Data de Publicação: 22/11/2019

  • Fernando Henrique da Cruz, mecânico do concessionário Irmãos Davoli, foi considerado o melhor técnico especializado em diagnóstico do mundo entre profissionais da Mercedes-Benz Trucks de 11 países

  • Mercedes-Benz do Brasil tem longa tradição de especialização de sua Rede de Concessionários no País e na América Latina, com mais de 12.000 participações em treinamentos somente em 2019

“A marca que todo mundo confia” – esse é o posicionamento da Mercedes-Benz Caminhões no mercado. Isso, porém, não está presente somente em seus produtos e serviços, mas também nos profissionais que se destacam diariamente pelo desempenho nas oficinas dos concessionários em todo o mundo.

A fim de reconhecer as habilidades dos seus especialistas em peças e serviços, a Mercedes-Benz Trucks realiza, a cada dois anos na Alemanha, o "Global TechMasters Truck". A competição deste ano ocorreu no final de outubro, em Sttutgart, reunindo colegas de 11 países: Alemanha, Brasil, Finlândia, Suíça, Áustria, Romênia, Itália, Rússia, Grécia, Turquia e Polônia.

Com cinco representantes, sendo quatro da Rede de Concessionários e um da fábrica, a equipe brasileira foi muito elogiada pelo desempenho nas atividades teóricas e práticas, especialmente pelo envolvimento com o Novo Actros.

O grande destaque do time brasileiro foi Fernando Henrique da Cruz, mecânico da revenda Irmãos Davoli de Mogi Mirim (SP), que conquistou o título de melhor técnico do mundo em diagnóstico de caminhão na Mercedes-Benz Trucks. Fernando, aliás, já havia sido premiado com medalha de prata nessa mesma competição em 2013.

“O fato de participar de uma competição com profissionais que já trabalham com o Novo Actros há mais tempo aumenta significativamente o valor da conquista do nosso time, que merece todos os aplausos”, ressalta Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reflete o alto grau de especialização das equipes da Rede, fruto da parceria entre a fábrica e os concessionários, visando um atendimento de peças e serviços cada vez mais excelente e sempre atualizado para os clientes da marca”.

“A importância de ganhar esse título é mostrar para os nossos clientes que estamos preparados para as novas tecnologias”, afirma Fernando Henrique da Cruz. “Isso demonstra que nossa Rede de Concessionários, junto com a Mercedes-Benz, realiza um excelente trabalho de capacitação de seus colaboradores. Agradeço e também parabenizo toda a equipe de Peças e Serviços e da área de Treinamento da fábrica, em especial o instrutor Eduardo, os demais colegas que formaram nosso time na Alemanha, a Irmãos Davoli, que me deu todo apoio e onde estou há 16 anos, e à minha família, que sempre esteve ao meu lado mesmo nos momentos em que eu estava longe deles”.

12.000 participações em treinamentos em 2019

André Wulfhorst, gerente sênior de Desenvolvimento de Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil, destaca o forte engajamento dos concessionários do Brasil e da América Latina nos programas de treinamento oferecidos pela Empresa. “Somente em 2019, tivemos mais de 12.000 participações nos cursos, envolvendo mais de 5.200 colaboradores do Brasil e cerca de 2.000 de vários países da América Latina”. 

Visando a preparação da Rede de Concessionários para a chegada do Novo Actros ao Brasil, a Mercedes-Benz já realizou também 30.000 horas de treinamento para preparação de instrutores. Desde o mês passado e até maio de 2020, a Empresa promoverá um amplo programa de treinamento técnico e de produto no País que envolverá 11.000 participantes, entre profissionais da fábrica e da Rede de Concessionários. Além disso, em parceria com a Fabet, a Mercedes-Benz ampliará o número de instrutores para mais de 130 profissionais, que irão multiplicar conhecimentos sobre o Novo Actros em todo o País, tanto para motoristas, quanto para as equipes de oficina.

Sobre o Global TechMaster Trucks

Realizado a cada dois anos pela área Global de Peças e Serviços de caminhões, o “Global TechMasters Truck” reconhece e premia os melhores profissionais, nas categorias Consultor de Serviço, Consultor de Peças e Técnico de Oficina. São avaliados os melhores desempenhos em todas as etapas da competição, considerando conhecimento dos produtos, serviços e história da marca, conhecimento técnico e habilidades individuais do perfil profissional, trabalho em equipe e foco no atendimento ao cliente.

A competição é dividida em duas grandes fases: uma competição local em cada país e a competição mundial na Alemanha. Nesta edição referente a 2018-2019, mais de 2.000 profissionais da Rede de Concessionários participaram da 1ª etapa no Brasil.

Acompanhado por instrutores especializados, o time brasileiro que disputou a fase mundial passou por uma preparação exclusiva, realizada no Centro de Treinamento da Mercedes-Benz do Brasil em Campinas (SP). Tendo por base o caminhão extrapesado Actros da linha atual, foram aplicados testes práticos e teóricos, diagnósticos de falhas elétricas e mecânicas, análise técnica de peças, simulações de recepção de cliente e outras ações.