Data de Publicação: 21/05/2021

• Durante Strategy Day para investidores e analistas, Companhia estabeleceu metas financeiras e tecnológicas determinada a melhorar seu desempenho e entrega, ser referência em cada região de atuação e buscar uma margem operacional geral de dois dígitos para o Grupo até 2025, em um cenário com fortes condições de mercado
  • Daimler Truck também apresentou programação ambiciosa para veículos elétricos à bateria e para os movidos por célula de combustível, com até 60% das vendas de veículos de zero emissão até 2030
  • Separação da Daimler Truck AG da Daimler AG e listagem independente na Bolsa de Valores de Frankfurt estão em andamento, com conclusão prevista para o final de 2021

Ontem (20), a Daimler Truck realizou o evento online “Strategy Day” para investidores e analistas, estabelecendo suas ambições como uma empresa independente e seus planos para liberar todo o seu potencial, tanto operacional quanto financeiro. O Conselho de Administração da Daimler Truck, liderado pelo CEO Martin Daum, apresentou os objetivos estratégicos e as principais metas financeiras e tecnológicas.

A Daimler Truck inicia esta jornada a partir de uma posição de liderança, como a número um no negócio global de veículos comerciais, em termos de vendas, participação de mercado e alcance global. A Daimler Truck gera mais de € 40 bilhões de receita e vende mais de meio milhão de caminhões e ônibus em um ano normal. Com marcas fortes em todos os principais continentes, como a Freightliner, Mercedes-Benz, FUSO e BharatBenz, a Daimler Truck oferece a mais ampla variedade de caminhões e ônibus do setor. A empresa também é pioneira em tecnologia em termos de segurança, eficiência e trens de força eletrificados.

Focando no futuro, uma Daimler Truck independente acelerará rumo a suas ambições estratégicas e seu desempenho financeiro. Embora a Daimler Truck seja uma potência na América do Norte, dominando a região com uma participação de mercado de 40% no segmento de veículos pesados e sendo uma referência quanto à lucratividade, seus resultados recentes em outras regiões de mercado têm sido menos satisfatórios. Os resultados inconsistentes da lucratividade regional na Europa, Brasil e Ásia precisam ser significativamente melhorados.

“Nossa missão como empresa independente é clara: nossa ambição é liderar rumo a um transporte feito por caminhões livres de emissões, acelerando o desenvolvimento de veículos com bateria e célula de combustível. E vamos redefinir a lucratividade. Teremos como alvo ser referência em cada região. Cada região deve apresentar desempenho competitivo e estamos dispostos a implementar as medidas necessárias para atingir esse objetivo. Estamos dispostos a tomar decisões difíceis para reduzir nosso ponto de equilíbrio e aumentar nosso desempenho", disse Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG.

Durante o Strategy Day, o CEO Martin Daum apresentou o novo Board da Daimler Truck, que combina as habilidades e a energia para viabilizar uma mudança no desempenho e na cultura. Os palestrantes incluíram Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks e responsável pelas regiões da Europa e América Latina, John O'Leary, CEO da Daimler Trucks América do Norte, Hartmut Schick, CEO da Daimler Trucks Ásia e Andreas Gorbach, chefe do Truck Technology Group.

Daimler Truck detalha ambições financeiras

Apresentando as ambições financeiras da empresa, o CFO da Daimler Truck, Jochen Goetz, se comprometeu a melhorar a lucratividade, aumentando os retornos e viabilizando grande valor aos acionistas na qualidade de empresa independente. A Daimler Truck quer atingir um patamar de referência em lucratividade em todas as regiões e ter como objetivo um retorno geral de vendas de dois dígitos até 2025, em um cenário com fortes condições de mercado final.

A Daimler Truck anunciou que reduzirá os custos fixos, CAPEX e gastos com P&D em 15% até 2025 (vs. valores reais de 2019). A redução de custos fixos incluirá uma meta de redução de custos com pessoal para a Mercedes-Benz Trucks de € 300 milhões até 2022 e novas medidas para reduzir a complexidade, simplificar os processos e gerar economias sustentadas. A Daimler Truck também intensificará seu foco nos segmentos e regiões mais rentáveis. Isso incluirá uma ênfase mais clara no segmento de pesados mais lucrativo das principais regiões e o redirecionamento dos investimentos em trens de força baseados em motores de combustão interna para arquiteturas de veículos elétricos livres de emissões globais padronizadas.

