Data de Publicação: 06/07/2021

Os três principais fabricantes de veículos comerciais Daimler Truck, Grupo TRATON e Grupo Volvo assinaram um acordo não vinculativo para instalar e operar uma rede pública de recarga de alto desempenho para caminhões elétricos pesados para longas distâncias movidos a bateria e ônibus em toda a Europa. O objetivo conjunto é iniciar e acelerar a construção de infraestruturas de recarga para aumentar a confiança dos clientes e apoiar a migração da União Europeia para um transporte neutro para o clima.

O acordo estabelece as bases de uma futura joint venture – com participação igualitária das três partes, planejando iniciar as operações em 2022. As partes pretendem investir juntas 500 milhões de Euros para instalar e operar pelo menos 1.700 estações de recarga de energia verde de alto desempenho em pontos próximos a rodovias, bem como em pontos logísticos e de destino, dentro de um prazo de cinco anos a partir da fundação da joint venture. O número de postos de recarga deve aumentar significativamente com o tempo, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público. A futura joint venture está prevista para operar sob sua própria identidade corporativa e ter sede em Amsterdã, Holanda, e poderá utilizar como base a ampla experiência e conhecimento de seus sócios fundadores no setor de caminhões pesados.

A futura joint venture atuará como um catalisador e agente de capacitação para a realização do Acordo Verde da União Europeia para um transporte de carga neutro em carbono até 2050 - fornecendo a infraestrutura necessária e visando a energia verde nos postos de recarga. A ação conjunta da Daimler Truck, do Grupo TRATON e do Grupo Volvo atende à necessidade urgente de uma rede de recarga de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte neutras de CO2, especialmente em caminhões pesados que operam em longas distâncias. A infraestrutura de recarga de alto desempenho que permite o transporte rodoviário de longa distância é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e rápidas de realizar.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: "É o objetivo conjunto dos fabricantes de caminhões da Europa alcançar a neutralidade climática até 2050. No entanto, é vital que a construção da infraestrutura certa ande de mãos dadas com a colocação de caminhões neutros em CO2 nas estradas. Juntamente com o Grupo TRATON e o Grupo Volvo, estamos, portanto, muito entusiasmados por dar este passo pioneiro para estabelecer uma rede de recarga de alto desempenho em toda a Europa."

Matthias Gründler, CEO do Grupo TRATON: “Para o Grupo TRATON, é claro que o futuro do transporte é elétrico. Isso requer o rápido desenvolvimento de postos de recarga acessíveis ao público, especialmente para transporte pesado de longa distância. Agora estamos avançando junto com nossos parceiros Daimler Truck e Grupo Volvo para tornar essa rede de alto desempenho uma realidade o mais rápido possível. Estamos dando o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de energia proveniente de fósseis. O segundo passo deve ser um forte compromisso da União Europeia para a expansão total de uma rede de recarga em toda a Europa."

Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo: “Estamos estabelecendo a base necessária para fazer uma inovação para que nossos clientes consigam realizar a transformação para eletrificação criando uma rede de recarga líder na Europa. Temos tecnologias de eletro-mobilidade poderosas e agora, com a Daimler Truck, o Grupo TRATON e graças ao Acordo Verde Europeu, também um entendimento de toda a indústria, bem como um ambiente político propício para um grande avanço em direção a soluções sustentáveis de transporte e infraestrutura."

Um relatório recente da indústria* está pedindo até 15.000 postos de recarga públicos e de destino com alto desempenho até 2025 e até 50.000 postos de recarga de alto desempenho até 2030. Portanto, o pontapé inicial para os parceiros é um apelo para todos os outros participantes da indústria, bem como governos e reguladores, para trabalharem juntos para uma rápida expansão da rede de recarga necessária que contribua para atingir as metas de proteção ao clima. Como um sinal claro para todas as partes interessadas, a rede tarifária das três partes será aberta e acessível a todos os veículos comerciais na Europa, independentemente da marca.

Abordagem centrada no cliente, levando em consideração diferentes aplicações

Ao focar nas necessidades dos clientes, diferentes aplicações serão levadas em consideração. Os operadores de frotas de veículos elétricos à bateria poderão aproveitar tanto a recarga rápida feita sob medida para o período de descanso obrigatório de 45 minutos na Europa, com foco no transporte de longa distância - a maior prioridade da futura joint venture - e também a recarga durante a noite.

Parceiros na joint venture, mas concorrentes em todas as outras áreas

A Daimler Truck, o Grupo TRATON e o Grupo Volvo deterão partes iguais na joint venture planejada, mas continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas. A criação da joint venture está sujeita a aprovações regulatórias e outras aprovações. A assinatura de um contrato de joint venture pode ser esperada para ocorrer até o final de 2021.

*Publicado em maio de 2021 pela ACEA, a Associação dos Fabricantes Automotivos Europeus (Association des Constructeurs Européens d'Automobiles), a organização que reúne os principais fabricantes de caminhões da Europa, também apoiados pela Daimler Truck, o Grupo TRATON e o Grupo Volvo.

Sobre a Daimler Truck AG

A Daimler Truck AG é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, com mais de 35 fábricas no mundo e cerca de 100.000 funcionários. A Daimler Truck visa oferecer somente novos veículos que sejam neutros em CO2 em operações de transporte (“tank-to-wheel – do tanque à roda”) na Europa, Japão e América do Norte até 2039. A Daimler Truck pretende realizar isso eletrificando seus veículos e está seguindo uma estratégia de duas vias para tanto. Já em 2022, a Daimler Truck deseja que seu portfólio de veículos inclua veículos de produção em série com sistemas de propulsão por bateria em seus mercados na Europa, Estados Unidos e Japão. A partir de 2027, a empresa deseja complementar seu portfólio de veículos acrescentando veículos de produção em série com propulsão por células de combustível movidos a hidrogênio. O objetivo final é alcançar um transporte neutro em CO2 nas estradas até 2050.

Mais informações sobre a Daimler Truck estão disponíveis em:

www.media.daimler.com e www.daimler-truck.com       

Sobre o Grupo TRATON

Com suas marcas Scania, MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Navistar, e RIO, a TRATON SE é uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais. Seu portfolio inclui veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. O Grupo visa reinventar o transporte — com seus produtos, serviços e como parceiro de seus clientes. Para a TRATON, o crescimento econômico sustentável sempre inclui tratar as pessoas e a natureza com respeito. A tríade Pessoas, Planeta e Desempenho moldará o futuro de nossa empresa.

Sobre o Grupo Volvo

O Grupo Volvo impulsiona a prosperidade por meio de soluções de transporte e infraestrutura, oferecendo caminhões, ônibus, equipamentos de construção, soluções de energia para aplicações marítimas e industriais, financiamento e serviços que aumentam o tempo de atividade e a produtividade de nossos clientes. Fundado em 1927, o Grupo Volvo está empenhado em moldar o cenário futuro de soluções sustentáveis de transporte e infraestrutura. O Grupo Volvo está sediado em Gotenburgo, Suécia, emprega quase 100.000 pessoas e atende clientes em mais de 190 mercados. Em 2020, as vendas líquidas totalizaram cerca de SEK 338 bilhões (EUR 33,6 bilhões). As ações da Volvo estão listadas na Nasdaq Estocolmo.