Data de Publicação: 31/03/2022

  • Foram mais de 374.000 consultas médicas, exames e pequenas cirurgias nas carretas puxadas por caminhões e 69.000 vacinas nos ônibus
  • Mais de 170.000 pessoas foram atendidas nas unidades móveis de saúde e vacinação do projeto #UnindoForças, que conta com a parceria de entidades e empresas brasileiras e também do governo alemão
  • Iniciativa reforça os princípios ESG na Mercedes-Benz do Brasil
  • Veículos já percorreram mais de 30.000 km por 60 cidades de várias regiões brasileiras

Mercedes-Benz do Brasil e ONGs parceiras estão comemorando o primeiro ano do projeto #UnindoForças, que contempla a atividade de 8 carretas puxadas por caminhões e 2 ônibus como Unidades Móveis de Saúde. Esta ação conta com o engajamento de várias entidades e empresas num grande compromisso para levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de localidades distantes e à população em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil.

Nesse primeiro ano de intensas ações e atividades, a iniciativa acumula resultados expressivos. São mais de 374.000 procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 171.000 pacientes atendidos. Também foram aplicadas 69.000 vacinas da Covid-19. Até aqui, o projeto chegou a 60 cidades de várias regiões do país. No total, as 8 carretas e os 2 ônibus já rodaram mais de 30.000 km.

“O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos. Tanto os caminhões quanto os ônibus usados como Unidades Móveis de Saúde reforçam a diversidade de ações comunitárias da Mercedes-Benz do Brasil”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é chegar a 1 milhão de pessoas atendidas em três anos”.

De acordo com o executivo, o êxito e a continuidade do projeto antes, durante e pós-pandemia mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que promovem a transformação da sociedade. “Nossa Empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, afirma Achim Puchert.

“O projeto tem tudo a ver, portanto, com o pilar responsabilidade social dos princípios ESG que estamos praticando, cada vez mais, na empresa. Isso vai além do nosso corebusiness de produzir caminhões e ônibus e de desenvolver serviços. A Mercedes-Benz segue firme no propósito de mover o mundo. Por isso, reforça sua contribuição com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida. Assim, garantimos qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro mais sustentável”.

Projeto é uma iniciativa de colaboradores da Empresa

“O projeto #UnindoForças é um case de sucesso que nos traz muita satisfação por ser fruto de uma iniciativa de colaboradores da própria Empresa”, afirma Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas da iniciativa. “O pontapé inicial foi dado por um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse projeto é uma de suas brilhantes ideias”.  

Maurício Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina e também apoiador do projeto, conta que esse grupo gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”.

Oito carretas e dois ônibus na estrada

Em seu primeiro ano, o projeto #UnindoForças já tem oito carretas da saúde e dois ônibus de vacinação pelas estradas.

Com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19, dois ônibus da Mercedes-Benz, um urbano e um rodoviário, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, partiram para diferentes roteiros em várias regiões brasileiras.

São duas unidades móveis com a SAS Brasil, levando atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de pequenas cirurgias. Uma das carretas atuou junto a cidades do roteiro do Rally dos Sertões. A outra seguiu para outras comunidades no Nordeste.

Com a Renovatio, na região Sul, o foco é a oftalmologia, com exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina. Oftalmologia também é a especialidade do Instituto Luz para Vida, oferecendo consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular.

Na cidade de São Paulo, além da primeira carreta de tomografia do projeto MB Health, a parceria com o CIES Global inclui outras duas carretas. Uma delas para exames de ultrassonografia e doppler e outra unidade móvel para pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.

Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimento nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. Essa parceria começou por Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo a fim de atender os caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa. Essa carreta está se deslocando por várias localidades do País, em ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas.

Para coroar um ano de sucesso do #UnindoForças e começar com o pé direito o segundo ano do projeto, a Mercedes-Benz anunciou, no evento, o seu novo parceiro, a Instituição Amigos do Bem. São quase 30 anos de trajetória e milhares de voluntários transformando vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.

Aporte de 4,5 milhões de Euros do governo alemão via DEG

O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de Euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação é viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.

O investimento foi realizado pela DEG, uma subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre diversas ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Essa tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho para a Companhia.

O projeto #UnindoForças conta ainda com mais parceiros, como a Vivo Empresas, como apoiadoras. As carretas são projetadas e customizadas pela Fleximedical, com construção das carrocerias a cargo da implementadora Labor. A Canon Medical fornece tecnologia de ponta para os diagnósticos por imagem e trabalhou com o projeto na Unidade Móvel de Tomografia.

As transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X. Já a Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas.

Sobre os parceiros do projeto das Unidades Móveis de Saúde

Amigos do Bem – Amigos do Bem – A Instituição nasceu em 1993 com a iniciativa de um grupo de amigos de São Paulo liderados por Alcione Albanesi que, comovidos pela situação de miséria no sertão nordestino, se mobilizaram para ajudar a região. Ao longo dos quase 30 anos de trajetória, cerca de 1 milhão de pessoas foram atendidas pela Instituição, que transforma vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia.

Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas para promover a inclusão social e romper o ciclo de miséria na região. Hoje, 150 mil pessoas são atendidas todos os meses, em 300 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

CIES Global – Organização sem fins lucrativos que há 14 anos oferece atendimento de saúde a usuários do SUS. Atualmente, com 11 unidades em operação, o CIES é pioneiro no emprego de unidades móveis e modulares na saúde, utilizando carretas e contêineres adaptados para o atendimento ao paciente, realizando desde consultas médicas até exames de alta complexidade e pequenas cirurgias.

Nos últimos cinco anos, somente no município de São Paulo, já realizou mais de 6 milhões de atendimentos, 5,6 milhões de exames e mais de 213 mil cirurgias.

O CIES abraçou o projeto junto à Mercedes-Benz e, em setembro de 2020, inaugurou a primeira Unidade Móvel de Saúde destinada à tomografia. O êxito desse projeto piloto permitiu que, em apenas cinco meses, 4.000 exames fossem realizados, atendendo a população do Jardim Iva, carente de serviços de saúde.

Cruz Vermelha Brasileira - A Cruz Vermelha Brasileira é uma das mais de 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Instituto Luz para Vida – O Instituto é uma organização social sem fins lucrativos. Uma plataforma de transformação social que tem como objetivo ajudar as pessoas a contemplarem o mundo que vivemos através da saúde oftalmológica. Os projetos do Luz para Vida fornecem atendimento oftalmológico e checkup de saúde em comunidades que não possuem atendimento e para pacientes que estão esperando na fila do SUS há anos. É responsável pela doação de mais de 60 mil consultas, 45.000 exames de retina, 26.715 encaminhamentos cirúrgicos, 32.456 óculos entregues, com mais de 2.000 voluntários que doaram seu tempo para ajudar pessoas em mais de 76 municípios de Minas Gerais.

Renovatio – Organização social sem fins lucrativos com experiência na operação de unidades móveis de saúde em campanhas que buscam levar saúde visual e doar óculos para quem mais precisa. É responsável pela implementação da tecnologia alemã OneDollarGlasses no Brasil. Nesse modelo, até agora, já doou cerca de 60.000 pares de óculos e realizou 100.000 exames de vista gratuitos para populações do Brasil, assim como do Haiti, Índia e Moçambique.

SAS Brasil – Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão levar saúde especializada para quem não tem. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento, impactando diretamente as filas de espera do SUS. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar também com a telessaúde, garantindo acesso a mais de 20 especialidades para milhares de pessoas e criou soluções inovadoras e premiadas nacional e internacionalmente, como as cabines de teleatendimento e o projeto pioneiro de exames ginecológicos, como ultrassonografia e colposcopia, a distância. Atualmente, a organização possui três focos de atuação. Saúde da mulher, com ações para diagnóstico e tratamento de lesões precursoras de câncer de colo de útero; Saúde da criança, com os projetos Sorrisaria e VerMagia, focados em odonto e oftalmo pediatria, respectivamente e; Saúde da família, com a telessaúde e os programas dedicados à prevenção e tratamento de lesões iniciais de câncer de pele e de cuidado integral da pessoa com diabetes.  Com isso, já são mais de 180 mil pessoas beneficiadas em mais de 350 cidades de 24 estados brasileiros. 

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein – Sociedade civil sem fins lucrativos, tem 66 anos de história e atua nas áreas de assistência à saúde pública e privada, educação e ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social. Conta com 15 mil colaboradores e um corpo clínico com cerca de 10 mil médicos. Seu compromisso com o desenvolvimento amplo do sistema de saúde se traduz no desenvolvimento de projetos de melhoria e na contribuição da construção de novos modelos de trabalho ajustados aos desafios atuais.

O Einstein integra fóruns nacionais e internacionais de discussão e participa ativamente de iniciativas conjuntas com o poder público, órgãos reguladores, hospitais, operadoras de planos de saúde e entidades setoriais para o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro.

