Data de Publicação: 21/09/2021

• Destaques da Daimler Latina na Lat.Bus 2021
  • Empresa apresenta um inovador processo de pintura anticorrosiva de chassis de ônibus para operações severas na mineração
  • Crescem as exportações da Mercedes-Benz para América Latina
  • Clique aqui para assistir ao vídeo da nossa coletiva de imprensa

A Daimler Latina está apresentando na Lat.Bus & Transpúblico, maior feira da mobilidade urbana do País e da Região, uma nova versão de distância entre-eixos para o chassi OF 1730 e um inédito sistema de tratamento anticorrosivo para chassis de ônibus que operam em condições severas na mineração. Em parceria com a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), esse evento será realizado em formato virtual nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

“É com muita satisfação que nós anunciamos na Lat.Bus & Transpúblico um pacote de novidades a fim de preparar os ônibus da marca Mercedes-Benz para os segmentos de mineração e fretamento na América Latina”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Por estarem em crescimento, esses setores têm buscado cada vez mais soluções que garantam a longevidade dos veículos e a segurança dos passageiros”.

Novo OF 1730 com entre-eixos de 6.500 mm

Atenta às demandas dos clientes, a Mercedes-Benz passa a oferecer uma nova versão de distância entre-eixos de 6.500 mm para o chassi OF 1730, como será apresentado no stand virtual na Lat.Bus. Este modelo é indicado para fretamento, transporte urbano e intermunicipal e turismo.

Com esse entre-eixos mais longo, a Mercedes-Benz amplia seu portfólio de ônibus, oferecendo ao cliente uma solução da fábrica que pode receber carrocerias entre 12,8 e 13,2 metros de comprimento. Dessa forma, pode transportar o mesmo número de passageiros que um OF 1730 de 5.950 mm de entre-eixos garantindo mais conforto aos usuários. De acordo com a necessidade do cliente, também é possível aumentar para 49 o número de assentos, permitindo maior capacidade de passageiros e otimizando a rota das operadoras.

O novo OF 1730/65 já sai de fábrica com esta configuração especialmente para atender à regulamentação de alguns mercados latino-americanos que não permitem mudanças estruturais ou dimensionais na distância entre-eixos durante o processo de encarroçamento do ônibus. Assim, é possível cumprir os requisitos locais de cada país.

O mais inovador tratamento anticorrosivo de chassis de ônibus

A Daimler Latina apresenta na Lat.Bus uma importante novidade ligada à qualidade e resistência dos produtos da marca Mercedes-Benz. Atendendo às necessidades de clientes, a Empresa desenvolveu o processo mais inovador do mercado para tratamento anticorrosivo dos chassis de ônibus da marca.

Essa proteção especial aplicada no chassi é indicada para veículos de fretamento que transportam funcionários e transitam em ambientes de operações severas, com alto grau de salinidade, altas taxas de umidade, baixas temperaturas e calor intenso, o que ocorre, por exemplo, no setor da mineração. Ou seja, os chassis de ônibus da nossa marca sairão de fábrica ainda mais protegidos contra corrosões e outros impactos derivados de condições extremas de aplicação do veículo. Isso exige menos manutenção da estrutura do chassi e maior durabilidade do ônibus.

Essa solução está disponível para as linhas de micro-ônibus LO e também para os O 500 urbanos e rodoviários. Além da aplicação do tratamento anticorrosivo do chassi, estes veículos recebem pneus especiais para operações severas e um pacote de segurança ampliado, podendo circular tanto nos ambientes severos das minas, como pelas cidades.

Entre os itens de segurança destacam-se, conforme a linha de chassis: ABS, piloto automático, limitador de velocidade, ACC, ASR, hill holder, ESP, LDWS, EBS e sistema anti-tombamento.

Crescem as exportações da Mercedes-Benz para América Latina

Mercedes-Benz do Brasil é uma tradicional exportadora de veículos comerciais para a América Latina e outros continentes. Nos primeiros oito meses de 2021, registrou expressivo crescimento dos embarques de ônibus e caminhões. O resultado foi impulsionado pela recuperação dos mercados latino-americanos, que começam a retomar suas atividades econômicas, desaceleradas por conta da pandemia da Covid-19.

Com isso, a Mercedes-Benz do Brasil aumentou as exportações de ônibus e caminhões para a América Latina, indo de 710 unidades no acumulado de janeiro a agosto do ano passado para 2.530 unidades em 2021, ou seja, 257% de crescimento na comparação entre os dois períodos.

“No caso específico do segmento de ônibus, os efeitos da pandemia, como a redução no número de passageiros, tornam a retomada da normalidade do mercado mais lenta. Mesmo assim, registramos um incremento de 48% nas nossas exportações de ônibus, com 310 unidades vendidas até agosto em 2021, frente a 460 unidades de igual período do ano passado. Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas vendas de ônibus na América Latina”, conclui Jens Burger.

Sobre a Lat.Bus & Transpúblico

A expectativa é que o evento reúna, durante os três dias, milhares de participantes brasileiros e latino-americanos para apresentar e debater um conteúdo exclusivo e de alta relevância. Entre os assuntos em pauta incluem-se: qualidade e produtividade, custeio e investimentos, regulamentação e contratos, com foco na melhoria dos serviços de transporte coletivo urbano.

O formato 100% virtual busca facilitar a geração de negócios, interatividade e experiência imersiva. Além de assistir ao evento, os participantes poderão visitar stands no pavilhão virtual, acessar e baixar conteúdo exclusivo das marcas expositoras, participar de rodadas de negócios virtuais e até trocar cartões virtuais com outros participantes no Cyber Café.