Data de Publicação: 24/03/2022

• Quatro empresas foram reconhecidas por melhores práticas que trazem benefícios ao meio ambiente e à sociedade >
  • Iniciativa da Mercedes-Benz chega à sua 11ª edição, reforçando os princípios ESG na Empresa e no relacionamento com a cadeia de fornecedores
  • Cases foram avaliados por membros da Mercedes-Benz e de universidades convidadas

Mercedes-Benz anunciou no dia 23 de março, em evento online, os fornecedores vencedores do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental 2021. Essa iniciativa segue os princípios ESG na Empresa, impulsionando a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos. Também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) da ONU, um apelo global à ação para diminuir a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Quatro fornecedores foram premiados nessa edição do evento: Eaton, Robert Bosch, SKF e Michelin.

“Nosso compromisso é impulsionar a sustentabilidade em todos os elos da cadeia produtiva. Com isso, reafirmamos a responsabilidade da Empresa em contribuir para a construção de Caminhos para um Novo Mundo, como diz a nossa campanha que reúne todas as ações que têm esse olhar mais ecológico, mais inclusivo e mais justo inserido no próprio negócio”, afirma Matthias Kaeding, diretor de Compras da Mercedes-Benz do Brasil. Desde 2010, cerca de 100 projetos foram destaques nessa premiação.

Marcos Alves, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil, área que participa da interface entre os fornecedores para a premiação, explica que a comissão julgadora é composta por representantes da própria Empresa e de universidades convidadas. “Os membros da comissão elegem os projetos que estejam em concordância com o objetivo de conciliar o crescimento dos negócios com a preservação ambiental e a responsabilidade social, por meio de trabalhos que demonstrem exemplos concretos de melhores práticas sustentáveis e sigam todas as regras descritas no regulamento. Sem dúvida, é um dos nossos prêmios mais importantes e tradicionais para a nossa Companhia, instalada há mais de 65 anos no Brasil”.

“Com essa iniciativa, buscamos estimular, divulgar e homenagear anualmente o desenvolvimento sustentável implantado em nossos fornecedores e na Rede de Concessionários, reconhecendo aqueles que adotam práticas ambientalmente corretas e socialmente justas, a fim de promover a cultura de compromisso com a sustentabilidade”, reforça Ronaldo Vernucio, gerente de Meio Ambiente da Mercedes-Benz do Brasil.

O Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental também abrange cases desenvolvidos pela Rede de Concessionários, cujos vencedores ainda serão anunciados em breve, alcançando assim um reconhecimento a todos os parceiros de negócios da Empresa.

Conheça os vencedores de 2021:

Eaton – “Projeto Desengraxante para Lavagem a Frio”

Visando estancar a alta emissão de gases poluentes e energéticos, provenientes do processo desengraxante das máquinas, a empresa desenvolveu um projeto voltado à sustentabilidade e uma melhoria no processo das máquinas de lavar peças pós têmpera.

Foi aplicado um Desengraxante para Lavagem a Frio nas quatro máquinas do tratamento térmico, o que gerou redução de 44 toneladas métricas por ano na emissão de gases de efeito estufa (GEE). A meta para 2022, quando esse processo estiver aplicado nas 36 máquinas de lavar da planta de Valinhos (SP), é reduzir, aproximadamente, 396 toneladas métricas de GEE, com economia de US$ 420 mil em produtos químicos e energia elétrica.

Robert Bosch - “Neutralidade de CO2 – uma meta global da Bosch”

Este projeto objetiva compartilhar e difundir boas práticas, ações e medidas implementadas nas unidades Bosch de Curitiba (PR) para minimizar as emissões de CO2 e, consequentemente, manter a neutralidade de carbono.

O trabalho desenvolvido nesta unidade é um desdobramento da meta mundial do Grupo Bosch, pautada em quatro principais pilares de atuação de acordo com os Escopos 1 e 2 adotados pelo GHG Protocol: Eficiência Energética, Autogeração de Energia Renovável, Energia Limpa e Compensação por Créditos de Carbono. As medidas e ações desse projeto estão alinhadas com a política e estratégia de carbono neutro da Bosch, o que melhora a competitividade da empresa e traz benefícios para o meio ambiente e para a sociedade.

SKF do Brasil – RecondOil

A solução para o reuso de óleos lubrificantes industriais, nomeada de sistema RecondOil, usa a tecnologia de dupla separação, diminuindo o consumo de óleo e o descarte inadequado.

Para cada tonelada de óleo tratado pelo RecondOil evita-se que 3 toneladas de CO2 sejam emitidas. Há uma melhora do processo, com menos manutenções. Graças à tecnologia de dupla separação, obtém-se um óleo com nível de pureza altíssimo, melhorando a eficiência dos processos de brunimento aplicados na fábrica da empresa em Cajamar (SP).

Dessa forma, a empresa reduziu a quantidade de óleo tratado em sua Estação de Tratamento de Efluentes e melhorou a qualidade de processos. O lubrificante tratado fica na própria fábrica, não necessitando de transporte para descarte ou para rerrefino.

Michelin – Rubberway

O projeto visa dar transparência para toda a cadeia produtiva da borracha natural, desde a fazenda até a fabricação do pneu. Também busca engajar indústrias, ONGs, governos e fazendeiros para a responsabilidade social, ambiental e melhores práticas no campo.

Mais de 75% do volume comprado de borracha natural no Brasil está mapeado e consta de forma transparente no banco de dados da empresa, demonstrando uma cadeia produtiva sustentável e responsável. O mapeamento permite ajudar a sociedade a identificar onde deve investir para melhoria da qualidade de vida da população, assim como melhores práticas de campo e diminuição do impacto ambiental da atividade.

Para conhecer mais sobre os projetos de ESG da Mercedes-Benz do Brasil, acesse o site  https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/sustentabilidade/sobre-o-premio e confira os detahes do prêmio que faz parte da Campanha “Caminhos para o Novo Mundo”.