Data de Publicação: 06/01/2021

Na iniciativa “H2Accelerate”, Companhia uniu-se à IVECO, OMV, Shell e Grupo Volvo para ajudar a criar condições para viabilizar a eliminação do carbono no setor de caminhões

A Daimler Truck AG, IVECO, OMV, Shell e Grupo Volvo se comprometeram a trabalhar juntos a fim de ajudar a criar condições para a introdução do transporte a hidrogênio em massa na Europa.

Assim como um número crescente de governos e empresas tem adotado uma visão comum de um sistema interconectado de energia livre de emissões, os participantes da parceria H2Accelerate (H2A) acreditam que o hidrogênio é um combustível essencial para viabilizar a eliminação do carbono no setor de caminhões.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG: "As empresas participantes da iniciativa H2Accelerate concordam que os caminhões movidos a hidrogênio serão a chave para permitir o transporte livre de CO2 no futuro. Esta parceria sem precedentes é um marco importante para impulsionar as condições estruturais corretas para o estabelecimento de um mercado em massa para caminhões baseados em hidrogênio. É também uma chamada à ação para os governantes, demais envolvidos e a sociedade como um todo".

A introdução em grande escala dos caminhões abastecidos com hidrogênio deverá criar novas indústrias: instalações de produção de hidrogênio livres de emissões de carbono, sistemas de distribuição de hidrogênio de grande escala, uma rede de alta capacidade de reabastecimento de hidrogênio líquido e gasoso, e a produção de caminhões que serão abastecidos com hidrogênio.

Os participantes da H2A acreditam que os investimentos sincronizados em todo o setor durante a década de 2020 irá gerar condições para a introdução de um mercado em massa de transportes rodoviários pesados abastecidos com hidrogênio, o que é necessário para atender a ambição europeia de atingir um nível zero de emissões até 2050.

Espera-se que o aumento de escala ao longo desta década comece com grupos de clientes dispostos a se comprometer antecipadamente com o transporte rodoviário baseado em hidrogênio. Está previsto que essas frotas venham a operar em grupos regionais e ao longo de corredores europeus de alta capacidade com boa cobertura de postos de abastecimento. Durante esta década, esses grupos poderão ser então interconectados de maneira a formar uma rede pan-europeia.

FASE 1

FASE 2

DISPONIBILIZAÇÃO DOS PRIMEIROS POSTOS E DOS PRIMEIROS CAMINHÕES

COBERTURA PARA TODA A EUROPA

• Centenas de caminhões
  • > 20 postos com alta capacidade
  • Teste de conceitos de postos de alta capacidade
  • Locais/regiões seletivas
  • Segunda metade da década de 2020: atingir a fabricação de volumes de milhares por ano
  • Atingir rapidamente > 10.000 caminhões
  • Cobertura em toda a Europa nos principais corredores
  • Postos de alta capacidade/confiabilidade

Durante a fase do aumento de escala, o apoio do setor público será necessário. Através da parceria H2Accelerate, os membros esperam trabalhar em conjunto visando a busca de financiamento para os primeiros projetos pré-comerciais durante a primeira fase do lançamento. Paralelamente, os participantes irão recorrer aos governantes e agências reguladoras para fomentar um ambiente político que ajude a apoiar o aumento subsequente da fabricação de caminhões a hidrogênio e uma rede de reabastecimento de hidrogênio em toda a Europa, que seja livre de emissões.

Sobre a H2Accelerate

A "H2Accelerate" é uma parceria assinada pelos participantes, de acordo com a qual os membros trabalharão em conjunto para:

• buscar apoio do setor público para financiar os primeiros projetos pré-comerciais para ativar o mercado visando a implementação de mercado em massa;
  • informar sobre a viabilidade técnica e comercial dos transportes rodoviários com propulsão por hidrogênio em escala; e
  • manter discussões com os governantes e agências reguladoras para fomentar políticas que possam apoiar a ativação sustentavel e rápida de um mercado de transportes rodoviários de longo percurso com zero emissões.

Sobre o Mercedes-Benz GenH2 Truck

Em setembro de 2020, a Daimler Truck AG realizou a estreia mundial do caminhão-conceito movido a célula de combustível, o Mercedes-Benz GenH2 Truck. Com esse veículo inovador, a Companhia demonstrará quais tecnologias específicas está impulsionando a toda velocidade, de forma que os caminhões pesados movidos a célula de combustível possam realizar suas exigentes e versáteis operações de transporte de longo percurso com autonomias que vão até 1.000 quilômetros ou mais com um único tanque de hidrogênio.

A Daimler Trucks planeja começar testes do GenH2 Truck junto a clientes em 2023. A produção em série deverá ter início na segunda metade desta década. Graças ao uso de hidrogênio líquido em vez do gasoso, com sua maior densidade energética, o desempenho do veículo está planejado para igualar o de caminhões equivalentes convencionais movidos a diesel. Em novembro, a Daimler Truck AG e o Grupo Volvo assinaram um acordo vinculativo para a criação de uma joint venture para desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações.