Data de Publicação: 15/01/2015

• Programa é direcionado a alunos das escolas técnicas de ensino médio de todo o País;
• Grupos de universitários brasileiros e de outros países também visitaram a Mercedes-Benz pelo Programa;
• Durante a visita são demonstrados os principais processos que envolvem a produção de caminhões nas áreas de motores, cabinas e a linha de montagem final;
• Ação faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da Empresa.

A Mercedes-Benz do Brasil recebeu mais de 500 estudantes nas fábricas de São Bernardo do Campo, São Paulo, e Juiz de Fora, em Minas Gerais, pelo programa de visita “Por Dentro da Mercedes-Benz” no ano passado.

Esse programa faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil, que tem como objetivo apresentar aos estudantes de todo o País as principais áreas dedicadas à produção de caminhões nas fábricas da Empresa. Para muitos é uma oportunidade de se perceber “in loco” a aplicação de algumas técnicas do processo produtivo aprendidas, conceitualmente, nas salas de aula.

Durante a visita, formada por grupos de no máximo 30 pessoas com idade superior a 16 anos, monitores mostram a linha de fabricação de motores, desde os leves até os pesados; na sequência seguem para a produção de cabinas, que destaca, por exemplo, toda a tecnologia envolvida no processo de soldagem, e logo após conhecem as fases da pintura de cabinas.

O momento de maior interesse dos visitantes é a linha de montagem final de caminhões, quando é demonstrado como é produzido o veículo desde a montagem do quadro do chassi, recebendo uma grande quantidade de peças e equipamentos, à incorporação do motor e da cabina do veículo, além da fase final da produção, quando o caminhão é conduzido para a área de revisão final. “Na sequência, o produto terá como destino a nossa rede de concessionários, responsável pela comercialização dos veículos”, declara Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz.

Todo o processo de fabricação de caminhões segue o conceito kaizen, o que garante uma produção com alto padrão de qualidade e processos amigáveis de preservação ao meio ambiente, além de métodos eficientes e enxutos para assegurar uma fabricação cada vez mais limpa.
Antes de iniciar a visita, os grupos são recepcionados com as boas-vindas da Empresa em área exclusiva, “O Espaço Mercedes”. Nesse momento, são passados os principais dados da Companhia e destacadas as unidades de negócios da Mercedes-Benz no País por meio de vídeo institucional.
Para este ano, a maior fabricante de caminhões e ônibus da Amércia Latina prevê duplicar o número de estudantes na Empresa dentro do programa de visita “Por Dentro da Mercedes-Benz”. A Companhia, que no próximo ano comemora 60 anos de atividades no Brasil, já atingiu mais de 2 milhões de veículos comerciais produzidos no País.

As visitas às fábricas podem ser agendadas pelo site corporativo: mercedes-benz.com.br/imprensa, acessando o ícone "Por dentro da Mercedes-Benz".