Canon Medical – Instalada no Brasil desde 1974, a Canon Medical é uma das maiores fornecedoras de tecnologia de ponta para diagnóstico por imagem e oferece uma gama completa de soluções de imagens médicas para diagnóstico, incluindo CT, MR, Raio-X, Ultrassom, Hermodinâmica e Informática de médica. Com uma base instalada de milhares de equipamentos, está presente em algumas das maiores e mais importantes instituições de assistência à saúde do Brasil.

Incorporando tecnologias inovadoras aos equipamentos, como a Inteligência Artificial em modo Deep Learning e assistência remota com ferramentas de IOT aplicadas a assistência pós-venda, oferece a melhor experiencia aos clientes, o que possibilitou alcançar o NPS de 88 pontos.

Tendo como guia das atividades a filosofia corporativa Made for Life, o paciente é colocado no centro de todas as ações da empresa, e ao trabalhar lado a lado com seus parceiros, como a comunidade médica, académica e cientifica, constrói relacionamentos baseados na transparência, confiança e respeito.

Eco X – Sediada na Grande São Paulo, a empresa é especializada na transformação de veículos como ônibus, caminhões, carretas, trailers e containers em unidades móveis. Atua em vários segmentos: Corporativo (saúde, escritórios de atendimento, oficina móvel/assistência técnica, serviços operacionais, treinamento) e Governo (saúde, social, atendimento público e segurança), além de prestar serviços de revitalização (assistência técnica e implementos para veículos).

A Eco X é referência de mercado no setor de adaptações, transformação de veículos com homologações e certificações de montadoras para produção de veículos com garantia de fábrica. O parque industrial da empresa conta com um time de engenharia voltada para projetos em unidades móveis, modernos equipamentos, máquinas e sistemas tecnológicos, incluindo softwares de desenvolvimento de layouts em 3D e um Laboratório de Protótipos.

A empresa fornece soluções de projetos com engenharia especifica para unidades móveis para todas as plataformas, ônibus, micro-ônibus, carretas, caminhões, vans, trailer, módulos containers, seguindo as regulamentações técnicas dos órgãos competentes fiscalizadores.

Elber Medical – A empresa oferece uma ampla gama de câmaras de conservação de alta qualidade. São várias opções para transporte e armazenamento de medicamentos, vacinas, sangue, hemoderivados, termolábeis, sêmen e outros materiais biológicos que requerem temperatura controlada e ininterrupta mesmo quando há falta de energia elétrica convencional.

Projetadas para atender às mais diversas expectativas do mercado, as câmaras podem ser equipadas com diversos opcionais, desde controle remoto pelo celular até sistema de energia solar para funcionamento em locais onde não há energia elétrica convencional.

Fleximedical – Negócio social, certificado pelo Sistema B por seu foco social e ambiental, a Fleximedical é pioneira em soluções de saúde, como construção de contêineres, carretas, carretas, cabines, vans, entre outros tipos de unidades portáveis e fixas, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao atendimento de saúde. Tendo inciado como empresa de tecnologia na área da saúde, em 2005, a Fleximedical inova criando Unidades Móveis de Saúde, consolidando-se no mercado com o apoio de instituições como a Rede Yunus de Negócios Sociais, CNPQ e CIETEC/USP. Em 2020 recebeu o Prêmio Empreendedor Social, do jornal Folha de S. Paulo em parceria com a da Schwab Foundation, braço social do Fórum Econômico Mundial, por suas unidades de enfrentamento à COVID-19.

Labor – Sediada em Guarulhos e agora com uma nova unidade em Taubaté (SP), a Labor Equipamentos Rodoviários foi fundada em 1991 e, desde então, oferece produtos rodoviários diferenciados aos tradicionais, utilizando de engenharia avançada para dar a seus clientes maior produtividade, economia e tecnologia no transporte e em unidades móveis.

Empresa líder em tecnologia no seu segmento, a história da Labor é marcada pelo pioneirismo, sempre apresentando lançamento de produtos inovadores, como a primeira suspensão pneumática nacional para caminhões e carretas, sendo a primeira empresa fora da Europa a fabricar semirreboque monobloco com suspensão independente (sem eixos).

Com a fabricação de carretas especializadas para transporte e unidades móveis com até 3 andares e duas aberturas laterais, apresenta vantagens como maior capacidade de carga e espaço interno nas unidades móveis, assim como suspensões independentes que garantem menor vibração do semirreboque.

