Data de Publicação: 01/06/2022

  • Parceiria abre segundo ciclo do Programa “Movemos o Mundo com Você”, que busca novas startups para interação com a Mercedes-Benz
  • Objetivo é fomentar ainda mais a cultura de inovação dentro da Companhia e desenvolver soluções para o ecossistema de transporte responsável
  • Mercedes-Benz é a Empresa do setor automotivo que mais acelera startups no Brasil

Mercedes-Benz, empresa do setor automotivo que mais acelera startups no Brasil, e a Liga Ventures, plataforma que conecta e potencializa interações entre startups e empresas, lançam mais um ciclo da iniciativa “Movemos o Mundo com Você”. Este programa de aceleração busca identificar e apoiar startups que utilizem a tecnologia e a criatividade para gerar inovações voltadas ao ecossistema do transporte responsável.

Lançado em abril de 2021, o programa selecionou no primeiro ciclo, quatro startups -  Dersalis, Rabbot, Eagol e GreenPlat. Elas exploraram, em conjunto com a Mercedes-Benz e Liga Ventures, soluções disruptivas para ampliar a eficiência operacional e melhorar a experiência dos clientes. Agora, as duas parceiras dão início a um novo processo seletivo de outras quatro startups com o foco na identificação de novas soluções que possam atender e promover experiências diferenciadas em toda a jornada dos clientes no transporte de carga ou de passageiros. O objetivo é, junto com as startups, desbravar novas oportunidades de mercado abrangendo, também, as necessidades dos motoristas e passageiros, solucionando desafios do dia a dia da operação.

“Aqui na Mercedes-Benz, buscamos permanentemente novas formas e caminhos de fazer negócios, de se comunicar com toda a cadeia produtiva, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes, por isso estamos tão próximos das startups”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos abertos às inovações, próximos de quem nos traga sua expertise e agregue valor aos nossos processos, sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, além de ganhos para a sustentabilidade ambiental e a sociedade como um todo”.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz sempre trabalha com foco no ecossistema do transporte responsável, o que também está refletido no programa Movemos o Mundo com Você. “Temos que nos questionar a cada dia, pensar fora da caixa, trazer novas ideias e novos olhares sobre as demandas que chegam dos nossos clientes e da sociedade. Isso significa surpreender nossos clientes, nas demandas do mercado, na realidade e nas tendências do transporte, visando oferecer soluções para hoje e para o futuro. Esse espírito de inovação e pioneirismo faz parte do DNA da nossa marca porque a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”, destaca Roberto Leoncini.

Para Mauricio Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina, a proposta do programa é buscar soluções para problemas complexos e, nesse processo, gerar valor para todos os envolvidos. “Queremos criar junto, por isso o nome Movemos o Mundo com Você. A Empresa ganha ao trazer a cultura empreendedora para dentro de casa, as startups ganham em amadurecimento do negócio e conhecimento de processos que podem posteriormente ser implementados em outras empresas. É a política do ganha-ganha e o espírito da inovação na transformação do ecossistema do transporte para mover o mundo juntos”, afirma.

Programa envolve mentorias da Liga Ventures e de especialistas do mercado

O programa Movemos o Mundo com Você visa resolver desafios relacionados ao ecossistema do transporte responsável. Ao fim do novo ciclo, serão selecionadas quatro startups que, além de participarem do programa de aceleração com acompanhamento do time da Liga Ventures e acesso à rede de mentores da empresa (composta de experts e especialistas de mercado), também terão contato direto com os executivos da Mercedes-Benz, podendo participar de mentorias exclusivas com os tomadores de decisão da Companhia. Os empreendedores poderão ainda usufruir de networking intenso com profissionais da área, trocar experiências, acessar estratégias de crescimento, geração de negócios e exposição para o mercado.

“Atuar como parceiro da Mercedes-Benz, uma empresa que investe pesado em inovação, em um projeto de tanto sucesso como o Movemos o Mundo com Você, é um imenso orgulho para a Liga. Depois do primeiro ciclo, que foi um sucesso, caminhamos para mais um com a consciência de que temos um processo amadurecido e com um grande potencial para transformar negócios. Estamos otimistas e temos certeza de que os resultados trarão impactos positivos para todo o ecossistema”, destaca Rogério Tamassia, cofundador da Liga Ventures.

As startups escolhidas passarão pelo programa de aceleração com duração de 4 meses. Os interessados em participar da iniciativa poderão se cadastrar pelo endereço https://movemosomundocomvc.liga.ventures/, até o dia 10 de julho de 2022

Sobre a parceria da Mercedes-Benz com a Liga Ventures

Em seus seis anos de atividades, a Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups a grandes empresas no Brasil, já conta com mais de 50 corporações participantes e mais de 250 startups aceleradas.

Nesse período, a participação da Mercedes-Benz ganha evidência nas atividades da Liga AutoTech, plataforma de inovação aberta que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto a grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração e outros canais de inovação aberta, a empresa criou ações com parceiros como a BeGreen, Checklist fácil, DriveOn, Engage, Evoy, Gupy, JettaCargo, Kludo, Membran-i, Milênio, Mobiauto, Novidá, Quattro e Waggl.

Sobre a Liga Ventures

A Liga Ventures é a maior rede de inovação da América Latina com o propósito de gerar resultados e impacto, conectando as melhores startups às empresas e a todo ecossistema empreendedor. Criada em 2015 é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de mais 29 mil startups, mais de 400 startups aceleradas e mais de 500 projetos realizados entre essas e outras grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Para mais informações acesse: https://www.mercedes-benz.com.br.