Data de Publicação: 18/09/2022

• Na segunda metade desta década, a Mercedes-Benz Trucks pretende expandir sua gama de veículos para incluir caminhões produzidos em série com propulsão por células de combustível à base de hidrogênio
  • Os primeiros protótipos do Mercedes-Benz GenH2 Truck já estão passando por testes rigorosos – tanto na pista de testes interna quanto em vias públicas
  • A meta de desenvolvimento é uma autonomia de até 1.000 quilômetros e mais. Isso torna o caminhão adequado para operações particularmente flexíveis e exigentes, especialmente no importante segmento de transporte pesado de longa distância

Stuttgart/Hannover – No caminho para o transporte sustentável, a Mercedes-Benz Trucks pretende expandir sua gama de veículos para incluir caminhões produzidos em série com propulsão por células de combustível à base de hidrogênio na segunda metade da década. O pano de fundo é formado pelas aplicações e tarefas amplamente diferentes para caminhões. As propulsões à base de hidrogênio podem ser a melhor solução, especialmente para aplicações flexíveis e exigentes no importante segmento de transporte pesado e aplicações de longa distância. Para caminhões elétricos, aplica-se o mesmo que para caminhões convencionais. Ao escolher seus veículos, as empresas de transporte tomam decisões de compra racionais com base no Custo Operacional Total (TCO). Eles não estão dispostos a comprometer a adequação de seus caminhões para uso diário, tonelagem e autonomia. A Mercedes-Benz Trucks continuará a oferecer aos seus clientes soluções de veículos ideais para toda a gama de aplicações.

Outras razões para confiar em uma segunda tecnologia de propulsão de emissão zero são a disponibilidade de uma infraestrutura correspondente e a disponibilidade de energia verde suficiente. A Mercedes-Benz Trucks está convencida de que esta necessidade de energia só pode ser satisfeita de forma rápida e econômica com eletricidade verde e hidrogênio verde. Quase nenhum país do mundo será capaz de se abastecer sozinho com energia verde a preços competitivos no futuro. Consequentemente, terá de haver comércio global com fontes de energia neutras em CO2. O hidrogênio verde terá um papel central quanto a esta questão. A Mercedes-Benz Trucks supõe que será comercializado a preços muito atrativos no futuro. Além disso, a fabricante de caminhões vê vantagens em termos de custos e viabilidade técnica da infraestrutura de hidrogênio, além de maiores autonomias, flexibilidade e tempos de reabastecimento mais curtos para os clientes. Portanto, caminhões a hidrogênio podem ser uma opção viável para nossos clientes, especialmente em operações difíceis de longa distância e principalmente em termos de TCO.

Desenvolvimento a todo vapor

Os primeiros protótipos do Mercedes-Benz GenH2 Truck com célula de combustível já estão passando por rigorosos programas de testes desde o ano passado – tanto na pista de testes interna quanto nas vias públicas. No desenvolvimento de sistemas de propulsão baseados em hidrogênio, a Mercedes-Benz Trucks prefere o hidrogênio líquido. Neste estado agregado o portador de energia tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume em relação ao hidrogênio gasoso. Como resultado, mais hidrogênio pode ser transportado, o que aumenta significativamente a autonomia e permite um desempenho comparável do veículo com o de um caminhão a diesel convencional. O objetivo de desenvolvimento do GenH2 Truck é uma autonomia de até 1.000 quilômetros e mais. Isso torna o caminhão adequado para aplicações particularmente flexíveis e exigentes, especialmente no importante segmento de transporte pesado de longa distância. O início da produção em série de caminhões movidos a hidrogênio está previsto para a segunda metade da década.

• Clique AQUI e acesse também o press release “Marco de desenvolvimento: Daimler Truck testa caminhão de célula de combustível com hidrogênio líquido”.

