Data de Publicação: 15/04/2024

• Roberval Andrade (#15) e Bia Figueiredo (#111) venceram suas categorias na primeira prova da etapa de Goiânia
  • Mercedes-Benz e ASG Motosport formam parceria vencedora
  • Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A equipe ASG Motorsport, utilizando plenamente a força e a excelente performance dos caminhões Mercedes-Benz Actros nas pistas de corrida, obteve duas vitórias na 2ª etapa da Copa Truck 2024, realizada, no dia 14 de abril, no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Goiânia, capital de Goiás.

As duas conquistas da ASG vieram na primeira das duas provas que são disputadas a cada etapa da competição. Roberval Andrade (#15) venceu na categoria Super Truck Pró. Ele largou na segunda posição, tomou a dianteira logo na primeira curva e se manteve à frente até a bandeirada final. Bia Figueiredo (#111) foi a ganhadora na Super Truck Elite, tendo sido a pole position da primeira prova do dia nessa categoria.

As duas provas da 3ª etapa da Copa Truck 2024 serão realizadas, no dia 12 de maio, no tradicional circuito de Londrina, no Paraná.

“Parabéns ao Roberval, à Bia e a todo o time da ASG por duas importantes vitórias no tradicional e competitivo circuito de Goiânia, que exige muito dos pilotos e dos caminhões, especialmente dos freios”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Mais uma vez, o Actros entregou aos pilotos de corrida muita força, excelente performance, robustez e confiabilidade, atributos reconhecidos no dia a dia por motoristas do transporte de carga”.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora

Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport tem uma nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os mais novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini (#117) e o paulista Marcio Giordano (#126), que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que serão utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo (#111), já integrante da equipe, eles disputarão a nova categoria Super Truck Elite.

A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsports estava forte, com Roberval Andrade (#15), Raphael Abbate (#26), Jaidson Zini (#25) e Luiz Lopes (#99). Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024 na categoria Super Truck Pró.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso com a Copa Truck e busca levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.