Data de Publicação: 22/07/2021

  • Joyce Bessa, head de Gestão Estratégica, Finanças & Pessoas da Transjordano, foi a convidada do segundo episódio do programa “Sua Voz na Diretoria”
  • Objetivo dessa iniciativa é ter um canal direto com quem vive na boleia e trabalha com transporte pelo Brasil afora, a fim de entender as principais necessidades nas estradas e oferecer soluções
  • Segundo episódio tratou de temas como o impacto da pandemia nos fabricantes de veículos, novas tecnologias e o futuro com caminhões híbridos e autônomos, entre outros
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O segundo episódio do programa “Sua Voz na Diretoria” – que reúne executivos da Mercedes-Benz para ouvir caminhoneiros e frotistas e que foi exibido ontem nas redes sociais da marca – teve a participação de Joyce Bessa, head de Gestão Estratégica, Finanças & Pessoas da Transjordano.

Ao lado do pai e presidente da empresa, João Guimarães Bessa, Joyce dirige uma empresa especializada no transporte de combustíveis e outras cargas. Com 22 anos de atuação e sede em Paulínia, interior de São Paulo, a Transjordano conta com mais 10 unidades em vários estados.

O bate-bola com a convidada ficou a cargo do jornalista e apresentador Sérgio Kaskanlian, do site Planeta Caminhão. Pela Mercedes-Benz, participaram Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil; Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões; e Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões.

Esse segundo episódio – assim como o primeiro, com o caminhoneiro autônomo e influenciador digital Gilsão BR – está disponível nas páginas da Mercedes-Benz Caminhões no FacebookInstagram e YouTube.

Transjordano, uma empresa totalmente focada em segurança

A maioria da frota da Transjordano leva a estrela da Mercedes-Benz e o Novo Actros já se destaca entre eles. Caminhão mais inteligente e seguro do Brasil, esse top de linha da marca atende ao compromisso central do cliente, expresso no slogan “Transjordano – Segurança em movimento”.

“Nós cuidamos muito da segurança e da qualidade de vida dos nossos motoristas. É o que fazemos de melhor. A gente pode construir um mundo melhor e um transporte de carga melhor”, ressaltou Joyce durante a live com os executivos da Mercedes-Benz.

Pensando em segurança das pessoas, a cliente quis saber como a Mercedes-Benz está se preparando para retomar a produção como antes da pandemia. “Durante a quarentena, paramos a produção por quase dois meses no ano passado. Estamos trabalhando forte desde então para recuperar a produção”, disse Ari de Carvalho. “Seguindo os protocolos de saúde, reduzimos o número de funcionários dentro da fábrica, a fim de manter a segurança das pessoas. Estamos negociando com os clientes e os concessionários para conseguir regularizar os prazos de entrega. A gente acredita que, com todo mundo vacinado, conseguiremos regularizar a oferta de caminhões”.

Trocando ideias sobre veículos híbridos e autônomos

Olhando para o futuro, Joyce perguntou: como a Mercedes-Benz vê a chegada de caminhões híbridos ao Brasil? “Estamos passando por uma transformação no mundo inteiro e a pandemia acelerou alguns processos”, afirmou Roberto Leoncini. “O mundo está focado na redução de emissões de CO2 e outros gases do efeito estufa e a indústria de veículos tem um papel nessa história toda”.

Roberto Leoncini destacou que a Daimler Trucks tem diversas iniciativas em vários países no caminho da combustão alternativa, envolvendo elétricos, células de hidrogênio e combustíveis não fósseis, como os biocombustíveis. “Cada região do mundo adotará sua alternativa e a conta tem que fechar. Por isso, é preciso olhar para custo/benefício ao se adotar uma nova tecnologia”, disse ele. “Na Mercedes-Benz do Brasil temos vários estudos em andamento, olhando diversos cenários, até estarmos prontos para trazer novas tecnologias quando elas forem viáveis e isso for bom para o Brasil, para nossos clientes, o segmento de transporte e a sociedade como um todo. Enquanto isso, não deixamos de trazer tecnologias para reduzir o consumo e as emissões, como é o caso do Novo Actros”.

Joyce também perguntou sobre os caminhões autônomos no País. “Aqui no Brasil, nós temos parceria com a Grunner em caminhões com direção autônoma de Nível 2 na colheita da cana de açúcar. O motorista faz parte dessa operação, assumindo o comando do veículo para o transbordo da cana aos treminhões que seguem para as usinas de açúcar e álcool”, disse Roberto Leoncini.

Segundo o executivo, hoje, no Brasil, só é possível o uso de caminhões autônomos em operações fora de estrada em área confinada. A operação em rodovias dependerá de uma série de fatores, como a infraestrutura adequada das estradas, sinal de Internet e conectividade, entre outros. Ou seja, esta é uma solução para o futuro.

A executiva da Transjordano perguntou se a Mercedes-Benz trará lançamentos para o Brasil ainda este ano. Marcos Andrade informou que a Empresa está preparando novidades, que, no entanto, serão comunicadas oportunamente aos clientes e ao mercado. “Estamos sempre de olho em novas soluções que tragam rentabilidade para os clientes, assim como atentamos para temas ligados à sustentabilidade”.

Uma transportadora 4.0 e com mulheres empoderadas

Durante o bate-bola com a cliente, Roberto Leoncini perguntou como a Transjordano está lidando com a nova realidade da Indústria 4.0. Joyce enfatizou que, desde o ano passado, sua empresa já trabalha com conceitos da quarta revolução industrial. “Pegamos a visão da Indústria 4.0 e aplicamos no nosso negócio. Temos muitas informações e queremos saber o que elas nos dizem. Para isso, usamos a inteligência nos negócios e isso nos qualifica a sermos mais ágeis e a entregar mais valor para os nossos clientes”.

Ari de Carvalho pediu que ainda que ela destacasse o papel das mulheres na Transjordano. “É um orgulho para a empresa ter mulheres em seu quadro, entre elas várias motoristas, que puxam carreta de 9 eixos”, relata Joyce. “Nós criamos o programa Jordanetes, que tem como principal objetivo o desenvolvimento profissional e pessoal. Nossas motoristas, colaboradoras das áreas administrativas e operacionais fazem parte deste movimento. Queremos empoderar as mulheres a ocuparem o lugar que elas quiserem”.

Canal direto e sempre aberto com caminhoneiros e frotistas

“O objetivo do Sua Voz na Diretoria é ter um canal direto e sempre aberto com quem vive na boleia e trabalha com transporte pelo Brasil afora, a fim de entender as principais necessidades nas estradas para poder oferecer soluções e produtos cada vez melhores”, diz Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing, Comunicação e Inteligência Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Queremos ouvir tanto a opinião dos caminhoneiros quanto dos frotistas. Essa é mais uma importante iniciativa que nos aproxima, ainda mais, de nossos públicos de relacionamento, trazendo informações que nos ajudam a entender e a construir e melhorar a realidade do transporte e logística no País”.