Data de Publicação: 30/06/2021

  • Elementos especiais de colisão com um perfil de alumínio podem proteger as baterias em caso de colisão lateral, enquanto os sensores integrados neles podem iniciar automaticamente o desligamento da bateria de alta tensão
  • Como o eActros quase sempre se move silenciosamente, o Acoustic Vehicle Alerting System (Sistema de Alerta Acústico de Veículos) com ruídos de advertência garante, por exemplo, que pedestres e ciclistas possam ouvir melhor o caminhão elétrico
  • Para maior segurança nas curvas, bem como ao conduzir no sentido longitudinal, o eActros está equipado de série com o Side Guard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) e a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres

A última geração do Actros equipado com um sistema de transmissão convencional a diesel permitiu à Mercedes-Benz Trucks demonstrar de forma impressionante o nível de segurança que hoje é possível trazer para as nossas estradas e a forma como a fabricante busca realizar a sua visão de uma condução livre de acidentes. Para os eActros, a Mercedes-Benz Trucks não se concentra apenas na segurança ativa, mas também nos desafios que os veículos elétricos e os sistemas de alta voltagem trazem com eles.

Desativação automática ou manual do sistema de alta voltagem

Como regra geral, as baterias eActros, linhas de alta voltagem e outros componentes de alta tensão são concebidos e fixados de forma a que, em caso de acidente, sejam cumpridos não só os elevados requisitos de segurança dos caminhões Mercedes-Benz, mas também as disposições legais e regulamentares. O sistema de alerta de temperatura da bateria integrado no caminhão elétrico monitora continuamente a temperatura das baterias de alta voltagem. Quando a temperatura está muito alta, o sistema de alarme na cabina emite um tom de alerta. O alarme também funciona quando o veículo está desligado. Do ponto de vista da construção, as baterias são protegidas em caso de colisão lateral por elementos de colisão especiais montados no quadro do chassi. O perfil de alumínio desses elementos permite que o máximo possível de energia seja absorvida. Integrados neles também estão sensores que podem detectar uma situação de colisão. Nesse caso, a bateria de alta voltagem é automaticamente isolada do resto do veículo. Para equipes de serviço de emergência, existem pontos de isolamento adicionais localizados sob os bancos, com os quais o sistema de alta voltagem pode ser desativado.

Quando é desligado, o sistema garante em apenas alguns segundos que não há tensão residual no sistema de alta tensão (fora da bateria), o que poderia representar um risco de ferimentos. Além da desativação automática, caso o motorista detecte algum perigo, ele também tem sempre a opção de acionar manualmente o desligamento de alta tensão instalado na cabina. Quando o sistema de alta tensão é desativado, o sistema de acionamento e a função de freio contínuo não funcionam mais. Se o sistema de baixa tensão (24 V) permanecer ativado, os freios de serviço, iluminação, luzes de emergência e direção continuam a funcionar.

Sistema de alerta sonoro melhora a percepção do eActros

Do mesmo jeito que ocorre com todos os veículos elétricos, o eActros também é silencioso durante o funcionamento. Em alguns casos, isso pode levar a situações perigosas, por exemplo, se os pedestres ou ciclistas só perceberem o caminhão elétrico tarde demais. Para evitar esse tipo de situação perigosa, o eActros está equipado de série com um Acoustic Vehicle Alerting System (AVAS - Sistema de Alerta Acústico Externo).

O sistema de aviso sonoro do eActros é composto por dois alto-falantes - um na frente e outro na traseira do veículo. Eles estão conectados entre si e com o veículo. Dependendo das condições de direção, são reproduzidos sons de condução para a frente e marcha-a-ré. O ruído da condução para a frente simula um ruído silencioso do ventilador, enquanto em marcha-a-ré, um som intermitente de dois tons é emitido.

O AVAS mais do que cumpre os níveis de som estabelecidos no Regulamento UNECE 138.01 para trafegar para a frente em pelo menos 10 dB e em marcha-a-ré de pelo menos 15 dB. Desta forma, foi garantida uma boa percepção dos movimentos do eActros. O nível máximo legalmente permitido não é, no entanto, ultrapassado e, subjetivamente, os motoristas ou transeuntes não são perturbados pelos sons. Além disso, foi implementado um recurso de segurança adicional que vai além das exigências do Regulamento UNECE 138.01: assim que o motorista engata a posição de transmissão "D" e solta o freio de estacionamento, o ruído para o deslocamento para a frente é reproduzido para permitir melhor percepção da presença do veículo. Se o motorista mudar para a posição de transmissão "R", o som de ré é emitido.

Maior segurança nas viradas em curva apertada

A percepção aprimorada de um caminhão elétrico quanto aos pontos cegos desempenha um papel central nas viradas mais fechadas. Os acidentes nessa área estão entre os piores tipos de acidentes possíveis no centro da cidade, especialmente para usuários de estradas desprotegidos, como ciclistas e pedestres, mas também para os próprios caminhoneiros. Para evitar ao máximo esse tipo de acidente ou pelo menos reduzir as suas consequências, o eActros está equipado de série com o Sideguard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego). Se houver o risco de um motorista de caminhão inesperadamente não perceber a presença de um ciclista ou pedestre em seu ponto cego ao virar para a direita, o sistema pode auxiliar o motorista com um processo de alerta em vários estágios. Para as suas mensagens visuais de aviso, o S1R utiliza o display do MirrorCam que também fica instalado no eActros em substituição dos espelhos retrovisores principais e de grande angular normais.

A parte primordial do Sideguard Assist é composta por dois sensores de radar de curto alcance no quadro do chassi do lado do passageiro, na frente do eixo traseiro do caminhão. O sistema é projetado para monitorar todo o comprimento da composição de veículos, mais dois metros à frente; um metro atrás e até 3,75 metros na lateral. No entanto, o Sideguard Assist S1R não intervém ativamente no sistema de freio. Auxiliado pelos avisos do sistema, o motorista é responsável por frear devidamente o veículo.

Quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres

Durante anos, uma grande proporção de acidentes envolvendo veículos pesados de carga ocorreram em viagens na direção longitudinal: acidentes em que um caminhão colide com o veículo à frente ou parado devido à distração do motorista, distância muito curta entre ele e o veículo da frente ou acidente por deixar de ajustar a velocidade do veículo, por exemplo. Com o Active Brake Assist (Assistente Ativo de Frenagem), o ABA de quinta geração instalado de série no eActros, acidentes como esse geralmente podem ser evitados. O ABA 5 funciona usando um sistema combinado de radar e câmera. Ao detectar o perigo de um acidente com um veículo que vai à frente, um obstáculo estacionado ou uma pessoa - esteja ela passando na frente do veículo, caminhando em direção ao veículo, na faixa do veículo ou parando repentinamente ao ser assustado - o sistema primeiro avisa o motorista visualmente e acusticamente. Se o motorista não apresentar reações suficientes, na segunda etapa, o sistema inicia uma aplicação parcial dos freios com desaceleração de até três metros por segundo. Isso corresponde a cerca de 50 por cento do desempenho máximo de frenagem. Se o risco de colisão persistir, o ABA 5 aciona totalmente os freios - no caso de pedestres em movimento, isso se aplica até a velocidade do veículo de 50 km/h. Finalmente, para parar, o veículo aciona o novo freio de estacionamento eletrônico.

Com todos os sistemas de assistência, a Mercedes-Benz Trucks visa apoiar o motorista tanto quanto possível dentro dos respectivos limites de cada sistema. No entanto, conforme prescreve a lei, o motorista permanece totalmente responsável por dirigir o veículo com segurança em todos os momentos.