Data de Publicação: 04/05/2016

• Parceiros de negócios, os fornecedores têm importância estratégica para a Mercedes-Benz do Brasil

• 24º Prêmio Interação reconhece os fornecedores que mais se destacaram ao longo de 2015 pela inovação tecnológica, excelência em custos, qualidade, logística, materiais indiretos e serviços, além da categoria especial

• Empresa também anuncia os ganhadores da 6ª edição do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental

A Mercedes-Benz do Brasil realizou dupla celebração com fornecedores na noite de ontem, no Espaço Mercedes, na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. Aproveitando as comemorações de seus 60 anos no País, a Empresa também anunciou no evento os vencedores do 24º Prêmio Interação e do 6º Prêmio de Responsabilidade Ambiental.

“Estamos vivendo um ano marcante da nossa história. São 60 anos bem vividos. A Empresa é, hoje, a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina. Em seis décadas, produzimos 1,45 milhão de caminhões e 670 mil ônibus, além de quase 3 milhões de motores”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Em toda nossa trajetória no País, tanto nos momentos de expansão da economia, quanto nos de retração, pudemos contar com a valiosa contribuição dos fornecedores, parceiros de todas as horas, que sempre demonstraram alinhamento a nossas demandas, além de comprometimento, dedicação e excelente relacionamento”.

Parceria com fornecedores é fator de competitividade

De acordo com Erodes Berbetz, diretor de Compras da Mercedes-Benz do Brasil, 2016 e os próximos anos serão novamente desafiadores para a Empresa e seus parceiros. “O momento difícil pelo qual estamos passando hoje, no Brasil, tem imposto muitos desafios a todos nós. Os reflexos são preocupantes para economia e para o mercado de veículos comerciais. A retomada, porém, uma hora irá acontecer, porque o País ainda tem muito potencial. O importante é estarmos unidos para atravessar esse período turbulento. E principalmente, estarmos preparados para quando a retomada vier”, diz o executivo. “Como sempre, contamos com a parceria de nossos fornecedores para superar os obstáculos, alcançar mais resultados e novas conquistas. É essa união de forças e de ações concretas que nos traz mais competitividade e, principalmente, nos leva a bons negócios”.

“Cumprimento todos os fornecedores pelo empenho e comprometimento, destacando, em especial, os fornecedores reconhecidos com o 24º Prêmio Interação e o 6º Prêmio de Responsabilidade Ambiental, referentes ao ano de 2015”, conclui Erodes.

Confira a seguir, os fornecedores vencedores em cada uma das categorias das premiações oferecidas pela Mercedes-Benz do Brasil

Categoria Inovação Tecnológica

A Continental Brasil Indústria Automotiva Ltda. foi o destaque de 2015. Há mais de 100 anos no setor automotivo, o Grupo Continental desenvolve componentes e sistemas para veículos que são seguros, conectados e sustentáveis. A Divisão Chassis & Safety produz sistemas de freios eletrônicos e hidráulicos, sensores, sistemas de auxílio ao motorista, controle de airbag e sistemas eletrônicos de suspensão a ar. A Divisão Interior tem a gestão da informação como sua própria essência. A Divisão Powertrain integra inovadores e eficientes sistemas para todos os itens de trem de força, como gerenciamento do motor, alimentação de combustível, atuadores e sensores. O Grupo Continental se destaca pela parceria com a Mercedes-Benz do Brasil no desenvolvimento de projetos em uma gama de produtos diversos, com extrema agilidade e alto nível tecnológico.

Categoria Excelência em Custos

O ganhador desta categoria foi a Wabco do Brasil Ind. Com. Freios Ltda. As raízes da Wabco remontam a mais de 140 anos, com a invenção do sistema de frenagem pneumática por George Westinghouse, em 1869. Esta inovação tecnológica aperfeiçoou enormemente o desempenho das ferrovias nos Estados Unidos. No início do século 20, a empresa expandiu-se além da tecnologia ferroviária, com inovações surpreendentes no setor de veículos comerciais na Europa e na América do Norte.  A estratégia da Wabco é diferenciada e combina com a liderança em tecnologia, expansão global e excelência na execução. O foco é sempre fornecer aos clientes produtos, serviços e soluções que reflitam seus valores e atendam às suas necessidades, ajudando a responder às demandas globais crescentes de sistemas de freios.