Rossetti - Apesar de começar a produzir implementos com o nome Rossetti em 1997, trabalhamos com equipamentos rodoviários há mais de 50 anos. Uma empresa em conformidade com a ANFIR, trabalhamos juntos com nossos clientes para manter grande controle técnico e qualidade nos nossos produtos. Nossa abordagem de evoluir, antecipando a necessidade dos nossos parceiros, é um fator importante que nos tornou líder no mercado de caçambas basculantes. Com 25 anos de empresa, temos representantes em todo país, que nos permitem alcançar todos os estados, mas não paramos por aí. Além de ser um grande participante do mercado interno, também exportamos para mais de vinte países como Chile, Colômbia, Gana, Angola e Cuba. Para nós, produzir implementos rodoviários com excelência, credibilidade e tradição, nos permite manter um alto índice de confiança na parceria entre clientes e Rossetti. 

Sunew – Criada em 2015, a empresa busca revolucionar o paradigma de consumo e produção de energia, construindo um mundo melhor para as próximas gerações com a energia mais verde presente em todos os lugares. A Sunew é líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV - Organic Photovoltaics), com as maiores instalações implantadas em todo o mundo.

O OPV é a terceira geração de tecnologia de células solares. Por meio de uma produção totalmente sustentável, essa tecnologia é a alternativa mais verde de geração de energia, permitindo a sua integração em projetos inovadores de arquitetura, construção, mobiliário urbano e mobilidade.

Vivo Empresas – Com uma carteira de mais de 1,5 milhões de usuários corporativos, a Vivo Empresas atua como parceiro estratégico de negócios, apoiando a digitalização de organizações de diversos tamanhos e setores em todo o território nacional. Essa ampla cobertura nos permite conhecer, a fundo, as dores de cada segmento, nos mais diferentes estágios de maturidade digital.

Além de serviços de Conectividade, como Rede Móvel com velocidade 4.5G, Voz Fixa e Banda Larga com hiperconexão de Vivo Fibra de até 1GIGA, oferecemos um amplo portfólio de soluções tecnológicas com Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, Tecnologia da Informação, Gestão de Tecnologia e IoT. #DigitalizarParaAproximar.

DEG e KfW – A DEG é subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos principais e mais experientes bancos de desenvolvimento do mundo, que contribui para os três pilares da sustentabilidade: a atividade econômica, o meio ambiente e a coesão social. Fundado em 1948 como uma instituição pública, o KfW pertence hoje à República Federal da Alemanha (80%) e aos estados federados (20%). O KfW é um dos maiores bancos alemães e capta os recursos para suas atividades de desenvolvimento quase exclusivamente nos mercados de capitais internacionais.

Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) – Instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, atraindo investimentos para o País e expandindo o comércio bilateral e a cooperação entre países.

Suas atividades englobam eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de formação profissional, inovação, inclusão, mineração, meio ambiente, energia e eficiência energética.

A AHK São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou de know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, que, juntas, representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas em 92 países.

Sobre a Daimler Truck

A Daimler Truck Holding AG ("Daimler Truck") é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais com mais de 40 fábricas e mais de 100.000 colaboradores no mundo. Os fundadores da Daimler Truck deram início à indústria dos transportes com seus caminhões e ônibus cerca de 125 anos atrás. Desde então, as ambições da empresa sempre estiveram voltadas ao objetivo de trabalhar para todos os que movem o mundo. Seus clientes viabilizam a mobilidade das pessoas e o transporte de mercadorias para seus destinos de forma confiável, pontual e segura. Para que isso seja possível, a Daimler Truck fornece tecnologias, produtos e serviços. Isso também se aplica à transformação rumo à condução neutra de emissões de CO2. A empresa busca sempre o sucesso do transporte sustentável, com profundo conhecimento tecnológico e visão clara das necessidades de seus clientes.

As atividades de negócios da Daimler Truck estão estruturadas em cinco segmentos: Trucks North America (TN) com as marcas de caminhões Freightliner e Western Star e a marca de ônibus escolar Thomas Built Buses; Trucks Asia (TA) com as marcas de veículos comerciais FUSO e BharatBenz; Mercedes-Benz (MB) com a marca de caminhões com o mesmo nome e Daimler Buses (DB) com as marcas de ônibus Mercedes-Benz e Setra. O novo negócio de Serviços Financeiros (DTFS) da Daimler Truck se constitui como o quinto segmento.

O portfólio de caminhões inclui os modelos leves, médios, semipesados e pesados que são utilizados para transporte de longa distância, assim como serviços de distribuição e canteiros de obras. A marca possui também veículos especiais usados principalmente no setor público e de serviços técnicos específicos. A gama de produtos de ônibus, por outro lado, abrange o segmento urbano, escolar, rodoviário, turismo e a fabricação de chassis de ônibus. Além da venda de veículos comerciais novos e usados, a empresa também oferece serviços de pós-venda e soluções de conectividade.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Para mais informações acesse: https://www.mercedes-benz.com.br.