Data de Publicação: 09/06/2021

• Empresa Transfich adquiriu 18 unidades do Atego para coleta de lixo e limpeza urbana em Pudahuel, na Região Metropolitana de Santiago
  • Venda foi conduzida pela Daimler Latina em parceria com a Kaufmann, distribuidor oficial de caminhões Mercedes-Benz no Chile
  • Atego se destaca pela força, robustez e resistência no trabalho severo da coleta urbana, com economia no consumo de combustível e conforto para o motorista

A empresa chilena Transfich já conta com uma frota nova de 18 caminhões Atego para coleta de lixo doméstico no município de Pudahuel, na Região Metropolitana de Santiago. Produzidos na fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, esse lote de veículos é resultado de uma venda conduzida pela Daimler Latina em parceria com a Kaufmann, distribuidor oficial de caminhões Mercedes-Benz no Chile.

Com 24 anos de atuação no setor, a Transfich também se dedica à varrição de ruas e áreas verdes, como ainda de limpeza e conservação de espaços públicos. Além de Pudahuel, também presta serviços ao município de Conchalí.

“Esta é a primeira vez que trabalhamos com a Kaufmann. Notamos que é um caminhão muito bom, que foi customizado para nós, pois uma caixa coletora de lixo está montada em sua parte traseira, o que prestaria um serviço de melhor qualidade. Espero que seja uma relação comercial longa e frutífera com a Kaufmann”, diz Jaime Briceño, gerente geral da Transfich.

Venda mostra sinais de reaquecimento do mercado chileno

“Essa venda é um sinal de que estamos no caminho certo. Ela abre portas a novos clientes que vêm a Kaufmann como aliada para atender às suas necessidades, podendo assim realizar seu trabalho da forma mais eficiente possível. Sem dúvida, foi um primeiro trimestre ativo no mercado chileno de caminhões. Esperamos que isso ajude a reativar os mais diferentes setores produtivos do nosso país”, afirma Andrés Mann, gerente da Divisão de Caminhões da Kaufmann.

Além da Mercedes-Benz, a Kaufmann é o distribuidor oficial das marcas FUSO e Freightliner no Chile, se posicionando no mercado como um aliado estratégico das mais importantes empresas de mineração, construção e logística, entre vários setores.

A Kaufmann segue líder do mercado de caminhões do Chile, que alcançou cifras positivas no primeiro trimestre de 2021, destacando-se pelo atendimento personalizado a cada cliente e um serviço de pós-venda que continua agregando novos clientes em todo o país.

Consultoria com foco na melhor solução para o cliente

“O Chile é um dos principais e tradicionais mercados de exportação dos veículos fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, sempre demandando produtos inovadores e com melhor custo benefício. Por meio da consultoria da nossa equipe, entregamos a melhor solução para cada mercado”, diz Jens Burger, diretor geral do centro regional Daimler América Latina. “Este é o caso do Atego coletor de lixo customizado para a Transfich, caminhão que se destaca pela força, robustez e resistência no trabalho severo da coleta urbana, com economia no consumo de combustível e conforto para o motorista”.

Linha de caminhões Atego para coleta de lixo

Caminhão resistente e com baixo custo operacional, o Atego se destaca pelo chassi robusto e de fácil implementação, suspensão da cabina de quatro pontos para maior conforto e melhor isolamento de vibrações e absorção de impactos, escape vertical, freio a tambor com regulador automático de lonas e tomada de força no motor ou no câmbio (apenas para o Atego 1729 com câmbio automático).

Mercedes-Benz oferece ao mercado uma completa linha de caminhões para coleta de lixo. Com entre eixos de 4.800 mm e motor OM 926 LA de 6 cilindros com 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, o Atego 1729 4x2 está apto para o uso de compactadores de 19 metros cúbicos. Além do câmbio mecânico de 8 marchas + 1 super reduzida, a marca oferece uma versão equipada com transmissão automática Alisson de 6 marchas.

A transmissão automática é uma solução recomendada para operações de coleta de lixo devido ao intenso “para e anda” do veículo, mesmo nas vias estreitas no interior dos bairros, proporcionando mais conforto, segurança e menor custo de operação. O câmbio automático evita trancos na transmissão e reduz paradas de manutenção, pois não utiliza embreagem.

O portfólio da Mercedes-Benz para coleta de lixo inclui ainda os modelos Atego 1719 e 1726, ambos 4x2, que permitem o uso de compactadores de 15 metros cúbicos. Com entre eixos de 3.600 mm, dão ao cliente a opção de escolha entre o motor OM 924 de 4 cilindros com 185 cv de potência e 700 Nm de torque (Atego 1719) ou o OM 926 LA de 6 cilindros com 256 cv de potência e 900 Nm de torque (Atego 1726)