Principais números do GenH2 Truck comparáveis aos caminhões convencionais de longa distância

Os Engenheiros de Desenvolvimento da Daimler Truck basearam o GenH2 Truck nas características do caminhão convencional de longa distância Mercedes-Benz Actros em termos de carga útil, autonomia e desempenho. O objetivo é oferecer a versão produzida em série do GenH2 Truck com uma carga útil de 25 toneladas e um peso bruto de 40 toneladas. Dois tanques especiais de hidrogênio líquido e um sistema de célula de combustível particularmente potente permitirão essa alta carga útil e grande autonomia. Eles representam o coração do GenH2 Truck. Os dois tanques de hidrogênio líquido de aço inoxidável destinados à versão de série do GenH2 Truck terão uma capacidade de armazenamento particularmente alta de 80 kg (40 kg cada) para cobrir longas distâncias. O sistema de tanque de aço inoxidável é composto por dois tubos, um dentro do outro, que são conectados entre si e isolados a vácuo.

Na versão de série do GenH2 Truck, o sistema de célula de combustível deve fornecer 2 x 150 quilowatts e a bateria fornecer 400 kW adicionais temporariamente. A 70 kWh, a capacidade de armazenamento da bateria é relativamente baixa, pois não se destina a atender às necessidades de energia, mas principalmente a ser ligada para fornecer suporte de energia situacional à célula de combustível, por exemplo, durante picos de carga na aceleração ou durante a condução em subida estando totalmente carregado. Ao mesmo tempo, a bateria relativamente leve permite uma carga útil maior. Deve ser recarregada, nos veículos de produção em série, com energia de frenagem e excesso de energia da célula de combustível. Um elemento central da sofisticada estratégia operacional do sistema de célula de combustível e bateria é um sistema de resfriamento e aquecimento que mantém todos os componentes na temperatura operacional ideal, garantindo assim a máxima durabilidade. Em uma versão pré-série, os dois motores elétricos foram projetados para um total de 2 x 230 kW de potência contínua e 2 x 330 kW de potência máxima. O torque é 2 x 1577 Nm e 2 x 2071 Nm, respectivamente.

Amplo compromisso com o hidrogênio

Ao mesmo tempo, a Daimler Truck está trabalhando em conjunto com a Linde no desenvolvimento de um novo processo para o tratamento do hidrogênio líquido (hidrogênio líquido “sub-resfriado”, “tecnologia sLH2”). Entre outras coisas, esta abordagem inovadora permite uma densidade de armazenamento ainda maior e um reabastecimento mais fácil em comparação com o LH2. As empresas planejam o primeiro reabastecimento de um veículo protótipo em uma estação piloto na Alemanha em 2023. A Mercedes-Benz Trucks e seus parceiros planejam um alto nível de transparência e abertura em torno das interfaces relevantes da tecnologia sLH2 desenvolvida em conjunto. O objetivo é colaborar com outras empresas e associações para desenvolver suas próprias tecnologias de reabastecimento e veículos que apliquem o novo padrão de hidrogênio líquido e assim estabelecer um mercado de massa global para o novo processo.

Quando se trata de infraestrutura para postos de abastecimento de hidrogênio em importantes rotas de transporte na Europa, a Daimler Truck planeja trabalhar em conjunto com as empresas Shell, BP e TotalEnergies. A Daimler Truck também é acionista da operadora de postos de abastecimento de hidrogênio H2 MOBILITY Deutschland. Além disso, a Daimler Truck, IVECO, Linde, OMV, Shell, TotalEnergies e o Grupo Volvo se comprometeram a trabalhar juntos para ajudar a criar as condições para o lançamento de caminhões a hidrogênio no mercado de massa na Europa como parte do grupo de interesse “H2Accelerate (H2A)”.

Joint venture “cellcentric” com o Grupo Volvo de células de combustível

Juntamente com o Grupo Volvo, a Daimler Truck está comprometida com as células de combustível baseadas em hidrogênio. Ambas as empresas fundaram sua joint venture “cellcentric” em 2021. O objetivo da “cellcentric” é se tornar uma das principais fabricantes mundiais de sistemas de células de combustível. Para isso, a empresa planeja montar uma das maiores instalações de produção em série da Europa a partir de 2025.