Data de Publicação: 18/09/2022

• O “protótipo conceitual” do eActros LongHaul fornece uma prévia da linguagem de design do veículo de produção em série planejado para 2024
  • Com uma carga de bateria, o eActros LongHaul terá uma autonomia de cerca de 500 quilômetros
  • A recarga em megawatt fará com que as baterias sejam carregadas de 20% a 80% em bem menos de 30 minutos
  • A tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP) em baterias garante longa vida útil e mais energia utilizável
  • Mercedes-Benz Trucks oferece aos clientes uma solução de transporte holística composta por tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços customizados
  • Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes. Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade.”

Stuttgart/Hannover – Em termos de carga útil, distância e rotas, o transporte pesado de longa distância é o segmento mais exigente no transporte rodoviário de cargas. Ao mesmo tempo, há com ele um grande potencial para reduzir as emissões de CO2. Após o lançamento no mercado do eActros para transporte em serviços de distribuição pesada em 2021, a Mercedes-Benz Trucks está agora iniciando a próxima etapa para o transporte pesado de longa distância movido à bateria. A Empresa apresenta o eActros LongHaul, anunciado em 2020, pela primeira vez no IAA Transportation 2022, em Hannover. Com contornos claros e uma faixa de luz LED na área dianteira, o veículo oferece uma prévia da linguagem de design do veículo de produção em série. Os primeiros protótipos já passaram por testes intensivos e serão testados em vias públicas ainda este ano. No próximo ano, protótipos próximos ao modelo de série serão enviados a vários clientes para testes.

Clique AQUI e acesse o press release “eActros LongHaul elétrico à bateria será entregue à Amazon e à Rhenus em 2023 para testes em operação “no mundo real”.

Vantagens do Mercedes-Benz eActros LongHaul

A Mercedes-Benz Trucks também anunciou informações adicionais sobre a série eActros LongHaul. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eletrônico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência de pico de mais de 600 kW. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento ao mercado. Isso oferecerá aos clientes vários outros usos possíveis para um transporte totalmente elétrico. Os Engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado convencional de longa distância comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos.

O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem da fábrica de caminhões de Wörth. Isso inclui a instalação de todos os componentes elétricos e a colocação do veículo em operação no final da linha. Isso possibilita alta capacidade de produção e a produção totalmente em paralelo de caminhões convencionais e totalmente elétricos na mesma linha. Com o eActros 300/400 e o eEconic, por outro lado, a eletrificação ocorreu até agora em um processo separado no Future Truck Center (Centro de Caminhões do Futuro) em Wörth.

As baterias usadas no eActros LongHaul usam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais útil. As baterias do eActros LongHaul de produção em série poderão ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. O eActros LongHaul foi planejado para ser a escolha certa para os clientes em termos de lucratividade, sustentabilidade e confiabilidade. Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas ainda este ano. No próximo ano, protótipos bem próximos aos modelos de produção em série serão entregues a clientes para testes de uso “no mundo real”.

Reboque elétrico para autonomias ainda maiores

Os reboques eletrificados podem aumentar significativamente a autonomia dos caminhões elétricos. Por exemplo, a empresa de tecnologia Trailer Dynamics desenvolveu o "eTrailer" (reboque elétrico) em conjunto com a fabricante de reboques Krone. A peça central é um eixo eletrônico embutido no reboque, incluindo baterias, que possibilitam ao veículo de reboque uma potência adicional. Dependendo da capacidade da bateria do reboque elétrico, são possíveis autonomias de mais de 800 quilômetros com a versão de produção em série do eActros LongHaul com uma carga de bateria.

Compromisso com parceiros para viabilizar a infraestrutura de recarga

Com relação à cobrança pública de transporte de longa distância, a Daimler Truck, o Grupo TRATON e o Grupo Volvo fundaram uma joint venture em julho. A joint venture planeja instalar e operar pontos de recarga de alto desempenho para caminhões e ônibus pesados movidos à bateria na Europa. A rede de recarga iniciada pelas três partes será aberta e acessível a todos os veículos comerciais pesados na Europa, independentemente da marca. A Mercedes-Benz Trucks está trabalhando com a Siemens Smart Infrastructure e a ENGIE quanto à recarga nas garagens.

Além disso, a Daimler Truck participa do projeto “High Performance Charging in Long Distance Truck Transport” (HoLa - Recarga de Alto Desempenho no Transporte de Caminhões de Longa Distância). O objetivo deste projeto, sob o patrocínio da VDA, é o planejamento, construção e operação de uma infraestrutura selecionada de recarga de alto desempenho para caminhões elétricos de longa distância com bateria. Dois pontos de recarga Megawatt Charging System (MCS – Sistema de Recarga em Megawatt) de alto desempenho serão instalados em quatro locais na Alemanha e testados “no mundo real”. Vários outros parceiros do consórcio da indústria e pesquisa estão envolvidos no projeto.

eConsulting para mobilidade elétrica customizada

Como a mobilidade elétrica é mais do que apenas uma nova tecnologia, a Mercedes-Benz Trucks integrará o eActros LongHaul, como seus caminhões elétricos atualmente disponíveis, em um ecossistema holístico que inclui serviços de consultoria para uso eficiente do veículo e otimização do Custo Operacional Total (TCO). Por exemplo, as rotas existentes podem ser usadas para determinar o perfil de aplicação mais realista e significativo de caminhões elétricos para o respectivo cliente, a fim de determinar rotas que podem ser conduzidas com caminhões elétricos. Para além da eletrificação da garagem, todas as questões relativas ao planeamento, modalidades de aplicação e implementação relativas à infraestrutura de recarga necessária, bem como à ligação à rede, fazem também parte da chamada eConsulting (Consultoria em Eletrificação), conforme os requisitos do cliente.

Clique AQUI e leia mais sobre o Mercedes-Benz eActros LongHaul.