Data de Publicação: 08/04/2021

• Site da campanha “Vá de ônibus. Vá seguro” destaca medidas de higienização e sanitização de veículos urbanos e rodoviários
  • Iniciativa busca valorizar as melhores práticas de proteção e de prevenção à Covid-19 voltadas aos passageiros e também aos funcionários das empresas de ônibus

Mercedes-Benz, maior fabricante e líder nas vendas de ônibus no Brasil, mantém seu apoio às ações de prevenção e combate à Covid-19 e segue divulgando e reconhecendo as boas práticas das empresas do setor e das encarroçadoras no transporte urbano e rodoviário. O site da campanha “Vá de ônibus. Vá seguro” (www.vadeonibusvaseguro.com.br) apresenta vários cases de medidas de higienização e sanitização de veículos que buscam ampliar a proteção dos passageiros, como também de motoristas e demais funcionários nos veículos, nas garagens, rodoviárias e terminais.

“Os impactos da Covid-19 atingiram em cheio o transporte de passageiros. Porém, independentemente das circunstâncias, eventuais ou não, o ônibus ocupa uma função vital na mobilidade das pessoas, seja nas cidades ou nas estradas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “As empresas operadoras, tanto do transporte coletivo, quanto de linhas rodoviárias, fretamento e turismo, assim como as encarroçadoras, têm adotado diversas medidas essenciais para a proteção de todos que necessitam desse transporte. Então, a fim de valorizar as melhores práticas dos nossos parceiros e ampliar a conscientização em torno de um tema de interesse da sociedade, nós fazemos essa divulgação para todos os públicos. Isso é muito importante para que os passageiros se sintam seguros e protegidos em suas viagens de ônibus”.

Além de depoimentos de líderes de entidades ligadas ao transporte urbano (NTU), rodoviário (ABRATI) e de fretamento e turismo (ANTTUR), o site  www.vadeonibusvaseguro.com.br reúne mais de 30 vídeos de curta duração que apresentam as diferentes medidas de higienização e sanitização adotadas por empresas de ônibus e parceiros.

Os vídeos mostram, por exemplo, o trabalho intensificado de limpeza, desinfecção e esterilização em garagens e terminais de ônibus, mostrando os cuidados com assentos, piso, portas, vidros, cortinas, apoios de braço, pega mão nas portas de embarque e desembarque, balaústre, posto do motorista e do cobrador, área de cadeirantes e todos os pontos de contato no interior do veículo. A isso somam-se ainda a limpeza e a troca de filtros de ar condicionado, vitais para uma circulação de ar mais saudável nos veículos.

Algumas medidas são específicas para combate à Covid-19, como medição de temperatura de passageiros e motorista, uso de dispenser de álcool em gel, exigência do uso de máscara durante toda a viagem, recomendações para vidros abertos nos ônibus urbanos e sinalizações de piso em terminais de embarque para distanciamento seguro. Também chamam a atenção o uso de tapete sanitizante na entrada do ônibus, cartazes informativos e campanhas de conscientização sobre as recomendações e dicas de proteção da OMS e incentivo à compra online de passagens por site ou aplicativos para evitar filas e aglomerações.

A tecnologia também ganha evidência nas ações adotadas pelas empresas e encarroçadoras. Entre as novidades, incluem-se o uso de luz ultra-violeta UV-C para esterilização do interior do ônibus, que elimina 99,9% de vírus e bactérias. Névoa ozonizada e nebulização com amônia são utilizadas para ação antimicrobiana. Já o peróxido de hidrogênio é aplicado para uma limpeza mais profunda contra fungos, bactérias e vírus.

O primeiro ônibus BioSafe do Brasil

Um dos vídeos do site traz uma iniciativa pioneira adotada pela empresa Ouro e Prata, a primeira do País a apresentar ao mercado, um modelo equipado com itens da plataforma Marcopolo BioSafe, que trazem inovação em biossegurança.

Entre as novas soluções embarcadas, destacam-se o sistema Safe-Distance, com três fileiras de poltronas individuais que permitem maior distanciamento entre os passageiros. Cortinas antimicrobianas entre cada poltrona impedem a proliferação de micro-organismos, proporcionando mais segurança a bordo.

A esterilização do toalete com luz UV-C é outra novidade de BioSafe. Com propriedade de desinfecção, a radiação ultravioleta é amplamente utilizada na área da saúde. Após cada uso, o processo de desinfecção ocorre automaticamente, garantindo um ambiente semrpre esterilizado e protegido.

O UV-C também é usado no sistema de ar-condicionado, promovendo a desinfecção do ar circulante no interior do veículo, para garantir a inativação do material genético de vírus e células bacterianas. Devido à sua potência e ação antimicrobiana, ele preserva a saúde e mantém a segurança dos passageiros durante toda a viagem.

Um sensor de luz individual automático em cada poltrona diminui os toques nas superfícies. Para acender a luz, basta passar a mão na frente do sensor.

De acordo com o executivo, com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, essa ação dá continuidade, portanto, ao compromisso da Empresa com os usuários do ônibus de todo Brasil. “Os passageiros utilizam esse meio de transporte para ir ao trabalho, à escola e para outros compromissos, servindo como um meio de inclusão social e de aproximação dos habitantes com suas cidades e seus espaços de lazer e convivência, serviços, mobilidade e qualidade de vida. É por isso então que a Mercedes-Benz seguirá ao longo de todo 2021, mobilizando e estimulando diversos players do segmento, como empresas de transporte, gestores e parceiros, a participarem dessa campanha, buscando soluções de mobilidade para hoje e para o futuro”.