Data de Publicação: 19/09/2022

  • Alto valor agregado para os operadores de frotas: Daimler Truck oferece aos seus clientes de caminhões soluções e serviços integrados customizados para otimizar o uso do veículo e o Custo Operacional Total
  • Mercedes-Benz Uptime torna as visitas às oficinas mais previsíveis e reduz as avarias imprevistas
  • Mercedes-Benz Uptime torna as visitas às oficinas mais previsíveis e reduz as avarias imprevistas
  • TruckLive fornece acesso a serviços úteis, como gestão de atendimentos e informações de trânsito atualizadas
  • Os serviços de telemetria do Fleetboard permitem uma conexão em rede dos motoristas, frotas e encomendas
  • eConsulting abrangente em temas como integração de frota, infraestrutura de recarga e conexão em rede garante eficiência ainda maior ao usar caminhões elétricos
  • Soluções customizadas de leasing, financiamento e seguro da Daimler Truck Financial Services completam o portfólio de serviços da Daimler Truck para caminhões e ônibus

Stuttgart/Hannover – A compra de um veículo comercial – seja ele ainda convencionalmente movido à diesel ou à bateria elétrica – representa um investimento para todas as empresas de transporte que, em última análise, terá retorno. Por isso, é ainda mais importante ter a Daimler Truck ao seu lado como uma parceira que não só oferece veículos altamente eficientes para todos os tipos de uso, mas também garante o maior benefício possível para o uso diário na estrada, graças aos serviços e soluções. A Daimler Truck dará uma visão da ampla gama desses serviços e soluções para caminhões da Mercedes-Benz e FUSO na feira IAA Transportation deste ano, em Hannover.

Mercedes-Benz Complete e Mercedes-Benz Select: custos de serviço sob controle

Alta disponibilidade de veículos, poucas avarias e custos previsíveis são fatores cruciais de sucesso para qualquer empresa de transporte. Afinal, elas só ganham dinheiro quando seus veículos estão na estrada. E neste negócio, cada centavo conta – independentemente do segmento ou tipo de propulsão. Para evitar tanto quanto possível as visitas não planejadas à oficina e custos desnecessários, cada vez mais clientes confiam em contratos de serviço quando se trata de manutenção e reparação.

Desde julho de 2022, quatro em cada seis veículos Mercedes-Benz Trucks nos mercados mais importantes da União Europeia estão cobertos por contratos de serviço – customizados individualmente conforme suas necessidades. Um terço desses caminhões é coberto pelo Mercedes-Benz Complete. O abrangente pacote de serviços inclui todos os serviços de oficina, incluindo peças sujeitas a desgaste no chassi, bem como a substituição de unidades devido ao desgaste, desde a coordenação das visitas à oficina até a verificação das faturas com pagamentos mensais fixos. Para o eActros e o eEconic, o Mercedes-Benz Complete cobre o ePowertrain (trem de força elétrico) por até seis anos como extensão da garantia padrão. O Mercedes-Benz Select destina-se a clientes particularmente sensíveis ao preço e complementa o contrato de reparação do trem de força (Mercedes-Benz Extend) com o serviço de manutenção.

Mercedes-Benz Uptime: conexão em rede para uma utilização ainda mais eficiente do veículo

Uma parte integrante do Mercedes-Benz Complete e do Mercedes-Benz Select é o Mercedes-Benz Uptime, o serviço para aumentar a disponibilidade do veículo de forma sustentável. O sistema inteligente registra os dados relevantes do veículo – desde a pressão dos pneus até o motor e agora também inclui o status da bateria do eActros e do eEconic. Relacionado a isso, o Mercedes-Benz Uptime já adicionou mais de 200 reguladores e-specific (especificamente para elétricos) que monitoram continuamente os processos de recarga ou as curvas de tensão relacionadas à bateria de alta voltagem, por exemplo. O Mercedes-Benz Uptime suporta quase todos os procedimentos de diagnóstico de falhas previsíveis de forma totalmente automática e remota. Após a coleta de dados no caminhão, o sistema envia recomendações específicas de ação ao cliente e à oficina Mercedes-Benz em uma média de 240 segundos. Através da rede de veículos, Mercedes-Benz Service e empresas de transporte, as visitas às oficinas para incidentes esperados e inesperados, como avarias e veículos encalhados, podem ser reduzidas.

