Data de Publicação: 24/10/2022

  • Novo motor OM 471 de 530 cavalos, o mais potente da marca no mercado brasileiro, alcança até 8% de redução no consumo de diesel
  • Inovações visam economia no consumo e redução do TCO (Custo Operacional Total), além da redução nas emissões de poluentes
  • MirrorCam ganha braços de câmeras 10 centímetros mais curtos e novos parâmetros que otimizam o campo de visão, proporcionando mais segurança nas estradas, nas vias e nas manobras
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A linha de caminhões Mercedes-Benz 2023, que chega ao mercado brasileiro com a tecnologia BlueTec 6 para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6), traz também duas inovações em alinhamento com o atual portfólio da Daimler Truck, na Alemanha. Trata-se das novas gerações do motor OM 471 LA de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, e do MirrorCam, sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores.

“Disponível para os caminhões extrapesados Actros e Arocs Euro 6, o novo OM 471 LA reduz as emissões de poluentes conforme a nova legislação, mas vai além, assegurando, ao mesmo tempo, economia de até 8% no consumo de combustível e redução do TCO (Custo Operacional Total)”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Já o novo MirrorCam, disponível para os caminhões Actros da linha 2023, amplia suas vantagens em termos de conforto durante dirigibilidade e manobras e também de segurança nas vias e nas estradas. Na nova geração, o braço dá câmera está 10 centímetros mais curto e tem novos parâmetros de imagem, que melhoram ainda mais a visão ao condutor. Com essas novidades, oferecemos mais eficiência e rentabilidade no transporte de cargas para nossos clientes”.

3ª geração do OM 471 LA – melhoria em consumo, eficiência e desempenho

A terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados é um exemplo de eficiência em consumo de combustível, sem afetar o desempenho, a dinâmica do veículo e o conforto de condução. Como exemplo, apresenta um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite a economia de combustível de até 8% em comparação com o Actros atual.

Outro destaque da terceira geração do OM 471 LA é a dinâmica ainda maior do caminhão. A Mercedes-Benz também se concentrou em todo o trem de força: a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced permite deslocamentos e acelerações mais rápidos e suaves em muitos cenários, graças à seleção de marchas ainda mais precisa.

As melhorias de eficiência para a terceira geração do OM 471 LA são o resultado de uma série de inovações no motor. A geometria do pistão, o design do bico de injeção e alguns parâmetros do cabeçote foram submetidos a um extenso processo de otimização. Assim, a taxa de compressão do motor de 6 cilindros em linha foi aumentada de 18,3:1 para 20,3:1, o que leva a uma combustão mais eficiente, com um pico de pressão de ignição de 250 bar.

Além da combustão e turboalimentação, a redução do atrito é outra medida importante para melhorar a eficiência do consumo de combustível. Para isso, o OM 471 LA de terceira geração possui uma válvula de controle de pressão do óleo do motor recém-desenvolvida. Ela é instalada atrás da bomba de óleo do motor e na frente do termostato do óleo. Um atuador elétrico permite o uso controlado por mapa de características da válvula redutora de pressão.

As reduções disponíveis na pressão do óleo do motor são determinadas em uma matriz complexa que leva em consideração todos os componentes do motor e seus requisitos específicos, como lubrificação ou refrigeração. Um óleo de motor recém-desenvolvido com baixa viscosidade melhora o controle da pressão do óleo. Isso resulta numa melhora da eficiência do combustível sem reduzir os intervalos de troca de óleo ou aumentar o desgaste dos componentes do motor afetados.

2ª geração do MirrorCam – braços das câmeras 10 centímetros mais curtos

A segunda geração do MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa e que chega ao Brasil com o Actros em 2023, agora pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Um dos benefícios decorrentes do encurtamento dos braços da câmera é que os motoristas agora podem andar em ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do retrovisor comum.

A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de câmeras, que foi originalmente projetado para ser muito brilhante, significa que os monitores, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado, retratam a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão. Além disso, agora o sistema MirrorCam aprimorado consegue ajudar também no gerenciamento de situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.

Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque, com a cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.

Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis.

Mercedes-Benz Trucks apresentou um caminhão com câmeras em vez de retrovisores em 2014, no caminhão-conceito “Mercedes-Benz Future Truck 2025”. Em 2018, ela foi a primeira fabricante do setor a introduzir a produção em série do MirrorCam, consolidando o primeiro sistema de retrovisores digitais por câmeras para caminhões. Um veículo produzido com MirrorCam não tinha mais os espelhos principais e os grandes angulares tradicionais. Em vez disso, recebia um sistema composto por duas câmeras conectadas à esquerda e à direita na estrutura do teto da cabina, com dois monitores digitais nas colunas internas, juntamente com os controles correspondentes no cockpit do motorista.