Data de Publicação: 27/03/2017

  • Nova geração de bancos é o grande destaque da evolução no posto de trabalho do motorista nos caminhões Atego, Axor e Actros, assegurando mais conforto e produtividade aos motoristas

  • Com desenvolvimento no Brasil, os novos bancos foram projetados de acordo com o biotipo do motorista brasileiro, priorizando o bem-estar e a satisfação de quem passa horas ao volante

  • Novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional, sistema de som e tacógrafo digital ampliam as facilidades para o dia a dia do motorista

  • Novidades consolidam uma nova fase do ECONFORT, conceito de desenvolvimento que agrega mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões Mercedes-Benz, proporcionando mais rentabilidade para os clientes

Com o lançamento de um novo posto de trabalho para o motorista nos caminhões Atego, Axor e Actros, com destaque para a nova geração de bancos, a      Mercedes-Benz começa a antecipar as novidades que serão grandes atrações da marca na Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.

“O novo posto de trabalho assegura um alto nível de ergonomia e facilita a operação no dia a dia do motorista, o que se traduz em maior conforto e produtividade”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ao trabalhar de uma forma mais cômoda e prática, o motorista obtém melhor desempenho do veículo, com mais segurança e economia, contribuindo assim para a redução de custos operacionais e, consequentemente, para a rentabilidade da empresa de transporte. Além disso, o bem-estar a bordo garante a tranquilidade e a satisfação do motorista”.

“Na Fenatran, todos os caminhões Atego, Axor e Actros trarão esse elevado nível de conforto”, informa Leoncini. “Com isso, tanto os empresários e os executivos das empresas de transporte, como os profissionais autônomos e os motoristas, poderão apreciar o elevado padrão do posto de comando das nossas cabinas, o que passa a ser mais um importante diferencial da marca em um mercado tão competitivo”.

Novos bancos foram desenvolvidos para atender o biotipo do brasileiro

A nova geração de bancos é um ponto-chave da evolução no posto de comando dos motoristas nos caminhões Atego, Axor e Actros. Tanto o banco do motorista, quanto o do acompanhante, foram concebidos e produzidos pela equipe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com fornecedores.

“Os novos bancos foram projetados de acordo com o biotipo do motorista brasileiro, priorizando o bem-estar e a satisfação de quem passa horas ao volante”, afirma Leoncini. “O desenvolvimento local levou em conta as características do transporte e os hábitos de quem dirige caminhão pelo imenso território nacional, o que foi captado em clínicas, pesquisas, demonstrações, eventos e test-drives, reforçando, mais uma vez, que seguimos à risca o compromisso do slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve.’. Como resultado, oferecemos o melhor banco do mercado, feito aqui mesmo no Brasil e pensando nas expectativas e na satisfação dos nossos motoristas”.

Mercedes-Benz antecipa mais novidades derivadas do ECONFORT

Além da nova geração de bancos, os caminhões Atego, Axor e Actros passam a oferecer um novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional, sistema de som e tacógrafo digital, o que amplia as facilidades para o dia a dia do motorista.

“O objetivo é oferecer um nível de conforto excelente para todos os nossos veículos, proporcionando o melhor ambiente a bordo para os motoristas, seja quem trabalha na cidade, ou quem passa horas na estrada. Cada operação tem sua característica, mas cabe a nós oferecer o mesmo padrão de comodidade e ergonomia, valorizando a pessoa e o profissional do volante que faz do caminhão o seu local de trabalho e também de descanso ou até de pernoite”, afirma o executivo. “Nós queremos que o motorista se sinta valorizado e respeitado em suas demandas de conforto e segurança, seja qual for o Mercedes-Benz que ele venha a dirigir”, completa Leoncini.

De acordo com Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, essas novidades anunciadas pela Empresa consolidam uma nova etapa do ECONFORT, conceito de desenvolvimento que agrega mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões da marca, proporcionando mais rentabilidade para os clientes. “Quando o ECONFORT foi lançado, em 2014, apresentou uma série de itens voltados à economia no consumo de combustível. Num segundo momento, o foco estava voltado para a redução dos custos de manutenção. Agora, o objetivo é assegurar um notável conforto ao motorista. Já consolidada junto aos clientes, essa filosofia de trabalho terá prosseguimento, agregando mais valor e mais eficiência no transporte de cargas”.

Novos bancos se destacam pelo design e várias regulagens

Com design diferenciado e oferecidos nas versões Estático e Pneumático – “Standard” e “Conforto” –, os novos bancos dos caminhões Mercedes-Benz se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, que remete à imagem de um arrojado banco de automóvel. Os assentos tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 mm em relação à versão anterior. O novo acabamento, em tecido ou vinil, está mais macio, aumentando a sensação de conforto, além de facilitar a limpeza.

Todos os bancos (motorista e 1° acompanhante) têm cintos de segurança integrados, aumentando ainda mais o conforto dos profissionais da estrada. Os apoios laterais envolventes propiciam melhor acomodação das costas em qualquer situação. Além disso, o ajuste lombar pneumático, disponível na versão “Conforto”, tem duas bolsas infláveis para apoio lombar e duas para apoio lateral, propiciando um ajuste perfeito para cada biotipo de motorista.

