Data de Publicação: 07/04/2022

  • Otimização do trem de força
  • Redução adicional do consumo de combustível em até 4%
  • Sistema de pós-tratamento de gases de escape recém-desenvolvido
  • Maior eficiência de combustível e conformidade com os mais rigorosos padrões de emissões, como Euro VI
  • Turbocompressores feitos sob encomenda em uma variante otimizada para consumo de combustível e desempenho
  • Powershift Advanced para trocas de marcha mais rápidas e clara redução da interrupção do torque
  • Faixa de torque superior estendida para mais torque nas marchas 7 a 12
  • Fabricado na fábrica de motores de Mannheim
  • Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: "Com a terceira geração do OM 471, focamos consistentemente nas necessidades de nossos clientes. Nosso objetivo era diminuir o Custo Operacional Total (TCO) e reduzir o consumo de combustível. Nossos clientes serão beneficiados, assim como o meio ambiente”.

Stuttgart– Poderoso, extremamente confiável, lucrativo nas operações do dia-a-dia, economizando combustível e também dinâmico: as empresas de transporte fazem várias exigências quanto aos seus caminhões – porque são eles que garantem o seu “pão de cada dia”. Especialmente dada a escassez aguda de motoristas, também é importante ter um forte trunfo em mãos, ou seja, caminhões que os motoristas gostam de dirigir. O trem de força, que constitui aproximadamente 50% e, portanto, a maior parte do valor agregado de um caminhão, desempenha um papel importante quanto a isso. A Mercedes-Benz Trucks já estabeleceu novos padrões com suas duas gerações anteriores de seu motor para serviço pesado OM 471: o sistema de motor, transmissão e eixos do trem de força integrado ao redor do OM 471 são configurados de forma otimizada entre si e fabricados nos próprias plantas de sistemas de energia com os mais altos padrões de qualidade. A fábrica da Mercedes-Benz Mannheim assume a liderança aqui: um centro de competência para motores de veículos comerciais pesados da Daimler Truck e parte da rede global de produção de componentes de acionamento.

A alta tecnologia compensa

Com a terceira geração agora disponível para encomenda e disponível para venda a partir de outubro de 2022, a Mercedes-Benz Trucks está lançando a próxima etapa e colocando em campo seu motor de veículo comercial pesado mais vendido com toda uma gama de inovações que aumentam a eficiência. Cada uma dessas medidas de otimização ajuda a atender às altas exigências de operadores de frotas e motoristas de caminhão profissionais.

Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck Holding AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina, e a marca Mercedes-Benz Trucks: "Com a terceira geração do OM 471, focamos consistentemente nas necessidades de nossos clientes. Nosso objetivo era diminuir o Custo Operacional Total (TCO) e reduzir o consumo de combustível. Nossos clientes serão beneficiados, assim como o meio ambiente”.

A terceira geração do OM 471 instalada no Mercedes-Benz Actros e no Mercedes-Benz Arocs apresenta uma série de inovações técnicas. “Todas as inovações que visam consistentemente a redução do Custo Operacional Total (TCO) em termos de economia de combustível, custos operacionais mais baixos e rendimentos mais altos, sem sacrificar o desempenho, a dinâmica de direção ou o conforto de direção”, explica Christoph Mertens, Gerente de Projeto do novo motor na Daimler Truck. Como a segunda geração anterior, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks fizeram novamente progressos notáveis com sua terceira geração. Em outras palavras: a alta tecnologia compensa, é boa para o meio ambiente e torna a condução divertida.

Maior eficiência de combustível graças à combustão ainda mais otimizada, turbo compressores orientados para a aplicação e atrito reduzido

As melhorias de eficiência para a terceira geração do OM 471 são o resultado de uma série de inovações no motor. Por exemplo, a geometria do recesso do pistão, o design do bico de injeção e os parâmetros do cabeçote relevantes para a troca gasosa foram submetidos a um extenso processo de otimização. Desta forma, a taxa de compressão do motor de seis cilindros em linha foi aumentada de 18,3:1 para 20,3:1, o que leva a uma combustão mais eficiente com um pico de pressão de ignição de 250 bar.