Categoria Excelência Operacional em Qualidade

Duas empresas foram premiadas nessa categoria, uma delas a Eaton Ltda. Empresa global de gerenciamento de energia, no Brasil, ela oferece soluções hidráulicas, componentes elétricos e sistemas de distribuição de energia, produtos para motores automotivos e para filtração industrial, além de sistemas de transmissão para veículos em geral. Para a Mercedes-Benz do Brasil, a Eaton tem grande importância e parceria no fornecimento de transmissões completas e conjuntos de eixos e engrenagens. Além disso, sempre busca soluções para cada novo projeto ou aplicação nos produtos Mercedes-Benz. O comprometimento em atender às necessidades dos seus clientes, a confiabilidade de seus produtos, a busca pelo melhor desempenho e os melhores processos produtivos fazem da Eaton um exemplo de excelência em qualidade.

A Kongsberg Automotive Ltda. é o outro premiado nessa categoria. Fundada em 2000, na cidade de Jundiaí (SP), a Kongsberg produz uma vasta gama de produtos para clientes na América do Sul. Com foco no mercado automotivo, oferece sistemas de acionamento a cabo, sistemas de acionamento de embreagens, barras estabilizadoras e acoplamentos, entre outros. Divisão da Kongsberg Automotive Holding, sediada na Noruega, a unidade brasileira da Kongsberg se empenha em proporcionar aos clientes o melhor atendimento, as soluções mais adequadas e um excelente nível de qualidade em seus produtos. Comprometida com a Mercedes-Benz do Brasil, a Kongsberg cumpriu, em 2015, todos os prazos estabelecidos, com a qualidade e a confiabilidade esperadas, garantindo assim uma parceria de sucesso.

Categoria Excelência Operacional em Logística

Esta categoria também teve dois vencedores, entre eles a Yazaki do Brasil Ltda. Flexibilidade e comprometimento são características do atendimento logístico deste fornecedor para a linha de caminhões Mercedes-Benz. No decorrer dos últimos anos, a empresa tem se destacado no fornecimento de chicotes elétricos para os veículos de produção seriada e, em especial, para a introdução de novos veículos. Seja na planta de São Bernardo do Campo (SP), com o Projeto Atego Upgrade ou para o Actros em Juiz de Fora (MG), a Yazaki tem demonstrado alta performance no cumprimento das programações e flexibilidade nas alterações de mix de produção no mercado altamente volátil do momento.

O outro ganhador dessa categoria foi a Tupy S.A. Fundada em 1938 na cidade de Joinville (SC), possui vasta experiência no mercado de fundição, tendo grande parte de sua produção constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo. Isso engloba caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, automóveis, motores industriais e marítimos, entre outros. A empresa também produz conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis contínuos de ferro, produtos que atendem a diversos setores da indústria. Atualmente, a Tupy fornece à Mercedes-Benz do Brasil peças para as mais variadas aplicações, como blocos e cabeçotes de motores, carcaças de eixo, cubos de roda e demais itens desenvolvidos em ferro fundido, mantendo assim uma parceria de longa data.

Categoria Excelência em Material Indireto/Serviço

Três fornecedores foram destaque nessa categoria, como a Voith Serviços Industriais do Brasil, que fornece soluções de serviço customizadas e integradas para diferentes indústrias em todo o País. Características como eficiência e capacidade de engenharia, administração e flexibilidade nas negociações fazem da Voith um dos principais parceiros de serviços da Mercedes Benz do Brasil. Desde 2008, a Voith é uma fornecedora homologada da empresa no segmento de limpeza convencional, limpeza técnica, gerenciamento de resíduos e manutenção industrial e predial nas plantas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG). A partir de 2016, foi contemplada também para a nova fábrica de automóveis de Iracemápolis (SP).

A Cosan Lubrificantes e Especialidades também foi vencedora nessa categoria. A empresa iniciou suas operações em 2008, com a aquisição dos ativos da ExxonMobil no Brasil, mantendo acesso contínuo às formulações e avançadas tecnologias globais dos produtos da marca Mobil. Mediante parcerias com as corporações ExxonMobil e S-Oil, a Cosan Lubrificantes também é distribuidora autorizada de óleo básico, principal matéria-prima dos lubrificantes, e atua com os básicos parafínicos dos Grupos I, II e III no Brasil. Por meio deste negócio, iniciado em 2011, a empresa consolidou um portfólio único, tornando-se o maior importador de óleos básicos do País. A Cosan dispõe de instalações estrategicamente localizadas nos dois maiores mercados produtores de lubrificantes no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.