My TruckPoint: o novo portal digital do cliente para administração de frota em 360 graus

Com o novo portal do cliente, a Mercedes-Benz Trucks responde ao desejo de muitos clientes de tornar a gestão da frota ainda mais fácil, para que tenham mais tempo para o seu dia-a-dia. Após o registro em mytruckpoint.mercedes-benz-trucks.com, os dados do cliente sobre veículos e contratos, por exemplo, são automaticamente carregados no portal. Os clientes também têm a opção de manter seus dados on-line de forma independente. O local de trabalho totalmente digitalizado oferece aos clientes uma visão 360 graus de informações, documentos e processos relevantes - e tudo com um único acesso.

Além de uma visão geral da frota, incluindo dados detalhados do veículo, a ferramenta, gratuita para clientes Mercedes-Benz Trucks, também oferece informações abrangentes sobre contratos de serviço, incluindo contratos Mercedes-Benz Uptime e Fleetboard, incluindo informações sobre partida e datas de término, termos do contrato, condições e quilometragem atual. Os clientes também têm a opção de adicionar manualmente veículos de outras fabricantes. A plataforma também suporta a gestão da frota no que diz respeito aos próximos trabalhos de manutenção e inspeção ou questões contratuais. Quando um contrato expira, o MyTruckPoint gera automaticamente uma notificação. Peças Genuínas Mercedes-Benz específicas do veículo também podem ser encomendadas. Os clientes podem acompanhar seu histórico de pedidos a qualquer momento, facilitando muito os pedidos de peças futuras. O status de produção e entrega de novos pedidos de veículos também pode ser visualizado via rastreamento online.

TruckLive: conectado desde o primeiro segundo

O novo portal do cliente também oferece acesso ao TruckLive, o acesso gratuito ao mundo de serviços digitais da Mercedes-Benz Trucks. O novo serviço digital estará disponível em países europeus selecionados a partir de outubro de 2022 e pode ser ativado através da assinatura de um contrato TruckLive. O TruckLive começa com dois módulos: gerenciamento de manutenção e dados de trânsito atuais (Live Traffic). O módulo de gerenciamento de manutenção fornece transparência sobre os trabalhos de manutenção no caminhão, bem como informações selecionadas sobre a condição atual do veículo. Ele conecta os clientes com o Mercedes-Benz Service para disponibilizar os dados do veículo para planejamento de manutenção e facilitar a manutenção. Além disso, os clientes têm a opção de realizar alguns trabalhos de manutenção por conta própria. Com o Live Traffic, os dados de trânsito atualizados podem ser usados para reduzir os tempos de viagem e planejar os tempos de chegada com mais precisão.

Soluções digitais inteligentes para uma eficiência ainda maior

O portal Fleetboard baseado em nuvem, intuitivo de usar e com design moderno, é um desenvolvimento adicional da solução de telemetria testada e comprovada. A plataforma integrativa torna mais fácil para os clientes a visualização de dados sobre sua frota de veículos, ao mesmo tempo em que abre o acesso a uma ampla gama de soluções digitais.

A princípio, as frotas de caminhões elétricos, em particular, se beneficiarão do novo portal. O gerenciamento de carga foi desenvolvido especificamente para veículos elétricos movidos à bateria. Ele fornece total transparência do processo de cobrança das instalações de infraestrutura de um cliente, para que os custos possam ser gerenciados usando o histórico de transações. As operações de carregamento também podem ser melhor planejadas para maximizar o uso das estações de recarga. Geralmente, os processos de recarga também podem ser iniciados e interrompidos de qualquer lugar através do Gerenciamento de Recarga.

