Data de Publicação: 05/10/2021

• Com esse novo lote, serão cerca de 8,5 mil ônibus da marca em circulação pelo programa, iniciado em 2007
  • Para esse nova licitação, o modelo escolhido foi o chassi LO 916, desenvolvido para as categorias ORE 1, ORE 2 e ONUREA PA
  • Chassis de ônibus Mercedes-Benz são reconhecidos pela robustez e resistência, atendendo especificações para aplicações urbana e rural do transporte escolar.

Mercedes-Benz venceu licitação para o fornecimento de 2.600 ônibus ao programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Todas as unidades são do chassi LO 916, com carrocerias Caio e Mascarello, atendendo às especificações dos modelos ORE 1, ORE 2 e também do ONUREA PA. As prefeituras e os estados poderão solicitar seus ônibus até 14 de setembro de 2022.

“É com muita satisfação que a Mercedes-Benz segue fornecendo ônibus escolares para os programas federais. Com essa nova licitação, somente para o Caminho da Escola, serão cerca de 8.500 ônibus Mercedes-Benz em circulação pelo programa, desde 2007, quando foi iniciado”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Estes veículos asseguram elevado padrão de qualidade, conforto e segurança aos estudantes, mesmo em percursos que intercalam trechos de terra e asfalto, muito comuns no transporte escolar”.

Os veículos dos modelos ORE 1 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Pequeno) com 29 assentos para crianças, e ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, possuem características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas para aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto) e para-choques elevados.

Já os ônibus do modelo ONUREA PA (Ônibus Urbano Acessível Piso Alto – Categoria Pequeno), com 29 assentos para crianças, mais um auxiliar, são focados no transporte escolar em áreas urbanas, possuindo características como menor altura de carroceria em relação ao solo, eixo traseiro com diferencial convencional, pneus com perfil para asfalto, além do sistema de ar condicionado que proporciona maior conforto às crianças.

Os ônibus também se destacam pela acessibilidade, com porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), o que permite acesso prático e seguro aos estudantes com dificuldades de locomoção, dois assentos reservados a alunos com deficiência física e cintos de segurança de quatro pontos. Além disso, as carrocerias dispõem de porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas.

Como todo chassi de ônibus da marca, o LO 916 escolar assegura força, robustez e resistência para as mais variadas aplicações do transporte de passageiros em rodovias, rotas rurais e urbanas.

Micro-ônibus desenvolvidos para o Caminho da Escola

“Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, essa versão do LO 916 foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE”, informa Gustavo Nogueira, Gerente de Vendas Governo.

Os balanços dianteiro e traseiro elevados facilitam a circulação em solos acidentados. O LO 916 também oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.

O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar ainda mais na condução do ônibus.

Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o LO 916 para aplicações rurais se destaca por itens como freio de parada, que não permitem a movimentação do veículo com as portas abertas, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.

Portfólio Mercedes-Benz para transporte escolar

O portfólio da Mercedes-Benz para o programa Caminho da Escola conta agora com os modelos LO 916 para a categoria ORE 1 (entreeixos de 4,25 metros para ônibus convencional de até 7,4 metros, com 29 assentos para estudantes), ORE 2 (entreeixos de 4,8 metros, com até 9,0 metros de comprimento e 44 assentos), ONUREA PA (entreeixos de 4,25 metros, com 7,4 metros de comprimento e 29 assentos) e também o OF 1519 R para o ORE 3 (entreeixos de 6 metros, com 11 metros e 60 assentos).

Esses ônibus Mercedes-Benz também são indicados para programas estaduais e municipais de transporte escolar urbano e rural.