Os novos bancos do motorista aliam praticidade e comodidade, permitindo longo tempo de trabalho sem stress do condutor. Eles têm 12 regulagens: ajuste do encosto das costas, baixar/levantar o assento pneumático, ajuste da altura do banco, ajuste da inclinação do assento, ajuste do amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste da profundidade do assento, dois apoios de braço, baixar/levantar o encosto das costas e ajuste lombar (na versão “Conforto”).

Mercedes-Benz também agregou novidades às camas disponíveis nas Cabinas Leito e Estendidas. O revestimento passou a ser confeccionado com um tecido de mais elasticidade. A espuma é laminada, com espessura de 120 mm, propiciando maior conforto ao motorista no seu período de descanso.

Pacote multimídia inclui painel, volante multifuncional e sistema de som

Os caminhões Mercedes-Benz passam a oferecer aos clientes diversas possibilidades de configuração de um novo pacote multimídia. Entre os itens disponíveis, como série ou opcional, incluem-se sintonizador de FM com RDS-EON, sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias; toca CD compatível com MP3 e WMA; entradas auxiliares Mini-USB e AUX; Bluetooth com facilidade de viva-voz; e volante multifuncional com comando sem tirar as mãos do volante para operar o rádio e o celular, além de navegar as operações do computador de bordo no painel.

São três os pacotes multimídia disponíveis – Preparação (antena, cabo e alto-falantes), Básico (itens da Preparação mais tweeter e rádio/CD) e Conforto (itens do Básico mais o volante multifuncional, disponível somente para Atego, Axor e Actros).  

Com quatro raios e dois conjuntos de botões, um em cada lado, o volante multifuncional conta com teclas de acionamento para os comandos do painel de instrumentos. O uso das teclas é extremamente amigável, o que resulta em maior comodidade para o motorista. Além disso, todos os comandos estão ao alcance dos polegares, tornando a direção ainda mais segura e ergonômica.

Tacógrafo digital é item de série para os caminhões Mercedes-Benz

Mercedes-Benz também agrega em toda a sua linha de caminhões o novo tacógrafo digital BVDR (Brazilian Vehicle Data Recorder), importante inovação de série que traz maior praticidade e mais economia ao cliente.

Homologado pelo INMETRO, a grande vantagem do tacógrafo digital é que ele não utiliza os tradicionais discos, mas sim fita de papel, que pode ser impressa no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar.

Todas as informações são gravadas em memória interna do tacógrafo digital e podem ser extraídas para armazenamento externo, em um pen drive, por meio de uma porta USB, ou via WEB. Além disso, a identificação do motorista é feita por meio de botões no painel frontal do próprio aparelho. O sistema identifica mais de um motorista, com capacidade máxima de 50 condutores.

Os dados gravados pelo tacógrafo incluem a velocidade do caminhão, distância percorrida, rotação do motor, velocidade máxima e status do veículo (parado ou em movimento). Também armazena informações do motorista (código do motorista, número da CNH, início e fim da condução) e do veículo (chassi e placa).  

Os relatórios podem ser extraídos diária ou semanalmente, otimizando o monitoramento por parte dos gestores da frota, com praticidade, transparência e segurança.

Novidades da linha de caminhões para 2017 (lançamento em março)

 

Novos bancos

Novo sistema de som

Volante multifuncional

Tacógrafo digital

Actros

X

X

X

X

Axor

X

X

X

X

Atego

X

X

X

X

Accelo

-

X

-

X

Evolução da linha de caminhões pelo conceito ECONFORT – 2014/2016

Actros

Novo painel

Novo motor OM 460

Motor de 510 cv para o Actros 2651

Nova cabina com design diferenciado

Suspensão metálica opcional

Tanques de alumínio com capacidade de até 1.080 litros

Freio a tambor para operações mix road

Eixos sem redução nos cubos

Novo câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, com as funções EcoRoll, Power, Manobra e Balanceio

Axor

Novo painel

Câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift para modelos off-road

Incremento do torque do motor OM 457 LA

Freio a tambor para operações mix road

Novos eixos sem redução nos cubos

Novo câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, com as funções EcoRoll, Power e Manobra para modelos rodoviários

Suspensão pneumática no chassi

Suspensão a ar na cabina leito

Novo interior da cabina.

Atego

Novo painel

Novo chassi com quadro mais robusto

Opção de câmbio automático para Atego 1729 coletor de lixo

Nova relação de eixo traseiro

Novo câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, com as funções EcoRoll, Power e Manobra

Novo eixo traseiro HL-4

Suspensão e novo interior da cabina

Tanques de combustível com capacidade de até 630 litros

Para downloads dos vídeos, clique nas opções abaixo:

Vídeo 1  – Caminhão Axor 2644 em operação

Vídeo 2 – Depoimentos de Roberto Leoncini, vice-presidente da Mercedes-Benz, Afonso Mariano, diretor de Logística da Seara Agronegócios, e Marcos Andrade, gerente de Marketing da Mercedes-Benz

Vídeo 3 – Novo posto de trabalho do motorista