Data de Publicação: 30/06/2021

  • Os modelos de caminhões elétricos são fabricados de forma flexível na fábrica de Wörth juntamente com caminhões com um sistema de transmissão convencional
  • A produção do eActros está totalmente integrada na rede de produção de trens de força e veículos da Mercedes-Benz Trucks
  • A rede também inclui o processamento e montagem dos principais componentes da propulsão elétrica nas fábricas de Gaggenau (componentes para o eixo elétrico), Kassel (montagem e teste do eixo elétrico) e Mannheim (montagem das baterias de alta voltagem), bem como a produção de veículos na fábrica de Wörth

No centro da produção em série do eActros está o galpão de produção no edifício 75 da fábrica de Wörth. Nos últimos meses, preparações intensivas foram feitas para os novos processos de produção que ocorrerão lá. Isso inclui a construção de uma nova linha de montagem. Ela é usada principalmente para a instalação de componentes de alta tensão - incluindo as baterias do centro de competência da fábrica de Mannheim para mobilidade livre de emissões - e o comissionamento de veículos acabados. Os veículos são então transportados de volta à seção de acabamento e inspeção final como parte do processo de produção normal.

Na fábrica de Wörth, a Mercedes-Benz Trucks estabeleceu uma estrutura organizacional específica para a alta tensão. Além disso, os especialistas em alta tensão precisam realizar uma qualificação especial no próprio centro de treinamento do local para que possam trabalhar no eActros. Esses treinamentos cobrem uma série de módulos relativos aos componentes especiais e ao trabalho com componentes de alta voltagem e caminhões elétricos.

No galpão da montagem, os modelos de caminhões elétricos são fabricados de forma flexível juntamente com caminhões com sistema de tração convencional. Em essência, a fabricação dos diferentes tipos de veículos deve ocorrer da forma mais integrada possível, e a estrutura básica do veículo deve ser feita em uma única linha de produção, independentemente de ser equipado com um motor de combustão convencional ou trem de força elétrico.

Um exemplo disso é o eixo elétrico usado no veículo, proveniente da fábrica da Mercedes-Benz Kassel. Lá são montados os eixos elétricos e todo o trem de força elétrico - composto pelo motor elétrico e elementos de transmissão - e feitas as verificações finais com ênfase no correto funcionamento, segurança quanto à alta tensão e comportamento acústico. Como o eixo elétrico tem principalmente a mesma base que a série do modelo convencional, ele pode ser pré-montado na linha de produção existente em paralelo com as series de modelo convencional.

Mercedes-Benz Trucks, portanto, usa a infraestrutura disponível no galpão de montagem, ao mesmo tempo em que aumenta a flexibilidade dos números das unidades de produção para cada série de modelos. Com isso em mente, a transformação da série de modelos convencionais para elétricos pode ser implementada ativamente.