A Daimler Truck dará mais ênfase ao crescimento de suas receitas de pós-venda e serviços para impulsionar a lucratividade e a retenção de clientes. Isso inclui peças de reposição tradicionais e negócios de serviços de manutenção, e também serviços financeiros como leasing, financiamento e seguros sob medida. Serviços novos e de rápido crescimento nas áreas de transporte digitalizado, autônomo e eletrificado oferecem potencial de crescimento adicional. No âmbito geral, a Daimler Truck vê um potencial substancial de crescimento em serviços e visa aumentar as receitas do portfólio de serviços dos atuais 30% para 50% em 2030.

A Daimler Truck opera em uma indústria cíclica. Assim, decidiu estabelecer metas financeiras que levem em consideração a gama potencial de condições do mercado final e direcionar seus esforços para reduzir custos fixos e gerenciar melhor a volatilidade. Em um cenário ao qual chamamos "tempestuoso", comparável ao ano pandêmico de 2020, o setor de operações de caminhões e ônibus tem como meta um retorno sobre vendas de 6 a 7%. Em um cenário de clima "justo", que reflete um ano comercial normal, a ambição quanto ao retorno sobre vendas é de 8 a 9%. E em um cenário “ensolarado”, com fortes condições de mercado, o setor de negócios da Daimler Truck tem como meta margens operacionais de dois dígitos.

Focando os resultados regionais

Com uma mudança recentemente anunciada, a Daimler Truck alterou a estrutura organizacional para dar a cada região mais empreendedorismo e maior responsabilidade no desenvolvimento de produtos. Cada uma das principais regiões dos mercados da América do Norte, Europa, América Latina e Ásia terá que assumir a tarefa de atingir seu benchmark de lucro local. Para atingir um nível mais alto de transparência e compromisso em termos de lucratividade regional e de segmento, a Daimler Truck fornecerá dados financeiros regionais completos e metas de retorno sobre vendas detalhadas no evento “Capital Market Day”, no quarto trimestre, antes da listagem prevista.

“Precisamos redefinir a lucratividade. Estabelecemos metas claras para otimizar nossa base de custos fixos e impulsionar o crescimento em serviços. E também usaremos nossa abordagem regional direcionada para fomentar o empreendedorismo e o desempenho financeiro de nossas unidades de negócios", disse Jochen Goetz, CFO da Daimler Truck AG.

Liderando rumo à zero emissões

Andreas Gorbach, o novo CTO e chefe do Truck Technology Group, definiu as premissas da estratégia de tecnologia da Daimler Truck: em primeiro lugar, a empresa reduzirá os gastos com motores de combustão interna e trabalhará com parceiros. Por exemplo, a Daimler Truck já está fazendo parceria com a Cummins para motores de porte médio. Além disso, a empresa está buscando ativamente parcerias adicionais no setor de motores pesados para compartilhar os investimentos necessários. A Daimler Truck reduzirá ainda mais os gastos com trem de força convencional e redirecionará a grande maioria das despesas com P&D para tecnologias de veículos livres de emissões até 2025. Para a tecnologia de veículos livres de emissões, a empresa está comprometida com veículos elétricos movidos por baterias e soluções baseadas em hidrogênio.

Liderando rumo a caminhões elétricos movidos por baterias

Tendo começado com o FUSO eCanter totalmente elétrico em 2017, a Daimler Truck estabeleceu o mais amplo portfólio de veículos comerciais elétricos de todos os fabricantes de caminhões globais. Veículos comerciais elétricos como o Freightliner eCascadia e o eM2, o eActros e o eCitaro da Mercedes-Benz e o icônico Jouley da Thomas Built Buses já operam diariamente e já rodaram mais de 10 milhões de quilômetros nas mãos de clientes. Outros produtos, como o eActros LongHaul com autonomia de 500 km, serão lançados nos próximos anos. Com um caminhão elétrico movido por bateria dedicado de última geração planejado para os próximos anos, a Daimler Truck visa atingir uma capacidade de autonomia de até 800 km.

Para acelerar o crescimento de veículos elétricos movidos por bateria da empresa, a Daimler Truck está aumentando significativamente o know-how e o desenvolvimento interno da tecnologia eDrive.

Liderando o setor quanto ao desenvolvimento de caminhões movidos a célula de combustível com base em hidrogênio

Além de seu importante foco em caminhões elétricos a bateria, a Daimler Truck também pretende acelerar o desenvolvimento e a implantação de caminhões movidos a célula de combustível com base em hidrogênio. A alta densidade de energia do hidrogênio, tempos rápidos de reabastecimento e o provável desenvolvimento de um sistema de energia do hidrogênio em muitos mercados significa que a Daimler Truck está convencida de que os caminhões movidos a célula de combustível com base em hidrogênio desempenharão um papel fundamental no transporte comercial. Apoiada pela joint venture “cellcentric” firmada com a Volvo e com uma programação clara quanto à tecnologia, a Daimler Truck está empenhada em trazer esses veículos para o mercado.