Data de Publicação: 30/06/2021

• As orientações oferecidas pela equipe de eConsulting da Mercedes-Benz Trucks incluem a análise dos percursos, a verificação dos eventuais subsídios disponíveis, o apoio à integração operacional da frota e a otimização dos custos operacionais totais
  • Se necessário, nossos parceiros Siemens Smart Infrastructure, ENGIE e Grupo EVB também estão disponíveis para ajudar os clientes na análise de suas garagens e na criação de infraestrutura adequada e soluções inteligentes de hardware e software de recarga inteligente
  • Soluções e aplicativos digitais ajudam a garantir que o eActros possa ser operado de forma ainda mais eficiente dentro das frotas
  • Proteção total graças ao contrato de serviços Mercedes-Benz Complete com o Mercedes-Benz Uptime

Mais do que nunca, nos próximos anos, os clientes de caminhões enfrentarão o desafio de selecionar a melhor tecnologia de sistema de propulsão para seu setor, segmento e aplicação específicos. A eMobility assumirá o papel central para isso. O objetivo definido da Mercedes-Benz Trucks é enfrentar os desafios acima e, além do próprio veículo, por meio de uma gama de ofertas sob medida, bem como ajudar as empresas de transporte na sua mudança para a eMobility e garantir que os caminhões elétricos possam ser usados da forma mais econômica possível.

Nesse intuito, a Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um ecossistema com a designação “eConsulting” que oferece aos clientes consultoria e ofertas de infraestruturas: esta é a solução integrada eActros. A oferta de serviço completa começa usando os planos de rota existentes do cliente para estabelecer um perfil de uso altamente realista e significativo para caminhões elétricos. Além disso, o eConsulting da Mercedes-Benz Trucks inclui consultoria abrangente sobre como usar o veículo de forma eficiente e como otimizar os custos operacionais totais, sem falar no fornecimento de assistência na integração de caminhões elétricos em frotas existentes ou mesmo na verificação da existência de subsídios públicos disponíveis para a implementação da infraestrutura e veículos.

Se assim desejado pelos clientes, a Mercedes-Benz Trucks estará à disposição para ajudar em todas as questões relativas aos processos de planejamento, aplicação e implementação, garantindo dessa forma que os clientes disponham de uma infraestrutura de recarregamento completa e customizada e conexão à rede elétrica. Especificamente para este fim, a Mercedes-Benz Trucks firmou uma parceria estratégica com a Siemens Smart Infrastructure, ENGIE e Grupo EVBox. Caso o cliente opte por fazer uso de seus serviços, os parceiros irão analisar suas garagens e estabelecer qual a infraestrutura adequada ou de fornecimento de energia. Eles também cuidam da manutenção e assistência técnica da infraestrutura de recarga. A Siemens Smart Infrastructure, a ENGIE e o Grupo EVBox colaboram estreitamente com a Mercedes-Benz Trucks em todas as fases do processo.

Uma das primeiras e mais importantes etapas para fazer a mudança para a eMobility é poder recarregar os veículos nas garagens do cliente. A infraestrutura necessária pode ser adaptada especificamente aos requisitos e processos do respectivo negócio de logística. A recarga nas garagens é especialmente adequada para casos de uso em que caminhões elétricos são usados em áreas urbanas com rotas planejadas e onde os veículos podem ser recarregados durante a noite ou durante períodos de inatividade regulares. Os processos operacionais, na maioria desses casos, mudam muito pouco ou simplesmente não mudam. Além do mais, o faturamento e autenticação complexos dos veículos não são necessários.

Soluções digitais inteligentes para uma eficiência ainda maior

Para aproveitar ao máximo o eActros, a Mercedes-Benz Trucks oferece aos seus clientes toda uma gama completa de soluções e aplicativos digitais. Utilizando o sistema multimídia interativo do cockpit de série no eActros, o motorista é mantido sempre atualizado quanto ao nível de carga das baterias e a autonomia restante, bem como o consumo atual e o consume médio de energia. Além disso, os gerentes de frota podem usar as soluções digitais do portal Fleetboard para controlar de forma eficiente sua frota. Isso inclui itens como um Sistema de Gerenciamento de Carga desenvolvido individualmente para a criação de perfis de carga e um diário de bordo contendo informações detalhadas sobre tempos de condução, paradas e intervalos de recarga. Há também uma ferramenta de mapeamento que mostra a localização atual do veículo em tempo real, bem como se está em movimento, estacionado ou sendo recarregado, bem como a situação de carga da bateria.

Mercedes-Benz Complete e Uptime - escudos digitais, agora também para o eActros

O eActros também está disponível com o Mercedes-Benz Complete - um contrato de serviço que inclui o “All-round Carefree Package”. O extenso pacote de serviços cobre atividades de oficina para a manutenção e reparo de todo o veículo e do sistema de transmissão, incluindo peças de desgaste. Começa com a coordenação de compromissos e cobre tudo com relação à contabilidade. Isso garante que os clientes tenham uma cobertura abrangente e que seu veículo permaneça operacional conforme planejado.

Igualmente está sempre incluído no contrato de serviço o suporte intensivo ao cliente por meio do Mercedes-Benz Uptime. Isso ocorre porque os operadores de frota ficam ansiosos para que quaisquer problemas que surjam durante as operações diárias sejam detectados e corrigidos o mais rápido possível. O sistema inteligente inclui todos os dados relevantes do veículo - desde a pressão dos pneus até o motor e agora também ao estado da bateria. Neste contexto, o Mercedes-Benz Uptime foi ampliado com mais de 100 regras específicas de eletricidade que monitoram constantemente, por exemplo, processos de recarga ou histórico da tensão associado à bateria de alta voltagem. Além disso, as informações estão disponíveis por meio do novo portal do cliente baseado na nuvem. Graças à ligação em rede entre a Mercedes-Benz Service e as empresas de transporte, é possível planejar idas à oficina e evitar paradas inesperadas causadas por avarias.