Um diário de bordo com informações detalhadas sobre os tempos de condução, paragem e recarga, peso total, quilômetros percorridos, percursos, topografia, temperatura, bem como consumos de energia ou aumentos e diminuições do estado de carga da bateria é outra ferramenta. Isso permite que os gerentes de frota acompanhem cada Actros individual na empresa para que o uso possa ser otimizado ao conversar com o motorista ou o despachante.

A ferramenta de mapeamento permite que os funcionários do back office das empresas de transporte reajam rapidamente às condições atuais do veículo sempre que necessário. Isso ocorre porque a ferramenta mostra onde um veículo está localizado no momento e se está sendo conduzido ou parado. Os usuários de caminhões elétricos também são informados sobre o estado de carga da bateria e a autonomia que ainda pode ser esperada. O novo portal Fleetboard será ampliado gradativamente e também será disponibilizado aos clientes de caminhões com motor convencional a partir de 2023.

O aplicativo de logística HABBL se destaca do portfólio de conectividade da Mercedes-Benz Trucks porque orienta os motoristas passo a passo em suas ordens de serviço. O motorista pode operar o aplicativo ao mesmo tempo no Cockpit Multimídia de seu caminhão e em qualquer dispositivo móvel Android para tarefas fora do veículo. Todos os envolvidos em um processo de transporte, como motoristas, despachantes e clientes finais que têm acesso aos dados pelo aplicativo, sempre recebem as informações de que precisam. Isso aumenta a qualidade do processo e, ao mesmo tempo, cria um alto grau de transparência.

Aconselhamento especializado para uma mobilidade elétrica customizada

Uma palavra-chave para caminhões elétricos movidos à bateria: para apoiar as empresas de transporte em sua transição para a mobilidade elétrica em todas as etapas, a Daimler Truck integrou veículos como o eActros ou o eEconic e o eCanter da FUSO em um ecossistema de negócios que também inclui consultoria e serviços, bem como soluções digitais para uso eficiente do veículo e otimização dos custos gerais. Por exemplo, nossas equipes de eConsulting (Consultoria em Eletrificação) usam rotas de direção existentes para determinar perfis de uso para caminhões elétricos que sejam tão realistas e úteis quanto possível para um cliente específico. Além da eletrificação da garagem, o eConsulting também inclui, dependendo do desejo do cliente, todas as questões relacionadas ao planejamento, pedido e implementação da infraestrutura de recarga, bem como da conexão à rede. A Mercedes-Benz Trucks coopera com a Siemens Smart Infrastructure e a ENGIE para a recarga nas garagens, bem como trabalhos de elétrica e de instalação. A Mercedes-Benz Trucks também presta assistência, se solicitado, com o fornecimento de possíveis financiamentos públicos para infraestrutura e veículos.

Flexibilidade financeira e proteção completa

A Daimler Truck Financial Services (DTFS) também apresentará seu portfólio de produtos pela primeira vez na feira IAA Transportation deste ano, em Hannover. A Empresa é uma divisão do Grupo Daimler Truck que iniciou suas operações em dezembro de 2021, e que já atua em doze mercados. Soluções de financiamento, leasing e seguros para caminhões e ônibus são oferecidas pela Daimler Truck.

Um crescimento adicional está planejado por meio de novas ofertas de eletrificação e serviços baseados no uso. Isso inclui ofertas flexíveis e baseadas em telemetria, como Dynamic Lease (Leasing Dinâmico) e Dynamic Insurance (Seguro Dinâmico). Como exemplo: a DTFS Holanda oferece uma solução digital para os eActros exibidos no estande da feira, em uma fatura. Os clientes podem adicionar ao contrato o Fleetboard Charge Management, o Fleetboard Log Logbook, o Fleetboard Mapping e o Mercedes-Benz Uptime.

Será dada assistência para a mudança para a eletromobilidade através de ofertas integradas de financiamento e seguro para os veículos e a bateria, bem como infraestrutura e gestão de recarga. Para isso, a Empresa já está em discussão com municípios, fornecedores de energia, prestadores de serviços de transporte e prestadores de pátios de recarga.