Data de Publicação: 27/11/2020

• Foram comercializadas 22.000 peças Alliance em outubro, o que significa 25% de crescimento em relação ao mesmo mês de 2019
  • Após defletores, marca também lançará, em dezembro, saias laterais (Side Skirt) para o Novo Actros, trazendo ganhos adicionais de aerodinâmica e economia no consumo
  • Portfólio Alliance dobrou de tamanho nos últimos 18 meses, com peças e acessórios para caminhões, ônibus e veículos comerciais leves Mercedes-Benz e também de outras marcas e para implementos rodoviários
  • Serviço agregado às peças Alliance resulta em soluções customizadas aos clientes

Mercedes-Benz registrou, em outubro, o melhor mês de vendas da linha de peças e acessórios Alliance Truck Parts no Brasil. Foram mais de 22.000 unidades faturadas, o que significa 25% de crescimento em relação ao mesmo mês de 2019.

“O excelente resultado comercial de outubro, o melhor desde 2014, quando lançamos a linha Alliance no País, é mais um sinal de que o mercado de caminhões está ativo mesmo na pandemia. Os transportadores e os autônomos não deixaram de trabalhar, mantendo o abastecimento de alimentos, insumos e medicamentos, assim como o transporte dos produtos da nossa economia, especialmente o agronegócio e o comércio eletrônico, entre outros”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Em outubro de 2020, essa tendência resultou numa maior demanda por produtos da Alliance”.

Segundo o executivo, a linha Alliance vem crescendo sistematicamente no mercado brasileiro em vendas, portfólio e penetração no mercado por meio da Rede de Concessionários Mercedes-Benz em todos os estados do País. “Isso nos motiva a sempre aumentar o portfólio, que dobrou de tamanho nos últimos 18 meses”, informa Silvio Renan.

Defletores e saias laterais para o Novo Actros

No incremento do seu portfólio, a Alliance já tem novidades na sua linha de acessórios para o extrapesado Novo Actros, o caminhão mais inteligente do Brasil. Recentemente foram lançados defletores aerodinâmicos e, a partir de agora, também estarão disponíveis saias laterais (Side Skirt) para o veículo.

Os defletores de cabina trazem ganhos de aerodinâmica ao caminhão, o que contribui para um menor consumo de combustível. As saias laterais também propiciam melhora na aerodinâmica e consumo, além de acentuar ainda mais o design atrativo e moderno do Novo Actros.

Serviço agregado resulta em soluções customizadas aos clientes

A Alliance e a área de Serviços da Mercedes-Benz vêm trabalhando em parceria a fim de oferecer novas soluções aos clientes. O desenvolvimento de um sistema de pré-captação de ar é um exemplo desse trabalho focado em demandas de clientes. “Este é um item que lançamos recentemente aplicado a caminhões que operam principalmente no setor canavieiro e na mineração”, diz Thiago Nicolini, gerente Alliance Truck Parts Brasil. “Trata-se de um sistema que, através de duas turbinas operando de maneira conjugada, chegam a eliminar até 90% das impurezas do ar admitido pelo veículo, ainda antes da chegada do mesmo ao elemento principal do motor”.

Tomando como base um caso real de campo em uma opreçação fora de estrada, onde os caminhões operam por mais de 20 horas por dia dentro de grandes nuvens de poeira, os filtros de ar do motor duravam em média 15 dias (300 horas). Com o novo sistema, passaram a durar 70 dias (1.400 horas), sem colocar em risco os filtros e os motores dos veículos. “Com isso, trazemos grande economia aos clientes não somente com a redução das quantidades de elementos filtrantes trocados, mas também com o aumento na disponibilidade dos veículos. Quem conhece uma operação canavieiras e/ou de mineração sabe o valor da hora de trabalho de um veículo”, conclui Thiago Nicolini.

O principal objetivo da parceria é fazer com que o cliente tenha, além dos produtos de excelente qualidade e tecnologia, uma consultoria técnica relacionada a serviços com foco em qualidade, disponibilidade dos caminhões e redução TCO (Total Cost of Ownership), que é o custo operacional total ao longo da vida útil do veículo.

Diversificada linha de peças e acessórios

Na linha de peças de manutenção da Alliance destacam-se, entre diversos itens, tambores, lonas, discos e pastilhas de freio, filtros de combustível, óleo e ar, filtros separadores de água, bombas d’água, palhetas do limpador de para-brisa, turbinas, embreagens, baterias e lâmpadas para veículos de todas as marcas, atendendo os principais modelos de caminhões disponíveis no mercado.

Outro grande destaque da Alliance é a oferta de acessórios para veículos Mercedes-Benz, permitindo que o cliente configure a cabina do caminhão com itens de economia de combustível (defletores de ar e rodas de alumínio), maior segurança para o motorista (tampa de estribo e antifurto) e conforto (TVs e geladeira), contribuindo para mais produtividade do motorista no dia a dia de trabalho, fazendo da cabina um local de descanso e uma extensão da sua casa.

Os itens da Alliance têm garantia de 6 a 18 meses, conforme o produto. Essa garantia é nacional, com atendimento na Rede de Concessionários Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz oferece três linhas de peças ao mercado

Além da Alliance Truck Parts, a Mercedes-Benz oferece a clientes de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves Sprinter outras duas linhas de peças: genuínas e remanufaturadas RENOV. A Mercedes-Benz é a única fabricante de veículos comerciais do Brasil a oferecer três linhas de peças de reposição e manutenção.