitem novo layout de bateria, possibilitando o uso de  guindaste ou plataforma elevatória
  • A partir do final de 2025, a FUSO vai oferecer produtos com reabastecimento de HVO como alternativa de combustível
  • Florian Schulz, chefe da área de Vendas, Marketing e Serviços da FUSO Europa: “Para a indústria da construção, o FUSO Canter é um caminhão leve versátil , seja em sua versão a diesel ou elétrica”

A feira Bauma 2025, que acontece de 7 a 13 de abril em Munique, na Alemanha, conta com a presença da marca FUSO, pertencente à Daimler Truck. Bem ao lado do estande da Mercedes-Benz Trucks, e na área externa, a FUSO apresenta três versões do seu caminhão leve, demonstrando também a versatilidade e variedade de opções de carroçarias para o Canter da FUSO em aplicações como a construção civil.

Em seu estande, a FUSO Europa apresenta um FUSO Next Generation eCanter 7C18e de 7,49 toneladas com basculante da Meiller Trigenius e um Canter 6S15 de 6 toneladas movido a diesel com plataforma e guindaste WEHA. Externamente, expõe um Canter 9C18 de 8,55 toneledas com báscula Palfinger.

FUSO Canter e eCanter demonstram toda a sua versatilidade para uma ampla gama de tarefas na construção civil

“Para a indústria da construção, o FUSO Canter é um caminhão leve versátil, seja em sua versão a diesel ou elétrica”, afirma Florian Schulz, chefe de Vendas, Marketing e Serviços da FUSO Europa. “Nossos clientes apreciam o fato de que até mesmo carroçarias complexas podem ser facilmente instaladas no Canter e que eles podem usar um veículo robusto, mas ao mesmo tempo fácil de manobrar, em seus negócios diários. Este ano, novas versões do nosso eCanter de última geração totalmente elétrico estarão disponíveis para o mercado, incluindo opções com guindaste e plataforma elevatória”.

Carroçarias basculantes com guindaste ou plataformas elevatórias aéreas são aplicações típicas para o caminhão leve da marca no setor da construção. A partir do quarto trimestre, a FUSO oferecerá o eCanter com um novo layout de bateria no chassi, facilitando o implemento de carroçarias complexas, como guindastes e plataformas elevatórias na versão do veículo totalmente elétrico. Agora, os conjuntos de baterias são posicionados mais atrás no chassi, e este espaço adicional entre a cabina do motorista e o conjunto de baterias permite que os suportes necessários para a carroçaria sejam fixados.

As novas configurações de chassis com o novo layout de bateria estão disponíveis nas seguintes versões: 4S15e, entre-eixos de 3.400 mm, S-Battery com plataforma elevatória aérea; 7C18e, entre-eixos de 3.400 mm, S-Battery com guindaste; 7C18e, entre-eixos de 3.850 mm, M-Battery com plataforma elevatória aérea ou guindaste; 7C18e, entre-eixos de 4.450 mm, M-Battery com plataforma elevatória aérea; 9C18e,  entre-eixos de 3.850 mm, M-Battery com guindaste; 9C18e, distância entre eixos de 4.450 mm, M-Battery com plataforma elevatória aérea.

De maneira geral, 85% das versões do caminhão Canter movido a diesel também estão disponíveis na Europa como eCanter totalmente elétrico. E a partir do final deste ano, todos os FUSO Next Generation eCanter também estarão disponíveis com engate para reboque como opcional.

FUSO Canter se prepara para o futuro com reabastecimento de HVO como alternativa de combustível

Além da expansão do portfólio elétrico, a FUSO também está anunciando uma inovação para o Canter convencional: os modelos da marca estarão disponíveis no futuro com a opção de reabastecimento com o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), uma alternativa de combustível renovável. O início das vendas com este opcional está previsto para ocorrer no final do ano. Em comparação com o diesel convencional, o HVO oferece a vantagem de emissões reduzidas de CO2.

Sobre o FUSO Canter

O FUSO Canter é um campeão de vendas internacional no segmento de caminhões leves há mais de seis décadas, graças ao seu pequeno círculo de viragem (um dos menores da categoria), alta capacidade de carga útil e versatilidade. Desde seu lançamento, em 1963, mais de 4,5 milhões de caminhões da marca foram produzidos em todo o mundo. O veículo movido a diesel está disponível em cinco categorias de peso (3,5 a 8,55 toneladas), com seis opções de entre-eixos (2.500 mm a 4.750 mm), três motores potentes (130 a 175 cv) e três variantes de cabina: padrão (1,7 metro de largura), conforto (2,0 metros) e cabina dupla (2,0 metros).

OeCanter, modelo elétrico da FUSO, está em produção desde 2023, disponível agora em 53 versões e três configurações de bateria diferentes. O eCanter está presente em 38 mercados ao redor do mundo, com planos de lançamento em outros países em andamento.

Antes da introdução do atual modelo Next Generation eCanter, a FUSO já era pioneira em mobilidade elétrica em todo o mundo em vários mercados, desde 2017, e havia testado uma ampla gama de aplicações com clientes frotistas. A FUSO já tem, portanto, oito anos de experiência no uso de caminhões leves elétricos e milhões de quilômetros rodados por clientes em suas operações.

O Canter e o eCanter totalmente elétrico são produzidos para o mercado europeu na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe em Tramagal, Portugal, e para todos os outros mercados na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation em Kawasaki, no Japão.

Sobre a FUSO

A Mitsubishi Fuso Bus and Truck Corporation (MFTBC, “FUSO”) é uma subsidiária da Daimler Truck e uma das principais fabricantes de veículos comerciais do Japão. A marca FUSO é um pilar do portfólio asiático da Daimler Truck e produz uma gama completa de produtos para uma ampla variedade de condições operacionais. As filiais da FUSO oferecem uma extensa rede de fornecimento de peças de reposição e atendimento ao cliente em mais de 170 mercados em todo o mundo. Isso torna a FUSO a marca de maior presença internacional da Daimler Truck AG. Em 2022, a marca comemorou seu 90º aniversário.