O terceiro destaque dessa categoria foi a Accenture do Brasil Ltda., uma companhia global em consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing. Trata-se da maior empresa de consultoria do mundo, além de ser um player global neste setor. Atualmente, está presente em 120 países e presta serviços para 96 empresas listadas no ranking “Fortune Global 100” e para mais de três quartos da lista do “Fortune Global 500”.

O fornecedor atua na Mercedes-Benz do Brasil em diversos tipos de serviço, como outsourcing nas áreas de Accounting e Fleetboard, atividades executadas em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e nas Filipinas, garantindo agilidade, flexibilidade e economia. Também presta serviços de SAP e DataWarehouse Consulting, atividades que são executadas atualmente em São Bernardo do Campo (SP).

Categoria Especial

No ano que a Mercedes-Benz do Brasil comemora 60 anos, a empresa se orgulha de lembrar que a Iochpe-Maxion S.A. – Divisão Maxion Structural Components, fornecedor que recebeu o Prêmio Especial do Interação, iniciou atividades em 1918 e incentivou de forma importante a companhia alemã a se instalar no País. Hoje com sede em Cruzeiro (SP), a Maxion Structural Components está presente em diversos países. Por meio de uma gestão focada em resultados, constante atenção às pessoas e comprometimento por uma sociedade melhor, implantou, em 2014, um projeto social que contribui com os cidadãos de Cruzeiro no momento adverso em que se encontram. Merece destaque também a proatividade no desenvolvimento de um projeto de melhorias técnicas e comerciais, contribuindo para o aprimoramento dos produtos Mercedes Benz.

Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental

Multi-Car, Eaton e Algar foram os fornecedores ganhadores do 6º Prêmio de Responsabilidade Ambiental, reconhecidos pela Mercedes-Benz do Brasil por boas práticas ambientais em seus processos industriais e instalações ao longo de 2015. Os trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz, FGV, USP e UFABC.

O prêmio conferido à Multi-Car Rio Terminal de Veículos S.A. reconheceu a iniciativa “Compostagem in loco”. O objetivo era eliminar os impactos ambientais com o tratamento externo de resíduos orgânicos. O projeto foi embasado no tratamento chamado de ADB (Alta Digestão Biológica), que não gera mau cheiro, chorume e, principalmente, não atrai vetores, devido à alta temperatura gerada no processo de decomposição aeróbica. Diferentemente dos processos de compostagem convencionais, este modelo se apresenta como solução ambiental diferenciada. Benefícios anuais: eliminação do envio de 120 toneladas de resíduos orgânicos para aterro; redução das emissões de CO2 relacionados ao transporte de resíduos; redução de custo em 50% com tratamento de resíduos orgânicos;  utilização do adubo nos jardins da empresa e doação para projetos sociais.

A Eaton Ltda. ganhou reconhecimento pela iniciativa “Novo Aquecimento – Serpentina”. Todos os seus fornos contínuos utilizam duas máquinas de lavar. A primeira é responsável por retirar o óleo de usinagem das peças, para que não contamine a atmosfera de tratamento dos fornos contínuos. Já a segunda é responsável por retirar o óleo de têmpera, que se aloja nas peças durante o processo de tratamento térmico. Para que seja feita uma limpeza adequada, o fluido precisa trabalhar a uma temperatura próxima a 70 graus C. No projeto foi desenvolvido um equipamento capaz de capturar e canalizar a energia gerada pelas chamas e utilizá-la para aquecer o fluido das lavadoras, reduzindo assim a necessidade de resistências elétricas. Com essa iniciativa, houve uma redução significativa das emissões de CO2 da unidade, além de disponibilizar energia para outros usos.

O terceiro vencedor foi a Algar Tecnologia e Consultoria S.A., com o Projeto “Data Center Verde”, que envolveu a criação de uma usina de Geração Distribuída (GD). A grande vantagem deste sistema é o consumo no próprio local em que é gerado, evitando perdas de distribuição pela concessionária. Além de permitir a criação de uma rede elétrica mais “verde”, isso leva à redução de perdas no sistema, diminuição dos impactos ambientais e aumento da inserção de fontes de energia renováveis na matriz energética. Sua utilização tem aumentado consideravelmente e as redes de comunicação têm papel fundamental para o seu sucesso. Uma justificativa para este projeto é a super utilização da infraestrutura de energia elétrica. A demanda de energia é cada vez maior e a geração distribuída permite aliviar a utilização pela concessionária.