Uma das alavancas mais importantes para aumentar a eficiência de combustível em motores de combustão a diesel modernos é a otimização da turbo alimentação. Com a terceira geração do OM 471, a Mercedes-Benz Trucks apresenta dois novos turbo compressores desenvolvidos e fabricados internamente, adaptados com precisão às amplas necessidades dos clientes. Na variante de consumo otimizado, o foco está no menor consumo de combustível possível – está predestinado para uso em transporte de longa distância com um motor de até 350 kW (476 hp).

A segunda versão do turbo compressor foi projetada para alto desempenho e alta força de frenagem do motor e é ideal para uso no setor de serviços pesados e construção com uma classificação de motor de até 390 kW (530 hp). Para os níveis de desempenho inferior e médio do OM 471, a economia máxima de combustível em comparação com a geração anterior é de até 4%, e para os níveis de desempenho superior de até 3,5%. Graças ao menor consumo, tanto os custos operacionais quanto as emissões de CO2 são reduzidos. A variante de alta potência também é utilizada nos níveis de desempenho mais baixos para as aplicações de construção do Arocs..

Redução das perdas por atrito e controle de pressão com óleo de baixa viscosidade

Além da combustão e turbo alimentação, a redução do atrito é a terceira alavanca importante para melhorar a eficiência do combustível. Para isso, o OM 471 de terceira geração possui uma válvula de controle de pressão do óleo do motor recém-desenvolvida. Ela é instalada atrás da bomba de óleo do motor e na frente do termostato do óleo. Um atuador elétrico permite o uso controlado por mapa de características da válvula redutora de pressão. As reduções disponíveis na pressão do óleo do motor são determinadas em uma matriz complexa que leva em consideração todos os componentes do motor e seus requisitos específicos, como lubrificação ou refrigeração. Um óleo de motor recém-desenvolvido com baixa viscosidade melhora o controle da pressão do óleo – melhora a eficiência do combustível sem reduzir os intervalos de troca de óleo ou aumentar o desgaste dos componentes do motor afetados.

Sistema de pós-tratamento de gases de escape recém-desenvolvido

O sistema de pós-tratamento dos gases de escape, que foi completamente renovado e adaptado ao novo sistema de combustão e controle do OM 471, também ajuda a melhorar a eficiência do combustível. O sistema limita a contrapressão e também aumenta o índice de uniformidade do AdBlue, o que leva a uma melhor conversão de NOx e menor consumo de combustível. Os sensores de NOx, juntamente com o circuito fechado e adaptável de controle de circuito fechado de NOx e um modelo de temperatura SCR preditivo, permitiram que a estabilidade das emissões fosse melhorada ainda mais. Está até em conformidade com os padrões de emissões mais rigorosos, como Euro VI, que exigem a limitação efetiva das emissões de gases de escape durante toda a vida útil normal de um veículo em condições normais de uso.

Elevada dinâmica de condução graças ao PowerShift Advanced e ao Top Torque

Além da rentabilidade, robustez e confiabilidade, a Mercedes-Benz Trucks voltou a prestar atenção a outro fator importante para os clientes da terceira geração do OM 471, a dinâmica de condução. Os engenheiros treinaram seus olhos no trem de força para essa finalidade. Por exemplo, o novo controle de transmissão automatizada PowerShift Advanced permite um deslocamento e aceleração mais rápidos e suaves em muitas situações, graças à seleção precisa de marchas. Mudanças de marcha mais rápidas reduzem o tempo de interrupção do torque em até 40% na faixa superior. A parametrização do pedal do acelerador também foi otimizada: o aumento da sensibilidade no curso inferior do pedal permite manobras significativamente mais sensíveis, enquanto o tempo de resposta direto no curso superior do pedal resulta em maior dinâmica sob altas exigências de carga. Também facilita a condução e a aceleração nas rotatórias.

Outro destaque é a faixa estendida de “Top Torque”. Disponível para níveis de potência do motor de 330 kW (450 cv) e 350 kW (476 cv) em conjunto com a transmissão G281, um poderoso torque de 200 Nm está disponível nas marchas 7 a 12 no programa "A Standard" (Padrão A). "Potência ao toque de um botão" para mais desempenho disponível quando você realmente precisa - por exemplo, em rampas de rodovia ou ao ultrapassar. O tempo todo economizando diesel. Mais valor agregado que compensa em todos os aspectos para motoristas e operadores de frotas.